Preparando Fórmulas

Fico honrado com tua resposta. Sou um velho seguidor das tuas postagens! O agitador em questão, é projeto do Wagner Lungov.

Apenas copiei e criei uma carcaça bonitinha impressa em 3D…

Estou procurando a fórmula de um revelador que eu usava muito nos velhos tempos, mas no livro do Viebig não tem e já vi várias fórmulas na Internet, mas com muitas diferenças, de forma que não sei quem tá falando a verdade…

Trata-se do velho Kodak Microdol-X. Era o meu predileto para filmes…

1 curtida

O D-23 era o predileto do Ansel Adams…

1 curtida

Gente, queria saber quem aqui ainda usa filme…

2 curtidas

Se for o de 35 mm, eu ainda não voltei a usar, mas o meu marido usa, mesmo sendo “fotógrafo amador”. E aqui em SP é relativamente fácil de achar.

2 curtidas

Estive no Canadá mês passado e comprei uma boa quantidade de Ilford HP5. Preço britânico. Mesmo com o VAT, saiu metade do preço daqui do Brasil…

1 curtida

Achei uma longa discussão sobre este assunto no photrio.com. Não sei se já pesquisou por lá. De qualquer forma lá vai:

1 curtida

Essa é uma discussão clássica. O fato é que a Kodak tem um registro de patente dessa fórmula e parece que ninguém ainda conseguiu o conteúdo. Uns dizem que o Microdol é D-23 adicionado de sal de cozinha… Outros dizem que não… A coisa vai longe…

Vocês notam alguma diferença prática entre Microdol e D-23 ?

1 curtida

Na verdade, quando eu comprava os reveladores da Kodak, eu só usava Dektol pra papel e Microdol-X pra negativo. Até onde eu lembro, D-23 não era comum no comércio. Na faculdade, eu tinha um colega que preparava suas próprias formulas e usava o D-23.

Hoje, que não tem mais revelador da Kodak disponível e há todo esse mistério em torno do Microdol-X, estou usando o D-76. Na próxima vez que for preparar revelador novo, vou preparar o D-23.

Aqui eu comprei antes da pandemia 2 litros de HC-110… Usando em 1+63 rende um bocado !

Acho que hoje em dia os que valem a pena manipular são o Rodinal e o D-23, pelo menos são diferentes.

Não vejo muito sentido nos reveladores rápidos para uso doméstico.

https://www.digitaltruth.com/articles/historic-rodinal.php

1 curtida

E os fixadores? Alguma dica boa? Estou usando um bem basicão sem endurecedor. Tento tomar o maior cuidado possível pra não danificar a emulsão. Até agora não tive grandes acidentes…

Fixador não faz muita diferença, use o basicão mesmo.

1 curtida