cheferson
(cheferson)
Agosto 30, 2022, 12:40am
21
Eu tive uma E-M10 MK III e tive resultados muito bons com ela. Uma sessão de fotos com a minha filha, em especial, foram algumas das melhores fotos que tirei, JPG direto da câmera, cores no ponto.
A lente? Uma 25mm f/1.8 genérica, c-mount, baratíssima, foco manual, que existe com diversas marcas.
https://www.aliexpress.com/i/32826053216.html
A 45mm f/1.8 é uma das melhores lentes m43 que existem - tanto que mudei para Fuji, mas essa lente não vou vender nunca.
O pessoal falou da velha regra da velocidade do obturador ideal é ser o dobro ou acima da distância focal da lente considerando o crop; por exemplo, com a 45mm f/1.8, o ideal é ter a velocidade do obturador em 1/90 ou 1/100, ou acima. Com o IBIS da câmera, dá pra ser um pouco mais relaxado, dá pra usar 1/50 tranquilamente.
Mas isso vale para objetos estáticos. Para fotografar pessoas, se elas ficarem BEM estáticas, dá pra usar as regras acima. Se elas estão se movendo, eu costumo usar no mínimo 1/125 ou mais rápido.
Quanto à lente do kit, nunca tive a 14-42 PZ, as opiniões sobre ela são variadas - muita gente fala mal, mas já vi fotos e vídeos incríveis com ela. Eu costumava usar minhas lentes kit em f/5.6, que era a abertura de nitidez máxima dela (e da maioria das lentes m43), e ficava excelente. Aliás, a 12-32 da Panasonic é outra das que não vou vender.
Vá treinando e testando que você vai chegar nos resultados, essa câmera é muito boa (tenho um pouco de saudade dela, os dials da Olympus são alguns dos melhores que existem).
Cara se tem uma coisa que as câmeras de lentes intercambiáveis da Fuji, da Olympus e da Panasonic tem , são excelentes perfis de fotos pra JPG. Algo que a Canon relaxou demais; são os mesmos presets sempre. Um amigo que pegou a Canon R6 diz que ela melhorou bastante, mas são mais de 10 anos usando os mesmos rs. Neste aspecto, a concorrência se destaca (e Sony e Nikon também não são muito diferentes de Canon pra JPG não , são quase que os mesmos perfis sem muita variância)