Pentax 645n

Acabou de chegar…

Edu, não veio a foto, se é que era uma que você quis postar. O post está vazio

Ainda não mandei :wink:

Neste final de semana, vou terminar o primeiro rolo de filme nela. Vou revelar e escanear. Se tudo correr bem, no máximo quarta-feira postarei aqui…

1 curtida

E a família continua crescendo. :clap:

Mas estou me despedindo de um familiar nessas… Minha Nikon F4 está à venda…

Tirei algumas fotos com ela neste f.d.s. … Me impressionei com a ergonomia da coisa. E também com a simplicidade dos comandos.

Mas o mais interessante de tudo, foi a forma como se opta pelos modos de automatismo… Numa Nikon, opera-se um seletor geralmente com as quatro posições, M (manual), S (prioridade de obturador), A (prioridade de diafragma) e P (full auto). Aqui na Pentax 645, temos uma posição “A” (automático) no anel do diafragma e também no seletor de velocidades de disparo.

Se optarmos por colocar cada um num valor determinado, temos o modo MANUAL. Se colocarmos o seletor de velocidade em “A”, teremos prioridade de abertura, se colocarmos o anel do diafragma em “A”, teremos prioridade de obturador. E se colocarmos ambos em “A”, ela operará “full auto”. Isso economiza um seletor, o que não é pouca coisa e diminui uma coisa pra dar problema.

Gostei também do auto-foco dela… Motor de foco no corpo da camera, que eu prefiro. E tem uma operação bem silenciosa…

Agora em matéria de operação silenciosa no geral, já não dá pra elogiar muito a camera… E não é pra menos… Levantar um espelho daquele tamanho e disparar um plano focal de 45 x 60 mm, é uma cacetada… Dificilmente daria pra fazer isso de forma silenciosa.

Usei a Pentax 67 (6x7) e o disparo parecia de tiro. O que falam é que nas 645 a vibração foi melhorada.

Lembrando: existe adaptador (fotodiox) para usar a lente dela na sua Nikon.

Uso lentes Mamiya medio formato em Nikon e funciona de boa.

Tô sabendo!!! Aliás, cheguei a comprar uma Mamiya, mas estava arruinada por ter ficado muito tempo parada. Aí apareceu o negócio dessa Pentax. Ela veio com duas lentes, uma 55 mm e uma 75 mm. Só lamento que não seja possível usar minhas lentes Nikon nela. Seria uma ótima parada…

Filme revelado! A câmera é espetacular. Não à toa, acumula elogios de muitos fotógrafos famosos.

Agora é mandar as lentes para uma limpeza…