Novidades Affinity Photo. Boas ou más?

Site do Affinity Photo hoje.

Lembrando que a Affinity foi adquirida pela Canvas ano passado. Lembrando ainda que a Canvas pratica, em outros produtos seus, a modalidade carnê, ou melhor, assinatura.

Espero estar totalmente errado em meus pensamentos.

Não tinha visto.

Pelo que vi a loja da Affinity está fechada desde o dia 01 de outubro. E Na App Store da Apple não consegui localizar nada da Serif Labs.

Parece que vai rolar umas dicas no Instagram do que deve vir. O que tem até o momento não ajuda muito em termos de informação.

1 curtida

Tentei simular no site o papel de potencial interessado. Sumiram a opção de download, a opção de avaliação por 30 dias e a referência a licença sem mensalidade.

Esperemos.

O pessoal que usa Canvas recebeu este convite.

O mesmo evento certamente.

Será uma suite integrada?

Estou achando que é isso.

Chute meu: viria a reboque a modalidade de assinatura e, com sorte, uma opção para licenciamento vitalício, como hoje, em paralelo. Outro chute, o preço deve subir.

Veremos breve.

1 curtida

Ainda bem que a versão atual, uma vez comprada, sempre comprada. Devo ter o instalável aqui no HD.

Já há alguma alternativa que seja boa e não cobre assinatura?

Confirma ai se tem o instalavel mesmo. Eu não tinha e por sorte ainda está tudo lá na página da sua conta [Sign in to your Affinity account] inclusive a versão 1.0.

Teve uma pegadinha no meu caso. Instalei a primeira vez a 2.0 via repositório Windows/Microsoft App que era compulsório. As atualizações seguintes fiz quando abria o programa e ele indicava uma nova versão. Conclusão, os executáveis não estavam em C:\Program Files\Affinity como deveria.

Não custa verificar.

1 curtida

https://www.canva.com/canva-world-tour/

1 curtida

Completamente gratuito

Sim, o Affinity é grátis mesmo. Você pode usar todas as ferramentas dos estúdios de layout, pixel e vetores, além de todos os recursos de personalização e exportação, o quanto quiser, sem restrições e sem pagamento. Se você estiver em um plano premium do Canva, também poderá desbloquear as poderosas ferramentas de IA do Canva no Affinity.

fonte: https://www.affinity.studio/pt_br

Previously, Affinity was a suite of three apps: Affinity Designer, Affinity Photo and Affinity Publisher. Now, under the direction Canva, all vector, photo and layout tools are in a single app called Affinity. A “one app to rule them all” type of situation, if you will. That means users can tackle a diverse range of tasks, from graphic design to Raw photo processing and retouching to laying out brochures. The app’s file support reveals how diverse the platform is. It supports PSD, AI, PDF, SVG, TIFF, IDML and more.
fonte: https://www.dpreview.com/news/5229499714/affinity-is-now-one-app-that-s-completely-free-forever-mostly

1 curtida

1 curtida

https://www.affinity.studio/pt_br/photo-editing-software

Eu preciso de uma conta no Canva para usar o Affinity?
Sim. O Affinity agora é desenvolvido pela Canva, e sua conta no Canva dá acesso ao Affinity e outros produtos e recursos do Canva.

Quando a versão para iPad estará disponível?
Estamos ocupados criando nossa versão para iPad. Fique de olho para acompanhar as novidades!

Posso instalar o Affinity em vários dispositivos?
Sim, você pode instalar o Affinity em quantos dispositivos quiser.

E se eu preferir usar o pacote Affinity V2? Ele terá atualizações?
Sem nenhum problema. Sua licença do Affinity V2 (por meio da Serif) continua válida e a Serif manterá os servidores online. Mas lembre-se de que estes apps não receberão mais atualizações.
Para ter a melhor experiência, recomendamos usar o app Affinity by Canva.

Posso trabalhar na nova versão do Affinity para desktop e usar as versões V2 para iPad em outros lugares?
Não. A versão para desktop do Affinity pode abrir todos os arquivos criados na V2, mas versões antigas (incluindo a V2 para iPad) não podem abrir novos arquivos do Affinity (.af), o que significa que você não poderá trabalhar nas duas plataformas.
Não temos ainda uma data de lançamento para o novo Affinity para iPad, então recomendamos que continue usando a V2 de maneira independente enquanto aproveita o novo Affinity para desktop.

1 curtida

@Andre_Sena rápido no gatilho, como sempre.

No link da dpreview colocado por ele (link) achei também o seguinte texto. :backhand_index_pointing_down:

“Há uma pequena pegadinha, no entanto. Uma das principais características da integração do Canva dentro do Affinity são suas ferramentas de IA. No entanto, usar essas ferramentas de IA requer uma conta premium do Canva, que custa $120 por ano. Com essa assinatura, os usuários têm acesso ao novo Canva AI Studio, que oferece Preenchimento Generativo, Expandir & Editar e Remover Fundo. No entanto, também inclui ferramentas que a maioria das pessoas, honestamente, não precisará ou usará, um esquema que é semelhante ao que o outro grande concorrente da Adobe, o Davinci Resolve, faz.”

Aqui tem um link direto da Affinity sobre a integração com o Canva e quais recursos dependem disso: https://www.affinity.studio/pt_br/canva-integrations

No meu caso, não uso Ai para nada, então ótimo.
Até hoje não vi nenhum sistema de Ai que faça a remoção de um objeto mais complicado de uma cena de maneira aceitável. Sempre dá um erro bem óbvio. Aquele exemplo de remoder uma pessoa no mar, na praia ou um objeto em um gramado que mostram por ai é ridículo ( O Luminar Ai que o diga)

Não me incomodo de fazer manualmente desde que fique bom.

Não uso nem curto Ai generativa.

Não preciso de Ai para decidir como tratar as minhas imagens, modéstia a parte faço isso muito bem ( desde 1990 mais ou menos, então a minha Ni (Natural Intelligence) está muito bem treinada kkk)

Ai para mim é útil para reconhecimento de padrões em imagens, não para ajustes.

O Affinity antigo não tiha Ai e tem um novo gratuito com Ai opcional. Achei a abordagem deles justa. Quem quiser usar, que pague ué.

1 curtida

Apesar de eu concordar 100%, hoje em dia eu deixei de ser tão perfeccionista. Precisei remover o fundo de várias imagens pequenininhas, que iriam ser impressas. Bem rápido eu vi que isa ser um pesadelo fazder manualmente, mas a remoção por IA fez um resultado bem razoável em poucos segundos. Acho que hoje vivemos em uma cultura do “razoavelmente bom”. Claro que há espaço pra perfeição, mas hoje creio que essa perfeição vale mais pra nós, os artistas, que pro público.

O Affinity Photo tem AI, sim. Foi o que eu usei.

Machine Learning: Object Selection Tool - New Features and Improvements in 2.6 Beta - Affinity | Forum

Por falar nisso, acabei de baixar a versão 2.6.5. Estou com medo de instalar e ela remover esses recursos de IA que existem na 2.6.4.

Se está fazendo referência ao icone da Coruja (acho que é isso) na Tool Box ele está lá na versão 2.6.5 sim. Só não posso confirmar se funciona pois nunca usei. Acho que depende de um processador gráfico que não tenho no meu notebook.

editando:
não existe na nova versão 3/Canva

1 curtida

Só acho que em um futuro qualquer essa estória de “free forever” vai cobrar alguma coisa de um jeito ou de outro. Nenhuma empresa é tão boazinha.

Acho que acenderam um pavio. O formato do arquivo salvos com as edições não destrutivas (.af) não é compativel com as versões com as licenças compradas até aqui, ditas perpétuas.

Contudo se for usar somente em conversão para .jpg tá valendo, dependendo do que oferecerem daqui para frente, enquanto durar.

É porque agora é uma coisa só, não tem Photo, Desihner, Publisher, etc. É tudo uma coisa só. Acho que até abre arquivo antigo, mas não tem volta.