Continuando (apertei alguma tecla de enviar sem querer).
… faltam uns 2 ou 3 que fossem alcançáveis com o polegar. Acho que poderia ter um dial de ajuste no lugar do botão de modo MASP e este poderia ser do lado esquerdo.
O EVF fica no meio, o que é bom por um lado já que é o padrão DSLR, mas tem o fato de o nariz ficar tocando o LCD que funciona como um touch pad para foco… Temos aqui uma nova categoria de foco: Nose Focus :hysterical:
Sensor - Razoável… Boa resolução (24 mp) o mesmo usado na SL2, T7i e 80D. O processador mais novo permite um pouco menos de ruído em ISO alto, mas assim como quase todos os sensores da Canon é bem “duro” e não permite “Carcar” a mão nos sliders de sombras/exposição na pós, com a penalidade de aparecer banding (linhas) ou um ruído colorido que destrói a textura.
-Autofoco - Bom/Razoável… Dizem que ele é uma versão mais polida do Dual Pixel. Sinto que o sensor de fase das DSLR é mais rápido e competente na transição de focagem perto/longe (macro/infinito). Ele sofre bastante em baixa luz, passei o ano novo num sítio na área rural e acabou a força bem na hora… tentei focar na luz de velas e o foco só ficava caçando e dando quadrado vermelho (que não achou o foco e desistiu). Tenho minhas dúvidas se ele será competente em acompanhar o foco em cenas de esporte (baixa luz e movimento, corrida, jogo de basquete, etc.).
-Portabilidade - Ótima - seu tamanho diminuto ajuda muito a carregar. Só o corpo e uma lente tipo Pankake faz ela praticamente virar uma câmera de bolso. O legal das ML com visor articulado é que te permite ir além dos planos à altura dos olhos, abrindo mais opções de enquadramento.
-Lentes - Ótimo - Apesar de haverem poucas lentes no mount EF-M, com ela é possível usar de maneira mais competente as lentes manuais adaptadas. O fato de ter a distância entre a flange e o sensor menor, aliado às ajudas de foco (Focus Peaking - que cria um contorno ao que está em foco; E da função Zoom) permitiu que se pudesse adaptar praticamente qualquer lente já feita para câmeras até hoje. Não tenho lente EF-M, uso 2 adaptadores da Viltrox, o comum que permite adaptar lente EF/EF-S no mount EF (que é praticamente perfeito exceto ao fato de as vezes ficar flickando o diafragma), e o Redutor Focal (vulgo Speed Booster). Esse aí é um barato! Ele trasnforma uma Lente crop em Full Frame e ainda deixa ela 1 stop mais clara! A 70-200 f4 vira f2.8 :worship: . A cinquentinha f1.4 vira um monstro do bokeh com F/1.0!!!
O ruim é a sensação de que a Canon sempre lança o produto “capado” nas funcionalidades. Sinto falta de um modo Manual silencioso (obturador eletrônico) que não desgasta a cortina. Também tem a questão do Dual Pixel não funcionar em 4k, e de ter um Crop enorme neste modo.
Outra falta que tenho é do alerta de estouros em altas-luzes no live-view. A A6000 (minha outra câmera) tem isso :ponder:.
Senti dificuldades para fazer fotos com flash. Como uso um rádio JJC simples (Não TTL), a fotometria para ISO 100, F11, s1/160 fica um breu enorme. Para esse tipo de foto tem duas soluções: ou clicar até a metade para ativar o foco que ela clareia momentaneamente a cena pelo ISO, ou desativar o EXPO SIM, que é o que tenho feito, mas é chato que tem que entrar no menú e talz.
Por fim, embora consiga, ela não é levada à sério do ponto de vista profissional da coisa.
Certamente serve como câmera de Backup, mas não imagino profissionais fazendo um job mais responsa com ela. Enfim ela é considerada uma câmera de entusiasta ou de turista. Tudo bem que alguns film-makers até usam ela num cage, mas acho que a Canon não trabalham bem o Marketing dela.