São mais detalhes de usabilidade mesmo - a real dificuldade entre alternar entre stills e video (resolvido na XT-4 e na X-S10, mas precisaria ver na XT-3), uso com lentes manuais…
Na verdade, o feeling do uso geral, e nos meus casos de uso. Minha experiência com Fuji foi mais com a X-100S, e não foi das melhores. Low light com ela foi decepcionante (levei ele e uma LX100 para um show em um estúdio, e a LX100 destroçou a X100S), os menus não eram dos mais intuitivos, e não conseguia bons resultados com ela.
Porém…quando acertava, era insuperável. Uma das minhas melhores fotos (e a mais curtida disparadamente na minha conta do 500px) foi com a X100s. Tenho mais umas 5 fotos com ela que são espetaculares. Mas na maioria dos casos, minhas m4/3 performam melhor.
Ao mesmo tempo, sei que as Fuji melhoraram MUITO desde então.
Então, não são dúvidas tão específicas - é mais usar e ver como ela se adapta ao que eu faço. Mas com a aparente morte futuro do m4/3 (formato que sempre usei, e que adoro), a Fuji é o único caminho que considero, e a X-S10 parece ser quase ideal.
E como gosto de ter dois corpos, a X-T3 poderia ser uma boa parceira (o IBIS não faz tanta falta para mim para fotos, e quando fizesse, a X-S10 supriria essa lacuna).
Beleza, ela sai no meio de novembro lá fora, assim tenho tempo de estudar o manual (sou dos malucos que lê inteiro o manual das câmeras) e ver alguns dos pontos que tenho curiosidade.
Não costumo comprar câmeras no lançamento, pois elas costumam cair de preço em menos de 6 meses, mas a X-S10 pode ser exceção, dependendo do preço do site da Fuji Brasil - que eventualmente tem ótimos preços, comprei uma Mini LiPlay (excelente, muito melhor que as outras Instax que tive, e funciona MUITO bem como impressora) praticamente pelo preços dos EUA.
Sim, resolve quase todas as restrições que me faziam não ir para as Fujis. Melhor, só se ela fosse no corpo de uma X-E4, heheheh (que sei que deve vir em janeiro, e vou ficar de olho também).
Não lembro como é na X-S10, mas a X-H1, X-T3 e X-T4 usam um disco dedicado pra alternar entre disparo simples, burst (qual é a tradução pra essa palavra?!), bracketing e filmagem:
Não sei se te ajudaria fazer um Zoom com alguém que tenha uma dessas pra tirar suas dúvidas. Não é como pegar a câmera na mão, mas deve ajudar alguma coisinha. Se quiser marcar uma hora, posso falar sobre a X-H1, que é a única que tenho.
Já dei uma orelhada no manual e gostei MUITO do que vi - boa parte dos pontos que me incomodavam em outras câmeras me parecem resolvidos, e algumas coisas que não esperava (como ter a opção de mudar o ajuste do anel de foco das lentes para operação linear, que vale MUITO para usar em vídeo, e achei que não ia ser habilitado em uma câmera mais barata).
Minhas maiores dúvidas seguem na operação com lentes adaptadas ou manuais, alguém aqui usa lentes adaptadas nas Fuji?
Eu já usei lente Nikon, mas nem uso mais. Parece que agora tem um adaptador AF pra lentes Nikon, e já existia um pra lentes Canon.
Lentes de terceiros, eu tenho várias e uso bastante, tanto manuais quanto AF. As Viltrox funcionam perfeitamente, inclusive o AF parece tão rápido quanto o da Fuji. Ela tem uma esquisitice, que é o diafragma que fica abrindo e fechando sem que eu saiba por quê, quando em modo Abertura. Na hora da foto, ela abre na abertura esperada, então isso é só uma estranhice, não chega a atrapalhar.
Chegou alguma vez a testar aquele adaptador Fringer pra Canon EF?
Mas minha dúvida é com lentes manuais antigas, de foco manual mesmo. Geralmente, para ter certeza que a imagem está em foco, eu ativo a ampĺiação da imagem + focus peaking. Nas câmeras que tenho hoje, o modo para fazer essa operação varia.
Nas Panasonic, o sistema é para mim perfeito: um toque no dial traseiro (que é pressionável, como nas X-T3 e T4, e na XT-30; é uma das poucas coisas que estou lamentando na X-S10, tanto o dial dianteiro quanto o traseiro aparentam não ser “clicável”), e as duas funções (ampliação e peaking) são ativadas ao mesmo tempo.
Nas Olympus, é necessário usar dois botões para essa operação - um configurado para ativar a ampliação da imagem, e outro para ativar o peaking. Nelas, acabo usando só a ampliação.
Como funciona esse auxílio de foco manual nas Fuji, com lentes antigas?
Como funciona esse auxílio de foco manual nas Fuji, com lentes antigas?
Na X-S10 (página 78 do manual acima), tem que apertar o joystick ao invés da rodinha. Aperta de novo, aumenta o zoom. Aperta a terceira vez, sai da ampliação.
The firmware update Ver.1.01 from Ver.1.00 incorporates the following issue:
The phenomenon is fixed that while the microphone/remote release connector is used, a camera doesn’t work well in a specific condition. If you use a microphone or a remote release, make sure to upgrade the firmware.