Normal, Fina ou Superfina ?

Alô !

Qual a compressão normalmente vcs usam nas suas máquinas ? Vejo pouca diferença mantendo-se a resolução. Eu estou usando 8.1 MPixel com resolução normal. Ou seria melhor 5 Mpixel com Fina ?

Saudações ! :clap:

Wagner

Wagner, use sempre a máxima resolução do equipamento com a mínima compactação possível.
Quando você reduz a resolução joga fora detalhamento, quando você comprime joga fora espaço tonal (piora as transições de cores). Se você pretende passar as fotos pelo Photoshop ou qualquer outro software de edição então essas transições fazem diferença, se pretende ampliar a foto maior ou fazer cortes a resolução faz diferença.

RAW :assobi:

nova paixão, Pictus? :smiley: :smiley: :smiley:

Nova?
Não e já faz muito tempo…

somos 2…
só que não sei usar o PS, uso tão somente o revelador de raw. para o que gosto e como entendo fotografia me é suficiente(as vezes). mas to na luta e evoluir é necessário.

Hei d concordar cm o Leo, tente sempre utilizar a config max da sua camera cm o minimo d compactacao possivel
quase, c nao tds as reflex digitais no mercado tem a opcao d RAW e a canon lançou a G9 q eh uma point-and-shoot “bridge” q tb possui a capacidade d salvar as fotos em RAW, sem compactacao. Vc pod editar as fotos cm mais “facilidades” cm o arquivo RAW utilizando o PS Lightroom ou simplesmente o PS, q eu nao sei usar quase nda
c vc nao tiver essa opcao, superfine cm o max d Mpixels q sua camera for capaz d dispor eh a minha indicacao
abraço

Lá na época da imagem de bits lascados, eu vi um comparativo na rede entre duas opções usando uma cãmera de 1mpx (era na época em que 1 e 2 mpx não eram vexame total e 3mpx era estupendo). Pois bem, o cara fotografava em 1mpx no modo intermediário (Fine) e fotografava numa resolução pouco abaixo gravando no modo Superfine… Bem, quando interpolava a imagem menor até a resolução maior elas ficava praticamente iguais, isto é, a perda da compressão era bastante equivalente à perda de resolução.

Não por acaso, os dois arquivos tinha o mesmo tamanho em mb.

Para fotografar em JPEG, deve-se usar as seguintes configurações…

1. Máxima resolução, aceitando até interpolações internas da câmera (pois sendo as interpolações feitas a partir do RAW, elas levam mais informação para o JPEG).
  2. Mínima compressão (isto é, usar Superfine)
  3. Mínimo contraste para estender o espaço tonal que é curtíssimo em JPEG
  4. Mínimo sharp para não gerar artifacts difíceis de retirar depois
  5. ISO mais baixo possível (isso vale para tudo)
  6. Se o ISO for baixo e o contexto bem iluminado, menor supressão de ruído possível
  7. Menor saturação possível
  8. Acerto do balanço de brancos para cada foto ou para cada situação, para não ter de corrigir o balanço de brancos depois (entenda-se: balanço de brancos personalizado sempre que possível)

Baixa o Lightroom, funciona mais ou menos como um laboratório fotográfico e trabalha com RAW que é uma beleza!

RAW RAW RAW RAW RAW RAW RAW RAW RAW RAW!!