O Moinho e a Supernova

Causou um fuzuê nesta última semana a observação de uma Supernova (explosão de estrela), chamada 2023ifx em um tradicional assunto de astrofoto desta época do ano, a Galáxia do Moinho (Pinwheel Galaxy). Apesar de eu ter dado o azar de minha antiga câmera ter quebrado de vez durante a captura, dei sorte de ter capturado uma imagem antes, feita em 19 de abril. Já com a câmera nova, consegui uma foto durante a supernova, nessa última quinta, 25/5.

Ambas capturadas com um SkyWatcher Quattro 200P e redutor Starizona 0.75. Ambas empilhadas com ASIStudio e editadas com Affinity Photo. “Antes” com uma ZWO ASI294MC Pro e “Depois” com uma Ogma AP26CC. Como sempre, clicando na imagem é possível ver maior.

Antes:

[/img]

Depois:

[/img]

Comparadas, a Supernova marcada na foto da esquerda:

[/img]

Ainda me adaptando à câmera nova. Pular de 12 pra 26 Mp não é brincadeira: cada arquivo fits passou de 22 pra 55 MB. São necessárias dezenas (centenas em alguns casos) de arquivos pra coletar luz suficiente. Aqui foram 38 x 2 minutos, ou 1 hora e 16 minutos.

Simplesmente espetacular!!! :clap:

Eu acredito
“Ergam os olhos para o céu e vejam.

Quem criou estas coisas?+

Foi Aquele que as faz sair como um exército, por número;

Ele chama a todas elas por nome.+

Por causa da sua imensa energia dinâmica e do seu atemorizante poder,+

Não falta nem sequer uma delas.

IIsaías 40:26

Muito bom!!

Tu já tentou usar o Denoise AI do LR? papa muita estrela?

Eu normalmente uso o Topaz Photo, uma vez que não tenho o LR. Mas hoje em dia existem ferramentas de redução de ruído dedicadas à astrofoto, tais como o BlurXterminator e o AstroSharp. O primeiro só funciona no Pixinsight (o equivalente ao PS no mundo da astrofoto), e o segundo eu ainda nem consegui fazer funcionar. Fico me perguntando por que essas ferramentas de astrofoto são tão desnecessariamente difíceis.

Mas note que o ruído é inversamente proporcional ao tempo de exposição. E o assunto é bastante estático (há uma supernova acontecendo, que durou alguns dias), então seria fácil (e correto) aumentar o tempo de exposição ao invés de usar ferramentas AI. Eu é que sou preguiçoso de usar essas ferramentas pra compensar meu mísero 1.5 horas de exposição. Eu gosto de expor pelo menos 6 horas em um assunto, mas há gente que fica mais de 100 (!) horas em um único assunto.

Obrigado!

Olhar tanto pro céu reforça nossas convicções. Tanto de que existe quanto de que não existe um Deus.