Plêiades, As Sete Irmãs, Subaru, etc.

Esse é o objeto Messier mais facilmente visível no céu, sendo facilmente observado a olho nu, mesmo em céus moderadamente poluídos. As Plêiades (Messier 45) são um aglomerado aberto de estrelas (onde há baixa interação gravitacional) no meio de uma nebulosa escura, causando uma chamada nebulosa de reflexão (porque o reflexo da luz das estrelas faz a poeira brilhar). Este aglomerado/nebulosa é conhecido desde a antiguidade, e tem vários nomes: Plêiades na Grécia Antiga, e Subaru (união) no Japão. Inclusive o emblema desta marca automotiva é este Asterisma (conjunto de estrelas que forma um pequeno desenho).

Esta captura foi feita, na verdade, há quase dois anos, mas estava largado aqui no meu computador. Resolvi olhar e vi que estava de boa qualidade e decidi tratar. Foi um total de 187 imagens de 2 minutos cada=6h14min de exposição. Aparentemente o céu era bem melhor no meu quintal dois anos atrás, pois minhas últimas tentativas de capturar nebulosas escuras do quintal de casa têm falhado miseravelmente. Mesmo as manchas na parte escura da imagem é poeira estelar.

Telescópio: RedCat51
Filtro: Orion Sky Glow Imaging
Câmera: ZWO ASI294MC Pro a -10 graus
Empilhado no Pixinsight, processado no Pixinsight e Topaz DenoiseAI.

Final comentário, o empilhamento levou 41 minutos no desktop novo que comprei. No anterior, a mesma tarefa teria levado cerca de 6-7 horas.

Muito boa, Felipe, parabéns. O M45 foi meu primeiro alvo celeste, nos anos 80, com filme ! Pena que não tenho mais o material. Mas não chegou nem perto do seu resultado. No meu filme positivo lembro que ficou bem mais azul, mais saturado tambem.

Uma curiosidade científica: O tom azulado é resultado da reflexão e da dispersão da luz azul dessas estrelas pelos grão de poeira por trás e no entorno delas. O tamanho dos grãos é perto do comprimento de onda refletido, comprimentos de ondas maiores não são, por isso a predominancia dos azuis.

Escrevi um artigo sobre isso no meu blog caso interesse a alguém.

Felipe,

Você conseguiria isolar Merope e a sua nebulosa associada e por em um tamanho maior aqui ?

Assim serve? Demonstramos por que o céu é azul? :smiley:

Basicamente hahaha !
Linda !!!

Mais uma, que serviu basicamente pra provar um ponto em outro fórum. Mas gostei do resultado final.

Conte a fofoca inteira.

É coisa de nerd, mas vamos lá. Pra bloquear poluição luminosa e aumentar o contraste de objetos celestiais, normalmente há filtros de banda estreita, que pegam bem um comprimento específico de onda, e por consequência uma cor. Por exemplo:

Um filtro desses é bom pra ser usado em câmeras mono, que vão usar todos os pixels pra capturar sinal. Câmeras coloridas, que têm um filtro Bayer por cima do sensor, são capazes de detectar diferentes cores (embora com menos intensidade). Então filtros de dupla banda estreita são bem usados.

Daí surgiram os filtros tri-banda estreita (que são bem caros, pra cima de $500) e quad-banda estreita (tem até de cerca de $1000). A Antlia veio com um filtro que não é banda estreita, embora seja tri-banda:

O filtro tem preço bem acessível de cerca de $180.

O pico mais à esquerda está no espectro do azul intenso, que não é uma linha de transmissão associada com nenhum objeto comumente observado, mas costuma deixar passar nebulosas de reflexão, que aparece bem na foto acima. (embora supostamente faria algumas coisas razoáveis) e eu mostrei essa imagem, capturada esta semana, junto com outras, pra mostrar que este filtro é capaz de várias coisas.

Bem, foi você que perguntou. :dizzy_face:

Espertos esses caras com essa primeira banda entre 425 e 450 ! Nem imagino quantas camadas dielétricas essa coisa deve ter para um corte tão abrupto. Muito, muito interessante !

O problema é que a poluição luminosa está mudando. Antes eram basicamente as bandas Hg e Na… Agora com os LEDs a coisa está beeeeeem mais complicadas.

Antlia é uma marca que vem inovando bastante. Além deste filtro agora eles tâm um tetra-banda que promete também. Todos os filtros têm a borda do filtro preta, pra evitar reflexos por ali. As embalagens também são bem diferentes, com uma caixinha de plástico moldado que fica fechada por ímãs ao invés das caixinhas fuleiras dos outros filtros. Tem gente que não gosta, mas eu não me incomodo.

Mesmo as luzes de led aqui onde moro têm a cor das luzes de mercúrio, então eu estou tranquilo. Mas um cara no tópico que eu citei aí em cima mora no Reino Unido e, onde ele mora, a iluminação é exatamente na banda do azul desse filtro.

Qual era a faixa mais comum dos triband?

Pode usar esse filtro de 180,00 no lugar dos de duas bandas ou tem assunto que atrapalharia?

Depende sempre dos elementos que se quer capturar. Assuntos ricos em Ha só precisam da faixa de 656 nm. Oiii está nos 501 nm. Normalmente os dual band compreendem somente essas duas frequências e bloqueiam todo o resto.

STC Duo Anrrowband:

Os tri-band e quad band juntam outros elementos tais como Hii e S, que têm comprimento de onda já perto das dos dual band:

O Radian Tri-band, $685, têm duas bandas bem próximas, que até se juntam em uma faixa mais larguinha.:

Não me parece muito diferente do Optolong L-enhance (eu tenho aqui, duas faixas), $220:

O “grande” problema é que assuntos que têm Ha, normalmente os têm em quantidade muito maior que os demais, e o sinal dos outros elementos fica soterrado pelo Ha. Precisa de um baita processamento pra salientar as outras cores.