Galera, cada vez mais surgem plataformas para vender fotos online: FOTOP, Fotto, Foco Radical entre outras… Mas afinal, qual dessas realmente entrega valor para quem é fotógrafo?
Ou melhor: qual dessas ferramentas consegue abraçar mais o fotógrafo em seus maiores desafios?
⠀
Se você já usou alguma (ou até tentou e não curtiu), conta pra gente:
- O que você gostou?
- O que te irritou?
- Teve alguma venda?
- Como foi o suporte?
- Como é a plataforma?
- Alguma deixa algo a desejar?
- Alguma devemos evitar?
Sobre o Que é Importante:
Existem sim alguns atores que julgamos mais importantes. Você pode usar como referência.
-
Taxas e Custos: são as taxas de comissão e outros custos de uso ou gestão que as plataformas cobram ou oferecem, incluindo planos pagos. Quanto mais baixo forem os custos totais melhor!
-
Facilidade de Uso: Trata da satisfação ou da experiência de uso tanto para o fotógrafo quanto para os clientes. Quanto mais intuitiva, rápida e sem barreiras melhor!
-
Tecnologia: Incluem as funcionalidades e serviços oferecidos como busca por reconhecimento facial, numérico, gestão multi-fógrafos, perfil com portfólio fotográfico, SEO, loja própria personalizada e domínio próprio e opções de integração com redes sociais, entre outros recursos.
-
Atendimento ao Cliente: Suporte rápido e eficiente pode fazer a diferença em momentos críticos.
-
Evolução e melhoria contínua: incluem a frequência de melhorias e inovações. Em geral, quanto mais novidades e melhorias melhor tanto para o fotógrafo como para o cliente.
-
Valorização do fotógrafo: Nessas plataformas, os fotógrafos são quem vem e a plataforma pode oferecer
O Que Acha?
⠀
Vamos juntar os prós, contras, dicas, experiências bizarras e até as decepções! Assim, quem está começando evita cilada e quem já tem estrada pode até descobrir algo novo.
⠀
Vale tudo: desabafo, print, história engraçada ou dica de ouro. Bora construir juntos o guia definitivo das plataformas de venda de fotos?
⠀
Comenta aí embaixo e marca um amigo(a) fotógrafo(a) pra enriquecer a discussão! 
Gente, deixa eu colocar minha visão como corredor.
A quantidade de fotógrafos nas provas é insano. Amontoados, no meio do caminho, atrapalhando a corrida.
Quero 4, 6, 10 fotos da corrida e aí tenho que procurar, cavocar por dezenas de imagens com um IA que pega meu nariz da imagem. Uma m…
Minha última maratona não comprei nenhuma foto, desisti no caminho em meio a um monte de foto ruim. Como é um $$ fácil, tem vários apertadores de botão que para piorar descobre um preset coisa linda de Deus, só que não.
2 curtidas
Valeu por participar @Fernando_Saldanha - bem vindo!
Passar o tempo de uma prova inteira fotografando pessoas fazendo um esporte por hobby não é tão fácil assim ($$), pura ilusão. Sem falar nos preço altíssimos dos equipamentos. Realmente existe uns apertadores de botão, mas as plataformas disseminaram o “ganhe grana extra e fácil” ai já viu, estourou. Mas como vc mesmo mencionou, tem muitas fotos, só escolher a que lhe agradar, é igual fruta no supermercado, inumeras, só escolher as melhores.
1 curtida
Eu utilizei a Banlek uma vez apenas, fiz uma corrida aqui na minha cidade, pequena, que fiz na parceria pra uma campanha do Rotary. Vendi bem até pro porte da corrida, tinha uns 100 atletas.
O pessoal que mais compra é o amador. Os corredores mais profissionais nem abriram a galeria.
Eu fiz com o equipamento que tenho, preparado pra eventos sociais, 56mm (APSc) dá, mas não é o suficiente, andei olhando uma 55-200 pra compra, usada, R$3.800. Pra fazer corridas e tirar por foto vai levar um tempão pra se pagar, isso se a camera não recisar de manutenção no caminho. Então tem uma galera que acha caro pagar R$15 por foto num evento, o fotografo ganha uns R$10 nesse jogo. O atleta quer foto boa, profissional, com fundo desfocado, “lindo”, mas uma lente tele que faça isso está hoje uns R$10 mil.
Eu brinco com a fotografia de esportes, pq é algo que curto, sou atleta de MTB, valorizo sempre que tem fotografo nos eventos, porém eu tbm sei ver o outro lado do jogo. Equipamento fotográfico não é barato, hoje com os telefones acessíveis o pessoal todo acha que câmera fotográfica tbm custa o valor de um smartphone (mediano), mas a brincadeira é bem diferente.
Eu não curtiria a ideia de ir numa corrida pra fazer foto igual a todo mundo que está ali fotografando, vou me empenhar pra achar algo diferente, uma foto que o cara se olhe e veja o espírito esportista dele ali. Só que vc não consegue essa foto de todo mundo.