Pôr do Sol no Tietê

Nikon D700 / Nikkor AF 28-100G

4 curtidas

belas fotos, eduardo. gostei particularmente da última.

fotos do pôr-do-sol são um desafio: dificil capturar toda a beleza de uma cena que quase sempre pede ajustes pra equilibrar seu alcance dinâmico largo.

nas nikon, acho que funciona bem subexpor (como vc fez nas 3 fotos finais) e tentar recuperar as sombras depois. Mas tome cuidado pra não deixar o escuro escuro demais, pois quando for clarear vai acabar introduzindo muito ruído na imagem nessas áreas (pex a última foto, mais escura, deve perder algo nesse ajuste). o ideal seria vc checar seu histograma pra ver a quantidade de informação que está colocando nos extremos, tente equilibrar isso com a fotometria/compensação de exposição. veja que a primeira foto, talvez a que teve fotometria mais equilibrada, perdeu toda a informação nas altas luzes; qdo isso acontece, é quase impossível recuperar.

muitos gostam de fazer fotometria pontual nesse tipo de foto, apontando pras áreas próximas do horizonte, e não nos extremos (os extremos seriam próximo do sol ou nas sombras densas da vegetação, no caso das suas fotos). outra dica é usar ISO baixo a médio (na D700, até 800 está ótimo pra esse tipo de foto) e fechar bem o diafragma, isso tb vai aumentar seu tempo de exposição (isto é, diminuir o valor da velocidade) pra capturar mais informação.. outra dica boa pra isso é usar tripé e a técnica do cartão preto em tempos de exposição maiores.

faça todos esses experimentos na mesma cena, que vc vai encontrar o melhor ajuste.

tente descobrir o ponto ótimo da sua lente, porque achei que parte do que se perdeu de nitidez pode ter sido por isso também. ou investir numa grande angular melhor que a 28-100, que é uma lente com ótica mediana.

finalmente, se me permite, uma dica de composição nas 2 últimas: talvez vc pudesse explorar as linhas que os postes de luz fazem tomando todo esse conjunto por um outro ângulo, desenhando um caminho que se transforme no motivo principal da foto.

Eita!!! Isso é que eu chamo de aula de verdade!!! Muito obrigado por dispor uma preciosa parte do seu tempo pra ensinar um véio burro feito eu… Era um final de tarde e eu estava num botequim à beira do rio tomando umas com alguns amigos. Aí tive a ideia de fotografar. Sou um apedeuta completo em fotografia digital. Faz menos de um ano aliás, que eu comprei essa camera. OK em relação à lente. Procurei muito uma grande angular decente (sou do tempo que zoom de uso geral tipo essa 28-100 era gambiarra…) e acabei comprando essa mesmo.

Minha ideia inicial, era subir em um dos navios e fotografar de cima, pois eu pretendia focar exclusivamente no rio e no céu+nuvens. Não me deixaram, o que me obrigou a fotografar do chão mesmo, o que tornou os postes parte (indesejável) da imagem.

Outro problema que tive, é que o sol não estava se pondo… ESTAVA DESABANDO… É incrível como o tempo corre contra nessas horas.

Mas gostei muito das diretrizes. Vou investir um pouco mais de tempo num final de tarde pra fazer mais experiências baseado nessas diretrizes. E sobretudo começar mais cedo pra ter uns minutos a mais…

Com o tanto de manguaça que já havia sido ingerida, até que saiu alguma coisa…

1 curtida

eduardo, que aula o quê, se também sou um aprendiz.. na verdade, pouco sei de técnica fotográfica, e muito desse pouco aprendi aqui, nesse fórum. é uma fonte e tanto e temos aqui alguns fotógrafos profissionais, que realmente dominam essas e muitas, muitas outras técnicas.

pôr-do-sol é um dos meus temas favoritos. pratiquei muito quando estava engatinhando: tenho a poucos metros de casa um dos mais bonitos, o da praia de icaraí, com a orla de botafogo/flamengo de fundo. tudo que escrevi no comentário anterior testei do mesmo lugar, nas nikons que tive, diversas vezes pra dar certo.. faça isso, fotografe em RAW e use um programa de edição que vc verá como os resultados aparecerão. abraço!

Pra você ter uma ideia, comprei essa camera pra fotografar colorido… Quase uma imposição familiar… Gosto mesmo, é de P&B filme. Hoje mesmo, coloquei um filme numa camera “nova” que chegou há alguns dias… Uma Minolta SRT-303b, fabricada lá na década de 70. Mas preciso aprender a usar digital. Por menos que me dê prazer…

2 curtidas