Preparando Fórmulas

Fiquei muito tempo parado com fotografia… Um dia deu a vontade de voltar. Nunca curti fotografia digital (no máximo celular…). Aí comprei cameras e reativei meu laboratório.

Na hora de procurar químicos, percebi que os velhos pacotes da Kodak que eu comprava em antanho (Microdol, Dektol, D-76 etc), não existiam mais. Na faculdade, tínhamos um laboratório no Centro Acadêmico e um dos colegas, estudante de química, preparava seus próprios químicos.

Como eu estava no inferno, resolvi abraçar o capeta. Além de reativar meu laboratório, comecei também a preparar meus próprios químicos.

Voltei de viagem com um punhado de filmes na bolsa. Já comecei a revelar. E tá dando certo!!!

2 curtidas

Já que molhou os fundilhos, se quiser mergulhar, sugiro este livro:

O Viebig é a Bíblia de Fórmulas em português. Tenho um desses sim!

1 curtida

Lá no passado, os únicos equipamentos que usávamos para preparar fórmulas, eram uma balança de laboratório (mecânica) e uma bagueta de vidro para misturar e diluir.

Hoje, temos mais recursos. Para começar, adquiri:

• Duas balanças eletrônicas, uma com precisão de 0.001 g e fundo de escala de 50 g e uma com precisão de 0.1 g e fundo de escala de 2 kg;
  • Um Becker de Berzelius (forma alta) de 1 L;
  • Um termômetro agulha digital;
  • Um funil de vidro para suporte de filtro;
  • Um ebulidor de inox (tipo “rabo quente”) pra aquecer água;
  • Frascos de vidro escuro de 1 L com tampa de rosca;
  • Papel de filtro qualitativo

Construí também um AGITADOR MAGNÉTICO, para poder mexer/diluir sem precisar bagueta.

Dois itens importantes foram “fabricados” também, um grampo pra prender o termômetro no Becker e um suporte para encaixar o funil de filtragem nos frascos de estocagem…

1 curtida

E eu aqui ensinando missa ao vigário. :+1:

2 curtidas

Sou vigário não… Apenas um velho saudoso dessas encrencas…

2 curtidas

Já deve conhecer este livro dele também, da mesma editora.

1 curtida

Esse é o agitador magnético… A base operacional, é uma ventoinha de gabinete de PC com dois ímãs de neodímio colados no núcleo. Um pequeno circuito integrado, permite ajustar a rotação. À esquerda, o pequeno bastão branco, é o PEIXINHO, um ímã em barra cilíndrica revestido de PTFE (Teflon).

O Becker é colocado sobre o agitador e dentro da solução, vai mergulhado o peixinho. Pela atração magnética, o peixinho fica girando, o que provoca a agitação/mistura/diluição.

O suporte do funil… Vai rosqueado na boca do frasco. O funil vai apoiado no alargamento superior do suporte. Observem, que no “gargalo” do suporte, há um conjunto de furos que se destinam a deixar o ar sair, de forma que a filtragem não “afogue”…

1 curtida

Também tenho :wink:

Ainda estou procurando o livro “O Negativo” de Ansel Adams. É o último da trilogia que tá faltando…

1 curtida

Amazon Brasil tem:

O Negativo https://a.co/d/a9zTxA2

1 curtida

Rapaiz!!! Eu tava procurando na Estante Virtual e não tinha… Brigadaço pela dica!!!

Um pequeno vídeo do agitador magnético em funcionamento…

https://www.playbook.com/s/meneres/mXPWzvs37EBVLXmd6DGRkbNn?assetToken=jadzCk14LXeq4UGrbWELdzSy

Tá animado hein Eduardo. Libido lá no máximo. Parabéns.

Acho esta ideia/invenção (194?) do agitador magnético genial.

1 curtida

Na verdade, já faz quase dois anos que estou montando isso tudo.

O agitador magnético é muito comum em laboratórios de química. Apenas criei um amador. Os de laboratório são muito caros…

1 curtida

Parabéns amigo! Muito boa sua iniciativa e inspiração para a comunidade! :tada:

1 curtida

A maioria dos meus projetos, são impressos em 3D. Quem tiver interesse, estou à disposição para ajudar.

1 curtida

Adorei o agitador ! Palavra de quem já usou muito essas coisas.
Simples, barato como deve ser.

2 curtidas

Um revelador ultra-simples que gosto muito é o D-23. Se nunca experimentou, recomendo.

2 curtidas