Novas lentes Mirrorless que apareceram na China

hahahaha Chinês tem uns papos hahaha. Mas é uma que deu curiosidade hein… Vamos esperar, quem sabe não sai uma 14mm clone da Laowa. Da 15mm eu sei que existem várias márcas Xing Ling que fazem, por isso não deve demorar muito pra sair (imagino).

Enfim, vou usar mais a minha 16mm e se conforme for eu vendo e pego essa manual. Pelo menos embolso um valor interessante na troca.

Rokinon e Samyang são praticamente a mesma empresa, o nome muda a depender da região.
Bower também era usado mas não vejo mais as lentes novas saindo com esse nome.

Zhongyi mitacon 135mm f1.4

Essa brutaliza… 135mm com abertura f1.4 deve ser só pra fazer foto de desfoque para bancos de imagem (ironia)

Plecinho igualmente brutaliza… R$11.700
https://pt.aliexpress.com/item/1005003423841077.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.72535b1850FkH1&algo_pvid=ed9e7786-a92b-450b-a3ef-42c0d6e24124&algo_exp_id=ed9e7786-a92b-450b-a3ef-42c0d6e24124-41&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000028235531824"}&pdp_npi=2%40dis!BRL!!11681.76!!!!!%402103255b16563917141728674ee3d9!12000028235531824!sea

Essa 85 me apeteceu, hein, rsrsrs.

Será que a qualidade das lentes YN melhorou? Porque as primeiras davam desgosto, kkkkkkk

2200,00, fica mais ou menos o preço de uma EF 85 1.8 + adaptador Viltrox…

A YN EF 35mm 1.4 deu um salto bom na qualidade, não sei como ficaram as lentes RF.

A lente da Canon + adaptador é melhor, nem tenha dúvida disso rsrsrs

Fernando, realmente . Já testei uma TT Artsan esses dias , uma 35MM 1.4 pra Sony APSC. Lente muito boa pelo preço. Tem seus defeitos óticos e me lembram as lentes vintage mecânicas. Achei bem legal. Realmente se procurar com calma, devemos encontrar algumas lentes muito boas , enquanto outras nem tanto.

Uma das lentes chinesas que recomendo são as lentes da Mitakon 35MM F2.0 , é uma lente muito boa. Gostei bastante dela . Isso pra DSLRs da Canon e Nikon , podendo usar em qualquer mirrorless com o adaptador simples já que é uma lente manual. Parece que tem uma versão nova pra mirrroless que a abertura é 0.95 , imagine usar o Speed Booster com uma lente dessas pra ganhar um Stop de luz rsrsrs

Tá anotado aqui! hehhe

Uma que sou curioso de ver, mas ainda não vi pra Full Frame, são as tais lentes C-Mount. Parece que é alguma lente pra câmera de segurança que tem uma rosca e um adaptador que serve em mirrorless… elas são baratinhas, coisa de R$100-150 bozos.
Alguém por acaso já testou?

Então… talvez seja oportuno dar uma checada com o pessoal lá do fórum da Sony pois ao que me parece essa lente é uma versão da YN 85 p/ Sony FE… imagino que eles só adaptam a flange e a eletrônica de comunicação.

Se não me engano Mike, da 85mm estamos bem servidos pois temos: Da própria Canon, com vantagem de ser nativo, ter IS e Macro. Tem da Yongnuo que é pequenina e é F1.8.
Depois ainda tem a Samyang RF1.4 que é ainda mais clara, mas pelo que vi é mais ou menos o preço da Original e não tem IS nem Macro. No Ali não cheguei a encontrar… provavelmente se tiver deve ser aqueles anúncios meio regionais que não aparecem muito.
Ainda tem a Viltrox 85mm F1.8 que dizem que pra Nikon é muito boa, imagino que pra RF deva ser também. Essa é a que tem o menor preço.

Se eu não precisasse do modo Macro e IS da original, provavelmente seria uma lente que eu arriscaria (a Viltrox). Legal dela que tem como atualizar o firmware.

Tenho uma Fujian 35MM 1.7 CCTV. Gosto bastante dela. Tem aquele desfoque das Helios. é uma lente de brinquedo mas que pode dar resultados muito interessantes. Ela vem com o adaptador e uns tubos de extensão macro e parasol. É uma lente hiper barata e minúscula na câmera. Pelo preço e pra uns retratos ou vídeos , acho que vale muito a pena. O centro da imagem é bem nítido e os cantos ficam bem sem nitidez.

Eu tenho 5 lentes de empresas chinesas que eu comprei de uns 8 meses pra cá,

Então esse é meu relato do que eu usei até agora,

Eu tenho a 7artisans 18mm f/6.3 ufo

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS0p3YDZTHtiVK7sa08-vogH7c3WJysyXaM1w&usqp=CAU

É aquela lente de foco e abertura fixa, tudo que estiver muito perto ou muito longe fica fora de foco, o melhor dela é vc fotografar coisas que estão entre 3 e 10 metros, ela é bem barata e eu ainda comprei usada acho que saiu uns 55 USD

Outra lentre é a 7artisans 25mm 0.95

Ela é péssima em 0.95, muita aberração cromática, vinheta e nas bordas piora muito, melhora a partir de 1.4 é a única que me arrependi de ter comprado, tbm foi usada e foi um pouco mais barato que uma nova.

Outra lente é a Laowa Argus CF 33mm 0.95

Excelente lente, bem nítida, pouquissima aberração cromática, melhor custo benefício, essa comprei nova paguei uns 550

Eu tenho a TTArtisans 50mm f/0.95

Ela tem o melhor bokeh de todas as lentes que eu tenho, mas a 0.95 não é muito nitida e tem um pouco de aberração cromática e vinheta, ela melhora significamente a 1.2 e a 2.8 é excelente, se eu recomendo essa lente? Huuuummmmm, só se vc tiver dinheiro sobrando pq se for usar só a 1.2 ou mais tem outras opções melhores na mesma faixa de preço, eu comprei ela usada e paguei uns 600

E outra é a TTArtisan 28mm 5.6

Essa é uma cópia de uma lente da Leica a 28mm 5.6 Summaron, as duas são praticamente idênticas e a Summaron tem a optica um pouco melhor que da TTartisans só que ela custa 3000 dólares e a TTartisans 300 ou seja 10x o preço, se eu recomendo? Claro que sim, a lente é linda, excelente acabamento, bem nitida, perfeita para fotografia de rua, melhor custo beneficio.

Eu tenho duas lentes chinesas uma TTArtisan e uma 7artisans, acho que pelo mesmo motivo que me fizeram comprar tempos atrás uma Lensbaby e uma Helius, não a perfeição delas, mas a ótica diferenciada (ou imperfeita), elas me entregam um resultado que uma lente com ótica perfeita não entrega, as vezes não é o mais nítido, as vezes não é o mais contrastado, mas tem um certo charme. é estranho, mas é isso mesmo :smiley: :smiley:

Nossa @Cheferson gostei muito hein!!

Bom aqui eu só falei das lentes ML Full Frame Canon, também tem muitas que são EF, e ainda mais para EOS M (EF-M).
Vou falar as que tive…
Minha primeira foi a Jintu 8mm f3.5 Fisheye, gostei muito, foi minha primeira UGA. Acho que deu pra aprender, apesar de não ter nenhuma foto matadora pra mostrar, estava na fase de aprendizado e sem $, então não tinha lugar legal pra fotografar… Bacana é ir para uma praia ou colina para fazer umas fotos legais, mas não foi o caso. Quem mexe com fotografia de paisagem costuma curtir UGA, aí naturalmente vai querer drogas mais pesadas… vai querer fazer longa exposição, e Olho de peixe infelizmente não faz. Quer dizer não dá pra usar filtro ND na frente, até existe um adaptador que usa filtro de 150mm mas custa um absurdo de caro. Também dá pra fazer longa exposição por empilhamento, mas é uma chatice e dependendo acaba ficando “pontilhado” pelo tempo que se perde entre fotos.
Essa eu usei 2 anos e vendi. Deveria ter comprado para Nikon pois o adaptador é baratinho e daria pra vender ainda mais fácil. Olho de peixe não vende tão fácil como outras lentes mais comuns… Mais o pessoal que faz foto de Skate que acaba gostando.

Depois tive uma 25mm sem marca que achei barato mas só peguei pra revender.

Yongnuo ef 35mm tive duas. Ambas com problema de íris presa… Comprei barato arrumei e revendi. Era uma lente legal, mas é mais pra quem não usa muito pois se colocar ela pra trabalho pesado a bichinha não aguenta. Sofre com problema de fabricação… algumas são muito nítidas, outras são desalinhadas. Como tinha a EF40mm repassei.

Yongnuo 50 eu tive 3… todas também com problema de íris travada. Meio que cai graxa e ela emperra. Também arrumei e revendi. Uma delas era Nikon, que é outra fórmula ótica e é bem superior à versão Canon.

Um tempo atrás tava em promoção uma Fisheye EF-M, a Rockstar 10mm f8. Na época foi R$215,00. Eu gostei bastante pelo preço. É uma lente minúscula, bem construída, até que nítida, só que tem bastante vinheta. Isso deve ser por conta dela ter elementos óticos bem pequenos. O ruim dela é que não tem como ajustar a abertura que é sempre fixa em f8. O ajuste do foco não tem marcações o que acaba dando mais trabalho para ajustar.
Essa aí eu fiz umas fotos de corrida, na M50 ela metralha muito! Ia ser perfeita se fosse f5.6 e fosse até f11. Sei que tem outra Fisheye que é f5.6 mas custa uns R$350. Essa é um pouco maior.

Fernando muito interessante seu relato. Rapaziada, vamos postar as fotos feitas com lentes chinesas na galeria ai … pra comprovar que boas fotos podem ser feitas com lentes baratas rsrsrs Link:

Fernando, eu já não curto muito essas lentes que só tem uma abertura. Acho que não vale a pena. Sobre as Youngnuo 35 e 50MM 1.8 de primeira geração pra Canon eu já tive duas Youngnuo 35MM 2.0 e uma 50MM 1.8 . Por incrível que pareça, eu gostei da 50MM 1.8 que é basicamente um clone da 50MM 1.8 II da Canon, sem tirar nem por. Gosto bastante dela, entrega uns resultados interessantes. Mas as duas 35MM que tive eram ridicularmente horríveis na ótica. Pra mim não valia, quando comprei a 40MM , vendi a YN 35MM imediatamente . A diferença de captação de detalhes pra Canon 40MM 2.8 era visível. A lente da Canon está anos luz a frente.

Sobre a Fujian , ela fabrica lentes pra CCTV . Eu já vi 25MM 1.8 , 35MM 1.6 e 1.7 , e 50MM 1.4. Eu tenho a 35MM 1.7 e ela é bem legal , pois você foca o centro da imagem e fica muito nítido, mas as bordas ficam totalmente fora de foco. Pra vlogs é uma lente muito interessante e pra fazer uns ensaios também. Ela tem aquele Swirl Bokeh até mais exagerado que algumas lentes Helios. Bem legal. Essa lente parece ser vendida com outros nomes como Pergear , entre outros.

A que me chamou a atenção foi essa Laowa. Devido a abertura 0.95 ela é muito grande e pesada?

ela tem uns 8cm(sem o parasol) e pesa 590 gramas, como eu uso numa Fuji XE-4 ela fica meio grandinha

a Laowa e a TTartisans 28mm5.6 tem uma ótica excelente, já as outras realmente a nitidez não é forte pelo menos não a 0.95, mas eu lembro de ter lido um artigo falando das lentes mais iconicas da Leica e muitas delas não eram nítidas, mas tinham um excelente bokeh ou contraste ou soft(a pele ficava como veludo) e somente uma ou outra era conhecida por sua nitidez.

Eu acho que esse é o grande erro da nossa era, essa busca excessiva por nitidez, isso faz que muitas pessoas não tenham a percepção que algumas lentes tem uma personalidade e isso faz toda diferença em vário tipos de fotografia, como retrato por exemplo.

São da mesma fábrica. Deve haver alguma razão burocrática ou financeira para isso.

Ahh esqueci, eu tenho a Laowa Venus 15mm F4 Macro Shift Lens.
é uma lente EF.
Essa lente é uma doideira!
Imagina fazer macro 1:1 com uma Ultra Wide Angle, e ainda poder dar shift (corrigir perspectiva).
Tem ótima nitidez, um pouco de distorção de barril. Também é muito boa para quem faz panorama vertical, por conta do Shift.
É toda em metal e o anel de abertura fica na frente ao invés de ficar pra trás, o que me confunde às vezes.
Aceita filtro de 77mm e tem parasol. Quando faz shift o parasol dá vinheta, tem-se que retirá-lo.
O shift dela não é de precisão como em uma lente Tilt-shift. Ele tem um botão que libera, mas não tem aquele sistema de cremalheira/engrenagem que regula com precisão. O curso dela também é pequeno, sendo 12mm no total (6 para cima, 6 para baixo). Dá pra quebrar bem o galho em fotografia de arquitetura.
Ela é bem compacta até, apesar de ser uma 15mm UGA.
Pelo que sei é a lente mais aberta que aceita filtro de rosca. Agora não estou mais lembrado se o suporte de filtro de 100mm da K&F (cópia do Cokin Z) dava vinheta mecânica, mas acredito que só não dê acima de 16mm.
O ruim do Macro 1:1 dela é que você acaba sujando ou riscando a lente pra fazer. O objeto fica a menos de 1cm do elemento frontal da lente.
Essa lente eu recomendo comprar pra mount da Nikon FX e usar com adaptador, para depois conseguir vender mais fácil.
Agora sei que tem algumas versões dela genéricas sem o Shift… Custam na faixa de R$900-1100, e salvo engano, já postei lá nos garimpos.
Também tem outras versões para ML, variando entre 12 e 15mm. Sei que tem uma tal de Zero-D, que ao que consta é muito nítida e muito bem corrigida para distorções de barril características de Lentes Ultra Grande Angular.