Nikon F5 / Nikkor AF 28-100 / Eastman Double-X 5222 ISO 250
Triste fim dos trens do Brasil…
Imagine então aqui na minha cidade, onde entroncam TRÊS ferrovias… É o abandono em dose tripla…
De cara a primeira imagem dá bem ideia de abandono.
Com relação ao filme o que achou? As fotos foram feitas em dia de sol forte ou nublado?
Essa locomotiva da primeira foto é uma GE 5200, apelidada na época de Vanderléa ou Vandeca. A primeira locomotiva elétrica totalmente fabricada no Brasil. Hoje é criadouro de mato e pernilongo de dengue…
Gostei do filme. Céu aberto com pouca ou nenhuma nuvem. A foto do semáforo ferroviário foi tirada perto do por do sol. Nessas condições ele deixou um pouco a desejar…
O edifício na quinta foto, é a Estação Central da Ferrovia Noroeste do Brasil. A sede dela era aqui em Bauru e era uma ferrovia INTERNACIONAL. Dava pra ir de trem até Santa Cruz de La Sierra na Bolívia. Nessa estação, entravam também as composições da Estrada de Ferro Sorocabana e da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
Essa estação, operava PASSAGEIROS apenas. Para cargas, cada uma das ferrovias tinha seus próprios terminais.
Se recordo, no passado este trecho foi usado por mochileiros com destino ao Peru (Cusco, Machu Picchu) nos anos 70.
Exatamente! Era conhecido como “Trem da Morte”…
Cara essas fotos me trouxeram um ar muito nostálgico. Não só pelos trens abandonado, mas pelo estilo fotográfico, o filme e o conjunto todo. Parabéns! Uma pena os trens serem abandonados assim. Me deixa muito triste. Sou muito fã das ferrovias e suas histórias
Fico honrado com os comentários. Material pra fotografar ferrovia não falta aqui… Ainda vou fazer muito mais fotos…
Continue postando! É um prazer reviver essas maravilhas