Nas minhas andanças no Aliexpress, usando a palavra chave “RF Lens” tem vindo umas lentes bem interessantes, vou elencar aqui as mais novas que vi, mas tem muitas outras.
18mm f/8.0, custa menos de 100 dólares e parece ser uma alternativa barata ao UGA. Aparentemente não tem ajuste de foco nem de abertura, então conforme o nome diz é mais “for fun” (pra diversão).
Tenho a impressão que é cópia de alguma Laowa Venus. Ela é toda mecânica, sem conexões eletrônicas. Certamente vem pra concorrer com a RF16mm f2.8 STM. A vantagem aparente é que ela (pelo menos ela se gaba disso) é que tem o mínimo de distorção.
Em dinheiro de hoje tá R$1200… mas tem um detalhe que hoje especificamente tá tendo promoção na plataforma.
Acho que apesar de ser manual, se for retilínea mesmo vai valer mais a pena do que a versão STM da Canon, visto quem em ultra grande angular a focagem é bem simples (em condições hiperfocal).
O preço dela está em torno de R$1700 que é um valor “comprável”.
Nunca ouvi falar desse fabricante, mas se for um novo player competente pode ser que valha a pena.
Lentes T&S normalmente são lentes de focagem manual, então aqui o fato de não ter nada eletrônico não deve atrapalhar em nada.
Não faço ideia do propósito desta lente, estou especulando que seja alguma versão inspirada nas Helios 44, mas não vi nenhuma foto do desfoque de vórtice.
Esta marca costuma ter uma ótica excelente a um preço bom, apenas com a penalidade de ser totalmente manual, o que neste caso (UGA) não deve ser um grande impeditivo.
Seria esta a 50mm f1.4 que a Canon não fez? Só uma pena não ter AF.
Pessoal fala que tanto a TT Artisans e a 7 Artisans compartilham a mesma fábrica e tem lentes com ótima construção e que a ótica é razoável, o que pega é que não tem AF ou qualquer sistema eletrônico e que eventualmente a parte interna dá algum probleminha de reflexo (flare).
É pra ser uma concorrente da RF35mm f1.8 IS STM, sendo 1/3 de stop mais escura e não tendo o sistema de estabilização e IS que barateiam o custo. Também não tem o modo “Macro” que a Canon se gaba de ter, embora não seja uma lente macro verdadeira 1:1.
Uma grande angular super clara, nunca ouvi falar desta marca, nem sei como se pronuncia. Novamente, lente manual. Acho que as únicas aqui que não serão são as Yongnuo’s e as Samyang’s.
Lente olho de peixe com abertura mais clara. Bom acredito que abaixo de f2.8 seja considerado lente clara ok!?
Aparentemente tem boa nitidez e é razoavelmente pequena.
Uma lente que eu realmente tenho curiosidade… clara, ultra grande angular e retilínea.
Dizem que tem uma ótica razoável e uma construção boa. Acredito que a ótica seja até melhor do que a RF16mm f2.8, perdendo apenas quanto aos coatings que na Canon devem ser melhores.
Pega filtro de Ø72 com um adaptador que vem com ela.
Brightin Star tem uma lente para o ef-m, 12mm f/2 senão me engano.
Eu jurava ser um clone da rokinon mas achei um tópico do dpreview falando que a ótica é diferente e inferior.
Parece que a Rokinon, a Samyang são a mesma marca, e parece que tem outras subsidiarias com vários nomes. Sei que tem uma fisheye que é muito copiada e bobear são feitas até no mesmo lugar… a Lightdown, a Jintu e a Bower, se não estiver esquecendo nenhuma outra.
Uma Tele super clara. Deve ser ótima para aquele pessoal que faz fotografia no estilo “retrato fine-art” ou aquelas fotos que parecem um que estão ambientadas num sonho.
Essa é verdadeiramente uma lente Macro. Ela faz 2x macro. Muita gente prefere fazer a focagem macro em modo manual, logo esta lente sendo somente manual não deve ser empecilho para os macreiros de plantão. Novamente a ótica da Laowa costuma ser muito boa.
O valor é meio salgado, mas é não dá nem para comparar com a versão original Canon Macro: ~R$3000
Fernando, Lightdown, a Jintu e a Bower, são literalmente a mesma marca. E diga-se são lentes horrorosas na ótica . Não valem o que custam. Agora acho que há algumas opções interessantes. A TT-Artsan por exemplo , tem algumas lentes manuais com boa ótica e o focus peaking das mirrorless ajudam muito.
Então Chefe, eu tive a Fisheye da Jintu, a EF 8mm f3.5. Foi a primeira lente que eu importei, e sinceramente gostei muito, achava bem nítida, lembrando que em uma lente tão grande angular irão ter muitos metros empacotados em um pixel. A construção era muito boa, só as gravuras que meio que começaram a sumir, mas de resto era super sólida! Na época 2019 que o dólar estava mais dócil, foi na faixa de R$470. Acho que valeu bastante a oportunidade, são não tenho tanta foto boa dela por conta de que eu ainda estava aprendendo a fotografar. Eu tenho pouco tempo de fotografia, mas acho que em 2020 foi que tive um salto maior no aprendizado. Hoje eu uso a Rockstar 10mm na M50, lentezinha muito boa também.
A Jintu eu sei que faz aquelas lentes de tubo tipo super tele foto de 800mm manuais, mas aí eu sei que são ruinzinhas quanto à ótica, mas as olho de peixe na minha humilde opinião valem a pena. Lente fish assim é difícil não ter algum probleminha ótico tipo aberração esférica, distorção exagerada ou aberração cromática.