Peak Design Micro Clutch - Um mini-review

Sou um ex-usuário de DSLR, que migrou para M43 há pouco. E como tal, estou me acostumando com o tamanho e peso reduzido do conjunto corpo + lente, buscando soluções que me ajudem a ter o maior conforto e segurança possível no uso. Recentemente, a Peak Design lançou o Micro Clutch (Micro Clutch | Peak Design Official Site), um hand strap específico para corpo mirrorless de tamanho reduzido. Como eu já tinha produtos da marca e conhecia a qualidade, resolvi comprar o dito cujo e conferir se seria útil no meu dia a dia. Seguem minhas primeiras impressões e algumas fotos (desculpem pelas imagens, fotografar com o celular usando a mão esquerda não foi nada fácil hahahaha).

1- Construção e tamanho
A parte metálica, que fica em contato com a base da câmera, é toda em alumínio anodizado em preto, muitíssimo bem acabada. A parte da alça, segundo eles, é feita em Hypalon - não fazendo a menor idéia do que seja isso, fui pesquisar e descobri que é “uma borracha sintética de polietileno clorossulfonado conhecida por sua resistência a produtos químicos, temperaturas extremas e luz ultravioleta”. Para fins de review, é um material que embora seja fino e leve, transmite a sensação de ser BEM resistente. Comprei a versão I-Plate, que mede 11,5 por 2,8 cm, com 0,75 cm de espessura - é bem leve e discreto, antes mesmo de instalar já percebi que não pareceria um trambolho acoplado à câmera.

2- Instalação
Não tem muito segredo: a parte superior da alça fica presa na argola da alça da câmera enquanto a base é parafusada na rosca do tripé. O que me tomou mais tempo foi ajustar o tamanho da alça, já que o sistema de encaixe requer alguma paciência (porém compreendo, não dá pra comprometer a segurança do strap com encaixes rápidos porém pouco confiáveis). Detalhes que são a cara da Peak Design: para apertar o parafuso com firmeza, o produto acompanha uma pequena chave L que fica “sanduichada” no meio do plate, presa por magnetismo - resolve o problema do aperto e é praticamente invisível a olho nu, uma excelente solução.

Eles enviam junto com o produto um parafuso um pouco mais longo e um plate para usar o strap junto com o Capture Camera Clip. A parte legal é que o plate também se encaixa na base do strap por magnetismo, evitando que o conjunto todo desmonte e caia no chão quando você desmontar o kit.

3- Uso e ergonomia
Como eu disse, migrei de DSRL para um setup que inteiro pesa menos do que minha antiga grande-angular preferida. Dito isso, é espantoso que após alguns minutos com o strap encaixado você perceba que o equipamento está literalmente nos seus dedos. Eu me senti infinitamente mais seguro e ágil com o Micro Clutch, é como se a câmera fosse uma continuação da mão direita. Com algum treino, dá inclusive para fazer ajustes nos dials sem ter que recorrer à mão esquerda para segurar o equipo. Em conjunto com o Camera Capture (que normalmente uso na alça de uma sling), a agilidade para ter a câmera em mãos, pronta para clicar, é surreal.

4- Considerações finais
Se a função de um acessório é tornar o uso de algo mais fácil e simples, posso dizer que o Micro Clutch tá cumprindo 100%. Leve, discreto, muitíssimo bem acabado e principalmente ÚTIL, conseguiu transformar a experiência de uso do meu equipo e facilitou bastante minha migração para um corpo pequeno. Como ponto negativo, eu só colocaria o fato de termos que soltar o parafuso para deslocar o plate quando precisar trocar de bateria ou cartão, mas mesmo isso é relativamente simples graças à mini-ferramenta que eles colocaram no meio do plate. Conclusão: vale a compra!

Obrigado pelo review!

Realmente parece ser um produto interessante. Minha câmera é bem maior, e ainda por cima eu uso com grip, então não sinto falta de uma alça assim. De qualquer forma, pode ser um acessório interessante pra minha próxima câmera.

Bem interessante.

Eu uso o hand grip regular da PK e realmente ele ficou grandinho na R6, ótima opção.

Obrigado pelo review!

Legal o review e o equipamento!

Quando vejo isso da vontade de uma m43+17mm 1.2 :wub:

Ah, esqueci de comentar: nas fotos que postei aqui, era a 9mm montada, mas eu também uso com a 35-100 2.8 e continua incrível, com um conjunto super equilibrado e distribuido.
No mais, que bom que gostaram!

Senhoras e senhores, uns amigos compraram Micro Clutchs mas na última hora “arregaram” pra comprar uma mirrorless pequena, o que deixou o acessório sem uso para eles. Se alguém tiver interesse posso intermediar a coisa toda, são duas peças e estão lacradas.