Nitidez das lentes 50mm p/ Canon

50 ART é a lente mais nítida do meu Set e a melhor lente que o dinheiro pode comprar abaixo de R$3000.
A nitidez dela e 2.0 equivale à da 200 F2 L IS que custa R$23.000

Ser mais nítida significa ser a melhor lente? :ponder:

Sério? Tem umas fotos ai pra gente ver?

Já vi gente preferindo ela que a 1.2L. Parece ser uma lente bem interessante mesmo.

Qualquer pessoa que preze nitidez vai preferir a ART.
A diferença é gritante, como pode ser visto nessa comparação:

Acho que o único problema das Sigmas é o foco que não é muito consistente.
Mas quando elas acertam, acertam bonito.

Eu fui um dos que trocou a 50 Art pela 50/1.2L e não me arrependo. Mas a 50 Art é uma belíssima lente, e em termos de nitidez, ela é mesmo bem superior às 50mm da Canon…

Pessoal, essa discussão sobre qualidade de lentes específicas, principalmente não sendo Canon, está completamente fora do escopo do tópico.

Vou mover as mensagens pertinentes para outra área, e informo o link em seguida.

Quem usa uma lente 1.2 a usa especialmente pra isso, produz uma linguagem única, não faz sentido ficar usando uma 50L e 85L em f/2.8

o mesmo pode se dizer da 135L em f/2… o sonho destas lentes é justamente usar a abertura máxima, quem busca esta linguagem não está preocupado com nitidez excessiva.

Ainda vou ter uma 135L… :wub:

Ops, foi mal, só vi as últimas mensagens e nem me liguei que era o tópico da promoção da Canon… :smiley: :doh:

Pronto, matou a pau! Nitidez nunca foi tudo em uma lente. Essas 3 lentes que você citou têm (e muito) identidade própria!!!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Em distâncias focais mais baixas, dou preferência à nitidez bruta da lente. Por isso tenho a 35mm art e peguei agora a 24mm art, Em DFs maiores, acho que o aspecto do bokeh começa a ficar mais evidente que a nitidez no conjunto geral. No meu caso que sou Nikon, preferiria a 58mm f/1.4g e a 85mm f/1.4g do que as equivalentes da Sigma. Nas Canons, tb preferiria as apaixonantes 50mm e 85mm f/1.2L

Isso lá é verdade… Mas não quer dizer que essas lentes não sejam nítidas em abertura máxima. Elas são sim, apenas menos que as Sigma Art. A 135L, inclusive, eu uso 90% do tempo em f/2, eheheheh…

A 50 Art também tem uma imagem muito bonita e diferenciada em abertura máxima, mas o desfoque dela é menos suave do que o da 50L. Eu gostava muito da minha, mas gosto mais da 50L mesmo, rsrs

Já testei as 3 50mm da canon, atualmente tenho a 1.8…mas acho a 1.4 melhor construída e com foco mais preciso…isso em relação ao preço

Nem elogie muito a 50L pois a minha está à venda e eu posso acabar desistindo de vendê-la… :hysterical:

A minha foi anunciada, depois desisti de vender :hysterical:

Pra quem é do still, macrofotografia e paisagens, a nitidez é muito mais importante do que o bokeh e AF rápido. Já para os que cobrem eventos, essas últimas especificações são mais importantes.

Besteira afirmar que nitidez não é tudo. O que não é relevante para vc pode ser para os outros.

Mas as primes têm a mesma qualidade em termos de nitidez, normalmente, a partir de f4 ou f5.6, o que já anula a compra de qualquer objetiva pelo critério nitidez quando usado para essas situações (still, macrofotografia e paisagens). Aliás, macrofotografia é outra seara e normalmente requer lentes específicas para isso.

Mas se pegar, pelo menos do lado da Canon, a 50mm 1.8 STM, 50mm 1.4 USM, 50mm 1.2L USM, Sigma 50 1.4 ART, todas terão o mesmo pico de nitidez a partir de f4 ou f5.6, que com certeza é a maior abertura usada para os exemplos citados…

Mas com certeza a nitidez tem seu espaço na fotografia e, de fato, o que pode não ser tão importante pra um, pode ser pra outro, e vice-versa.

Cumprimentos.

Se alguém usa a 50L, 85L e 135L para macro e paisagens é que esta fazendo uma grande besteira… :wink:

Sim, comentei pq pelo menos as Sigma Art 35mm, 50mm e 85mm oferecem nitidez muito boa já na abertura máxima, e com o pico 2 ou 3 f/ stops acima.

Por este motivo mantendo uma 85mm (f/1.2L) e uma 100mm (f/2.8L macro), mesmo com DF tão próximas: quando preciso de desfoque bem acentuado, uso a 85mm, e se preciso de nitidez, uso a 100mm.

Assim como me parece besteira afirmar que nitidez É tudo, como foi colocado no post que iniciou essa discussão.

Excelente ponderação essa de que “o que não é relevante para você pode ser para os outros”… só aqui já encerraria o tópico.