O Rodamoninho, versão 2025

A Galáxia do Rodamoinho e adjacências.

Astrophotography
by fmendes on Telescopius

Um corte pra miniatura do tópico:

Eu creio que minhas imagens já estão começando a ficar limitadas pelo meu ambiente (poluição noturna, umidade, altitude), então começo a considerar se é melhor fazer um arranjo com alguém que tenha uma fazenda em local mais distante pra montar um observatório remoto. Depois de ter ideia de preço, é submeter à aprovação da gerente de finanças da residência.

7 curtidas

Cara, que bacana essa foto. É impressionante imaginarmos o quão pequeno somos, comparado à essa imensidão, obrigado por compartilhar!

2 curtidas

Esqueci das proverbiais anotações.

1 curtida

Uau!!! Que incrível! Meu Deus!!!

2 curtidas

As fotos ficaram ótimos @felipemendes! Parabéns

Consegue compartilhar um pouco sobre a técnica usada (quantidade de fotos, empilhamento, redução de ruído)?

3 curtidas

Vc tem razão. Eu costumava citar mas, pela falta de interesse, fui deixando de colocar essa informação. Vamos lá:

• Telescópio TS Optics UNC 8" f/4 (800mm distância focal)
  • Sky Watcher Coma corrector
  • Filtro Antlia Triband RGB (essencial nesta imagem com a Lua a 92%)
  • Câmera Ogma AP26CC
  • 188 subexposições de 2 minutos cada, 6:16 horas de integração total
  • Mount: Juwei-17
  • Telescópio guia: Celestron 50mm f/4 com câmera guia Ogma GP662C.
  • Fotografado do meu quintal, atualmente Bortle 7-8. :roll_eyes:
  • Empilhado e processado com Pixinsight, com auxílio dos plugins: Graxpert, Starnet2, BlurXterminator e NoiseXterminator
  • Anotações também feitas no Pixinsight.

Posso falar mais sobre meu método de processamento. Instalei o Siril e estou brincando com ele, depois posso passar meu método com este programa também. Só preciso aprender a colocar as ferramentas nos lugares certos.

1 curtida

Um belo de um equipamento, mas o principal em cima disso tudo, é a técnica.
Eu gosto de astrofoto. Nem imagino o trabalho que deu processar essas +6h de material, mas valeu a pena pois ficou muito bom!

2 curtidas

A boa notícia é que já consegui até um resultado razoável no Siril. Mas ainda não consegui fazer algumas ferramentas externas funcionarem nele. Ainda assim, comecei a estruturar o artigo.