O Que Classifica “Fotógrafo(a) do Ano”

Parece um assunto banal, e altamente subjetivo ser “o fotógrafo do ano” mundialmente.

Sempre me pego pensando como pode alguém segurar esse título. Tem a ver com qualidade? Momento? Técnica utilizada? Sensibilidade? Ou…. Sorte?

Saiu recentemente a lista de fotógrafos com essa “qualificação” e por mais que as imagens são espetaculares, as perguntas permanecem principalmente com um mundo tão “inteligente”…

Uma dessas fotos tão impressionantes é de uma menina de 9 anos :v:t3::sunglasses: da Índia:

Acha que hoje em dia é de alguma relevância ter títulos assim?

1 curtida

Em tempos de economia da atenção, em que nosso tempo é a moeda, é necessário ser cada vez mais chamativo, mas exagerado, mais extremo que o concorrente. Eu acho uma pena que seja assim, porque não valoriza trabalhos mais rebuscados, que levam tempo pra ser entendidos e absorvidos.

Vendo esse caso da garota de 9 anos, posso perfeitamente imaginar que o pai (só digo que é o pai porque aparece a foto) estava fotografando, levou a filha junto, carregou a câmera e deixou ela apertar o botão. Nem creio que uma criança dessa idade consiga carregar equipamento pesado daquele pra fotografar.

Enfim. Eu tento manter um equilíbrio, usando bem pouco redes sociais onde a gente fica rolando conteúdo infinitamente. Prefiro fóruns com assuntos dedicados. Posso perder a última informação daquele minuto, mas ganho algumas horas do meu dia.

2 curtidas

Quando consulto “o melhor de algo” sempre, antes, avalio quem avaliou o melhor de algo.

1 curtida