Eu tenho 5 lentes de empresas chinesas que eu comprei de uns 8 meses pra cá,
Então esse é meu relato do que eu usei até agora,
Eu tenho a 7artisans 18mm f/6.3 ufo
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS0p3YDZTHtiVK7sa08-vogH7c3WJysyXaM1w&usqp=CAU
É aquela lente de foco e abertura fixa, tudo que estiver muito perto ou muito longe fica fora de foco, o melhor dela é vc fotografar coisas que estão entre 3 e 10 metros, ela é bem barata e eu ainda comprei usada acho que saiu uns 55 USD
Outra lentre é a 7artisans 25mm 0.95
Ela é péssima em 0.95, muita aberração cromática, vinheta e nas bordas piora muito, melhora a partir de 1.4 é a única que me arrependi de ter comprado, tbm foi usada e foi um pouco mais barato que uma nova.
Outra lente é a Laowa Argus CF 33mm 0.95
Excelente lente, bem nítida, pouquissima aberração cromática, melhor custo benefício, essa comprei nova paguei uns 550
Eu tenho a TTArtisans 50mm f/0.95

Ela tem o melhor bokeh de todas as lentes que eu tenho, mas a 0.95 não é muito nitida e tem um pouco de aberração cromática e vinheta, ela melhora significamente a 1.2 e a 2.8 é excelente, se eu recomendo essa lente? Huuuummmmm, só se vc tiver dinheiro sobrando pq se for usar só a 1.2 ou mais tem outras opções melhores na mesma faixa de preço, eu comprei ela usada e paguei uns 600
E outra é a TTArtisan 28mm 5.6
Essa é uma cópia de uma lente da Leica a 28mm 5.6 Summaron, as duas são praticamente idênticas e a Summaron tem a optica um pouco melhor que da TTartisans só que ela custa 3000 dólares e a TTartisans 300 ou seja 10x o preço, se eu recomendo? Claro que sim, a lente é linda, excelente acabamento, bem nitida, perfeita para fotografia de rua, melhor custo beneficio.