Achei muito interessante o relato do fotógrafo francês Tristan Shu sobre a mudança de Canon para Nikon, é um relato pessoal de um profissional com anos de carreira!!! Vale apena ler, como o próprio fotógrafo relata; “Não estou a tentar convencer ninguém, estou apenas a explicar os meus motivos, nada mais. O que funciona para mim pode não funcionar para si”
Já vi em vídeos e comparativos que a “qualidade da imagem” ( com os mesmos parâmetros ) na Nikon são superiores.
Porém existem características na Canon que na Nikon deixam a desejar.
Prefiro Nikon, mas se tivesse dinheiro pra “queimar” pegaria uma 1D x…
Corretíssimo Raphael, como citei acima é apenas um relato. Mas um relato de um profissional com uma carreira consolidada ao longo dos anos.
Mas discordando um pouquinho de você :D, eu não compraria a 1Dx (1º não tenho dinheiro) ha pouco tempo trabalhei com uma e não gostei, acho a medição da D4 mais precisa (também usei a D4). Só lembrando não tenho nenhuma das 02 (1Dx e D4) tenho uma D7100 e boas lentes e os resultados com ISOs elevados tem cada vez mais me surpreendido.
“A principal e quase única razão pela qual eu vendi todo o meu equipamento Canon (incluindo a minha nova e brilha 5D mark III) para readquirir tudo na Nikon, é o desempenho dos sensores Nikon. O desempenho do sensor define a qualidade dos arquivos raw, a quantidade de dados armazenados nos arquivos, o alcance dinâmico, a possibilidade de obter áreas queimadas de volta, o tratamento do ruído em alto ISO e as sombras.”
“Se tentar comparar os sensores, verá que o sensor da Nikon D800 joga noutro campeonato”
“Depois disso, os laboratórios da DxOMark divulgaram os resultados dos seus testes, que não levam em conta a ergonomia ou o desempenho do Autofoco apenas e só, as performances dos sensores e bam, a nova Canon 5D Mark III ocupa (atualmente) a 23ª posição, uma nota pouco melhor do que o desempenho do sensor da anterior 5D Mark II (32º lugar). Muito mais atrás que todos os sensores DSLR que a Nikon lançou nos últimos 5 anos.”
Rapahel acredito que além de atender suas necessidades a Nikon D7100 também vai surpreender você em ISOs altos, tenho levando ao extremo e conseguido bom resultados com ISO 6400!!!
D4 e 1Dx São semelhantes, em geral a vaixa das cores frias são melhores na Nikon e as cores quentes na Canon. Mas se calibrar as cores com ColorChecker isso desaparece!
Na real a diferença entre Canon e Nikon é basicamente ergonômica!
A variação é marginal, muitas vezes é muito difícil distinguir entre uma e outra na prática, como demonstraram em um post recente.
Acho que a ‘principal diferença’ reside na adaptação ergonômica do equipamento. Uns preferem os controles da Nikon, outros da Canon.
Claro que temos outros aspectos, como assistência técnica, oferta de lentes e acessórios usados, compatibilidade com lentes mecânicas (M42…) através de adaptador… Nesses acho que a Canon se sobressai.
Quanta bobagem isso de “a imagem de uma é melhor que a de outra” ou que o “raw de uma tem mais detalhes que o da outra”. Tem alguns pontos que são um trilhão de vezes mais relevantes que essas besteiras, dá para enumerar uma lista realmente grande.
Tem que ter em mente que qualidade de imagem é um fator subjetivo. Alguns gostam de um preset interno de um modelo de câmera, outros, de outro. Lembrem que a imagem entregue no arquivo depende muito mais do conjunto firmware + otica do que do sensor em si. Isso é fato, não teoria. Firmware por que ? Simples, cada fabricante dá uma guaribada na imagem do jeito que acha melhor, e fica 100% no subjetivo.
Alguns tipos de imagens necessitam de altissimo nivel de detalhes, outros algo mais soft, outros tons mais quentes, e por ai vai. Lembrem-se que quando você fotografa em raw, você passa a ter controle total sobre esses fatores, e garanto que se manipular as imagens direito, vai se muito dificil distinguir de qual camera veio, se ambas foram do mesmo segmento.
No mais é avaliar a rede de assistencia técnica, valor de revenda, facilidade de comprar acessórios, ergonomia que mais você gosta e coisas do tipo.
Tem gente que fala que um ou outra marca é melhor para low light. Eu discordo. Ambas são plenamente capazes. Talvez a unica diferença que tenha algum significado, e mesmo assim marginal, seria a velocidade de foco. No resto é trocar 6 por meia dúzia.
Esses tópicos “comparativos” entre marcas são chatos, nada de prático a acrescentar.
Uma frase que sempre resolve essas disputas: tudo é ferramenta.
Use a ferramenta que VOCÊ acha que vai te levar a um objetivo. Não vejo ninguém discutindo por que uma chave de boca é melhor do que uma chave inglesa.
AFShalders, em nenhum momento esse tópico foi criado para como você mesmo disse “um comparativo entre marcas” (acredito que eu tenha passado dessa fase e muitos aqui do forum também), apenas um relato que achei interessante e quis compartilha com os demais amigos!!!
E outra, apesar de nada profundo, achei interessante sim o testemunho e a opinião do fotógrafo.
Parece ser politicamente incorreto falar que uma é melhor que a outra, mas no mundo real há quem ache o contrário e se decida de acordo com esta opinião.
É uma opinião pessoal do cara, deve ser respeitada.
Conheço fotógrafos que fizeram os dois caminhos
, mudando de Nikon para Canon e vice versa.
Eu fiquei dois meses com uma d800 e voltei pra Canon. Mas meu trabalho é bastante específico e estou muito bem com meu equipamento.
Acredito sim que o francês tenha feito uma boa troca, e poderia ter sido no sentido inverso que ele poderia escrever páginas e páginas com argumentos a favor da Canon.
Que bom que sobram equipamentos, só faltam fotógrafos. O que eu tenho recebido de foto de produto mal feita com d800, nunca foi tão ruim, acho que a tranquilidade em estar com uma câmera considerada melhor da atualidade faz o fotografo relaxar.
Não foi essa a minha intensão. Mas há que ter cuidado com esses relatos e saber interpretar friamente. Sempre vai ter alguem puxando brasa para a sua sardinha (ou vice-versa, sei lá).
Esse negócio de der politicamente correto não está com nada. Cada um deve dar a sua opinião e cabe aos demais avaliar, mas é bom ter pé no chão na hora de fazer isso. Cada um tem suas justificativas, mas daí a elas serem realmente coerentes tem uma distância. Isso em tudo, não somente em relação ao tópico.
Acho que a nossa posição foi deixar claro que os relatos são, experiências pessoais, preferências pessoais e muitas vezes relacionados a determinado tipo de atividade profissional ou recreativa.
Mas que determinados relatos são distorcidos e acabam por perpetuar inverdades.
Que razão haveria do fórum existir se não fosse assim?!?!?
Ou então simplesmente Marketing …
Hoje em dia está muito complicado, as empresas estão pagando fortunas para divulgar suas marcas com relatos falsos.
Não da nem mais para saber o que é REALMENTE é a opinião da pessoa e o que é o DINHEIRO!