OM System é sacanagem

Não estou questionando os motivos, que devem ser muitos certamente, mas, para mim pelo menos, que é estranho é:

Olympus OM-2 (~1980s)

Olympus OM-1 MK-Ii (2024)

Uma camera com o nome de ‘OM System’ ninguém merece. Pá de cal. A Panasonic por exemplo usa Lumix. Poderiam ter escolhido qualquer coisa.

Postei na sala errada, desculpas. Alguém consegue mover para a sala ‘Olympus’

Foi mal :aua:

como diz o ditado, nomes são difíceis… mas nos tempos que vivemos não duvido que mandaram pra produção o protótipo com o nome do projeto ao invés do nome comercial… “lorem ipsum”

kkkkk :hysterical:

Também achei ruim o nome :snack:

Essa empresa comprou a Olympus apenas para extrair a maior quantidade de leite antes da vaca morrer.

Se Olympus, que é uma marca centenária, ainda é desconhecida por muita gente, fico imaginando OM System.

Ninguém vai comprar isso, nem mesmo os usuários de Olympus. :doh:

A Olympus segue existindo - mas somente no que ela ganha dinheiro hoje, equipamentos médicos.

A divisão de câmeras ela vendeu para a JIP, uma empresa japonesa especializada em recuperação de marcas. Eles licenciaram o nome Olympus somente para a OM-1, e já no lançamento dela avisaram que seria a última câmera com o nome Olympus - tanto que a OM-5 já foi lançada com a marca OM System.

Querer usar a marca Olympus eles queriam, mas a Olympus original não deixou.

O nome OM System foi uma daquelas idéias de “gênios” do marketing, supostamente para homenagear o Yoshihisa Maitani, e também para tentar evocar alguma coisa da linha OM da Olympus. Achei ruim, mas difícil achar alguma coisa que vagamente relembre a Olympus e que a marca original não enchesse o saco.

Sobre a Panasonic usar Lumix, acho ainda pior - pois é por opção deles.

Primeiro, que Lumix era a linha de point&shoot deles - e quando vieram com as FT e MFT, acharam “boa idéia” manter a marca. Na época podia ser, mas depois pra mim só enfraqueceu - “Panasonic” é uma marca muito mais forte, tanto que em câmeras de vídeo / cinema high-end eles não usam Lumix.

E ninguém diz “eu uso Lumix”, é sempre “eu uso Panasonic”.

A Sony também usava o nome “Cybershot” em várias das primeiras câmeras E-Mount APS-C, e chegou a usar na RX full frame, mas logo se deu conta da idiotice (ok que era um “sub-nome”, não o frontal da câmera, mas era o mesmo caso).

Perdi a conta das vezes que gente que começou a se interessar por foto reconhecia Canon, Nikon, Olympus (sim), mas perguntava “que marca é essa Lumix, nunca ouvi falar”

Não sabia dessa história da venda da divisão, ta explicado o racional da mudança.

Comigo aconteceu inúmeras vezes o oposto. Todo mundo reconheceu Lumix como sendo Panasonic, mas toda vez que saio com Olympus me perguntam que marca é.
Até para vender lentes é mais difícil. Outro dia um cara entrou em contato na OLX perguntando se a lente anunciada servia mesmo na Blackmagic 4k, porque ele nunca tinha ouvido falar “nessa tal de Olympus”.
Com OM System será ainda pior. :aua:

Com pessoal de vídeo, sim - pois a G7 / GX85 / GH5 foram/são popularíssimas aqui com o pessoal de vídeo.

Sei não… sei não…

Talvez não queiram estampar a mesma logomarca de um cortador de pelos de nariz ou um liquidificador em um produto como uma Lumix S5 IIX.

Já fazem/fizeram com pilhas e equipentos de som, etc.