O Enterro da R5: A Canon e a "Iphonização" da Fotografia

Vale Canon R5 II dobro Canon R5? Eu, minha opinião,não… Se, ladrão roubar minha camera ou quebrar, compro R7.
Não tenho carro, computador, celular, camera (novos)‘nova’, top das gálaxias, etc

Veja o artigo

O cara que não ganha a vida com fotografia cair nessa esparrela, tá merecendo.

Aprendi dois termos novos e gostei: Iphonização e Mark II de Marketing II.

O assunto tem várias camadas… Já desde a minha Nikon D40, me parece que minha câmera é sempre mais capaz do que eu em fazer fotos medíocres com mais qualidade. Quase ninguém realmente precisa dos recursos oferecidos já há varios anos. Se fôssemos pensar neste aspecto, o desenvolvimento de câmeras deveria ter parado pelo menos uns 10 anos atrás. Mas aí todos os fabricantes de câmeras já teriam ido à falência. Então não acho que ele squerem lançar um novo modelo a cada dois anos, eles precisam fazer isso. Aqui a gente entraria numa discussão sobre como o capitalismo funciona, mas não precisamos discutir isso neste tópico.

Mas não concordei quando ele falou em obsolescência programada se a R5 original continua funcionando perfeitamente depois do lançamento da MKII. Diferente foi um multifuncional Canon que eu tive, que parou de funcionar por um problema no scanner, mas a impressora também parou de funcionar… Ou como o iPhone que era tornado mais lento pra forçar a compra do modelo mais novo. Ou (tomara que não aconteça), a Canon parar de consertar e manter peças de reposição da R5 original.

A Canon nunca se preocupou com o bolso dos compradores… Pelo menos não demonstrava isso quando se tratava de lançar uma linha completamente nova de lentes mandando a retro-compatibilidade à mérnia… Não seria agora que eles iriam demonstrar algum tipo de preocupação…