Como já paguei pela V1 e pela V2, não vejo o menor sentido em ir para essa nova. Não uso nem 10% do que as versões antigas usam.
quando eu fiquei sabendo que a Canva tinha adquirido o Affinity eu não fiquei muito entusiasmado. Eu tenho a licença do Affinity 1.x não tinha chegado comprar da versão 2. Recentemente eu me rendi ao Windows 11 mas fiz uma instalação limpa ao invés do upgrade da versao 10. Eu já reinstalei programas como Photolab 6 mas quando fui instalar o Affinity resolvi dar uma chance para essa nova versão 3.0. Achei que ficou meio zoneado deles terem fundido Photo, Design , Publisher tudo em um progrma só, mas pelo menos as poucas coisas que eu usava no Affinity 1 vi que ainda estão lá , como mesclar fotos pra panorama , HDR. E quanto uso de IA, eu só uso IA generativa em foto pra bobeiras sem compromisso nenhum com a qualidade. Eu também concordo que IA é uma mão na roda imensa pra detectar padrões nas imagens. E achei interessante o modelo da Affinity pra pagar pra usar o recurso de IA que não te obriga uma assinatura anual, tem opções pelo que entendi de vc habililtar pra usar um dia só o recurso.
Enfim, eu também não tenho nada contra pagar por um software e não tem como uma empresa privada viver “de vento” , só não da pra aturar praticas abusivas. Essa modalidade de habiliar recursos de IA sob demanda que a Canva criou (que da pra pagar até com PIX!) admito que não tenho ainda uma opinião formada, mas achei justo pelo menos por enquanto.
Claro!
Mas essa da Canvas é suspeita, tipica até.
Compram um produto que tinha uma licença permanente e lançam uma versão nova gratuita que só importa o formato antigo e salva em um formato novo, justamente para não poder ser importado pela versão antiga, sem opção de poder escolher salvar no antigo.
Aí depois de um tempo, um ano ou coisa do tipo, resolvem mudar tudo e passar a cobrar por assinatura. Quem migrou os asquivos originais no formato antigo agora fica preso.
Já aconteceu antes com a Adobe. Quem usava o Aldus PageMaker e o Aldus FreeHand que o diga.
Eu desconfio, duvido que a Canvas seja boazinha.
Mas aí seria a mesma coisa se o desenvolvedor saísse do mercado.
Bem recentemente aconteceu comigo algo parecido: pra minha automação residencial, eu usava o ActionTiles. Pagamento único de 28 dólares, que eu fiz 5 anos atrás. Ou seja, de mim, não ganharam mais nada. O concorrente é o Sharptools, que cobra anuidade de 24 dólares (se pagar com dados bancários, sai a 19). Pois é, recentemente o ActionTiles saiu do ar, porque não é mais viável. Todo mundo (inclusive eu) está migrando pra opção que existe.
Sim, é um pouco preocupante a mudança de direção. Mas estamos falando de Affinity justamente porque a Adobe ficou inviável pra maioria. Se a Affinity ficar inviável também, com certeza vai aparecer algum concorrente que seja viável.
Finalmente, é certo que o Affinity vai virar assinatura em algum momento. Só basta saber se o valor vai ser justo.
Pensamento que me passou pela cabeça… Sendo o Canva uma plataforma online, será que existe a chance de o Affinity ficar mais flexível com relação ao sistema operacional? Estou pensando em migrar de novo pro Linux, e pra rodar o Affinity precisa de gambiarra.
No momento, devem estar 100% focados na versão Ipad , já prevista. Mas, dependendo de quanto o público fizer barulho sobre isso, pode até ser.
Mas, sendo uma plataforma online devem ter uma estatística do percentual de usuários que acessam com Linux. Resta saber se esse percentual é significativo o suficiente de forma a justificar o desenvolvimento.