Plano Adobe Fotografia - 2025 - aumento abusivo - SQN

Comecei a receber avisos de que minha forma de pagamento precisava ser atualizada. Achei que pudesse ter usado algum cartão temporário. Mas mesmo depois de atualizar, a mensagem continuava a ser exibida…
Resumindo a história… Comprei a licença na Digital River, que não trabalha mais com Adobe. E o plano fotografia passou de R$ 35 para absurdos R$ 95 mensais.
Indignado com a situação entrei no suporte via chat que existe no site da Adobe mesmo. Eles disseram que era um aumento de preços que tinha ocorrido no mundo todo e que o novo valor seria 95 mensais mesmo.
Rodei a baiana e falei que ia acionar o PROCON pelo aumento abusivo (o coitado do atendente indiano nem deve saber do que se trata :rofl:). E disse que iria migrar pra outros softwares…
Eis que como num passe de mágica, o atendente conseguiu um plano anual com cobranças mensais de R$ 42 - e ainda 3 meses grátis.

Então, galera, fiquem espertos. Não deixem seus planos expirarem e chamem Adobe no site antes de comprar com o novo valor.

1 curtida

Quem fez assinatura através da Digital River a renovação terá de fazer diretamente com a Adobe.

Isso começou a partir de fevereiro/2025 conforme o link: https://helpx.adobe.com/br/x-productkb/policy-pricing/digital-river-deprecation-adobe.html

Outra coisa para ficar atento:

O plano de Fotografia da Creative Cloud (20 GB) será descontinuado a partir de 15 de janeiro de 2025 e não estará mais disponível para novos assinantes. Contudo, a Adobe continuará a honrar as assinaturas existentes até que os usuários decidam cancelá-las.

https://helpx.adobe.com/br/creative-cloud/faq/ccpp-20gb.html

Esses são os planos atuais:
https://www.adobe.com/br/creativecloud/photography/compare-plans.html

• O valor de R$139,00 para o plano “Todos os Apps” é apenas no primeiro ano.
1 curtida

Não tem haver com fotografia, mas o Youtube Premim também vai ter um reajuste considerável. Aliás, tudo está subindo demais. Eles esperam você se acostumar e depois metem a faca.

1 curtida

Quem usa Adobe, por que ainda usa Adobe? Os programas deles são bons assim? Lembro de já ter testado, mas não me convenci que valia a pena.

1 curtida

Isso. Mesma estratégia dos traficantes de drogas.

1 curtida

Aumentaram também os valores de armazenamento do google para celular e e-mail. :dotted_line_face:

Deve ser por conta do preço do ovo.

+1

Detalhes em:

Esta matéria tem 1 ano já. O reajuste anual de 2025 não incluido.

Eu comecei a testar o Lightroom Classic com a versão Beta 4 em 2006. :rofl:

A partir da versão 3 passou a ser o meu aplicativo principal/central para fotografia. Eu realmente gosto do esquema de catálogo do LRC.

Outro fator importante para mim é que o Lightroom Classic possui um módulo de impressão e soft Proof. Como tenho uma Epson 3880 praticamente só imprimo minhas fotos a partir do LRC.

Cheguei a testar o Capture One, Luminar e ON1 mas por “n” motivos não achei interessante trocar.

O DXO Photolab eu fiz uns testes rápidos com a versão 5 e acabei continuando com o LRC.

E hoje eu tenho DXO PureRAW e Topaz Photo AI que complementam minhas necessidades.

E talvez pelo fato de ter o DXO PR o DXO PL fique “menos interessante”, por assim dizer.

1 curtida

Eu uso por puro hábito… Teria que ter tempo pra curva de aprendizado no novo software.. O LrC é muito prático pra mim.. Já cheguei a editar (primeira edição e seleção) 4500 fotos em 2h…

eu estou recebendo a mesma mensagem, inclusive acho que fazem uns 3 meses que não vem nenhuma cobrança no meu cartão, mas não perdi o acesso ainda. Vou ficar de olho para ver se há essa mudança, não é a primeira vez que a Adobe apronta algo assim.

Depois de muitos anos lutando pra manter o LR pirata pro meu minimo fluxo de brincadeiras com a fotografia, perdi o saco de ficar crackeando o troço quase sempre, toda a vez que ia usar estava bloqueado a importação de novos arquivos.
Resolvi pagar. Deve fazer um ano já, e por enquanto ainda está em R$42. Sem nenhum aviso de reajuste. Veremos.
Eu até testei algum outro, mas o fluxo de trabalho dentro do LR já é padrão pra mim. Poder trabalhar com lotes de imagens tbm ajuda muito.

@pablo.ebani o seu plano é o Fotografia (20GB)?

Se sim, segundo a Adobe:

O plano de Fotografia da Creative Cloud (20 GB) será descontinuado a partir de 15 de janeiro de 2025 e não estará mais disponível para novos assinantes. Contudo, a Adobe continuará a honrar as assinaturas existentes até que os usuários decidam cancelá-las.

fonte: https://helpx.adobe.com/br/creative-cloud/faq/ccpp-20gb.html

Não. Meu plano eu poderia escolher entre o fotografia 20gb ou LR + PS pelo mesmo valor, como não utilizo nuvem, optei por ficar com os 2 softwares.

@pablo.ebani, pode explicar melhor? Acho que nunca vi o LR+PS sem opção de nuvem fora do plano Fotografia.

Outra coisa quando você diz LR quer dizer Lightroom Classic, certo?

Eu até fui lá conferir. E agora o plano está como fotografia 20gb. E o PS está incluso kkk.
Quando digo LR é o Classic mesmo, mas o plano inclui o LR pra dispositivos móveis, até instalei no meu smartphone mas nem chego a usar.

Minha licença vence em agosto, veremos se não vai subir pra R$95 o plano. Tomara que não. Agora oferecem 1Tb de armazenamento no mesmo plano que uso.
Caso altere o valor vou cancelar e assinar apenas o LR por R$50. É o que mais utilizo.

1 curtida

:+1:

Não precisa, Pablo..
Se acontecer, contata o suporte deles pelo chat mesmo e reclama do valor cobrado que eles atualizam teu plano pra os mesmos R$ 42 mensais.