Ok, eu e o Carlos devemos ser os únicos malucos daqui que usam Pentax kkkk
Mas vamos lá, é tipo uma saga meio bizarra.
Minha primeira Pentax digital “a sério” foi uma K5-II com o famoso Astrotracer. Comprei essa em uma promoção de black friday muitos anos atrás na B&H, e depois algumas objetivas Pentax DA Limited, que são do tipo KAF2 se não me engano. Infelizmente elas seguem a tendência da indústria e não tem o anel de ajuste de abertura. Comprei outras objetivas compatíveis da Sigma, nenhuma com anel de abertura…
Acabei comprando depois uma K3-III que posteriormente vendi para o Carlos a preço de custo. E fiquei de boa porque a K5-II era usada basicamente para astrofotografia.
Depois pensei: Caramba, tenho uma grana danada investida nessas objetivas e se a câmera pifar vou acabar ficando com um monte de pesos para papel bem carinhos. Convenhamos que não existe mercado para essas objetivas no Brasil.
Ah, mas poderia usar na Sony A7 já que uso as objetivas antigas manuais da Pentax que também são K mount ! Hummm… não exatamente… não tem como controlar a abertura nas DA Limited nem nas Sigma ! $%&ˆ%#ˆ&# !!!
Existe uma solução que é o tal Monster Adapter KAF p/ E-Mount, que mantém todas as funções, inclusive o controle de abertura. Mas essa coisinha custa na faixa de $400.
Pensei: Quer saber ? Achei uma promoção na BH da Pentax KF por $420 e chutei o balde do adaptador. Tenho Pentax para mais 15 anos haha !