Então…
Troquei a AF-S 24-70 F2.8 pela Z 24-70 F4. A qualidade que a Z 24-70 F4 entrega é mais que suficiente para o que preciso. Fiz uns testes com impressão A2 com a minha Epson 3880 e gostei do que vi.
Sendo bem sincero não tive paciência de ficar testando demais a diferença das duas lentes. A portabilidade da versão Z 24-70 F4 e o pouco que já tinha visto da qualidade ótica já tinham me convencido.
Além do que já estava no plano desfazer das lentes AF-S.
Tenho uma Tamron 70-200 F2.8 G2 que tem uma ótica muito boa. Essa vai ser a próxima lente que vou vender, junto com a D800e.
A Nikkor 200-500 e 300mm F2.8 VR (versão I) você provavelmente conhece bem a ótica dessas lentes.
Tenho usado com sucesso na Z6 a AF-S 300mm F2.8 VR junto com o TC 1.7x (II). Inclusive tô achando esse conjunto melhor na Z6 do que na D800e. Mesmo com ajuste fino de AF na D800e. Eu tenho dois sistemas p/ fazer ajuste fino em DSLR: o software da Focal e o esquema do FocusTune (software + target + régua).
A AF-S 14-24 F2.8 vendi e não tinha comprado nada no lugar.
A AF-S 105 2.8 VR vendi (porque usava pouco) e não tinha comprado nada no lugar.
O TC 2X (versão II) vendi e não tinha comprado nada no lugar.
Como tenho um conjunto ótico muito bom na Nikon e até o momento tenho apenas a RF 100-500 não tenho muito o que falar no momento. Mas do pouco que fotografei, de alguns passarinhos, com a RF 100-500 não tenho nada de negativo a dizer.
Eu imprimi um daqueles “test chart” para fazer umas análises. Confesso que dá um pouco de preguiça, mas vou ver se consigo fazer alguns comparativos. :assobi: 
Eu estava para fazer uma caminhada em um parque estadual, aqui perto, para fazer umas fotos de paisagem com a 100-500. Quando conferi as condições de estrada e trânsito vi que caiu uma barreira no caminho e o trânsito está um inferno na região.
Desisti de ir. Como agora é Carnaval vários locais de cachoeira, etc. estarão cheios de gente, vou esperar e ver se consigo ir na outra semana.
Girando um pouco mais de equipamento quero pegar a RF 24-105 F4 IS.
Meu planejamento com o EOS R é com as seguintes lentes:
RF 14-35 F4 - filtro 77mm
RF 24-105 F4 - filtro 77mm
RF 100-500 - filtro 77mm
Posso fechar o “buteco” com isso.
e não preciso investir em outros filtros e/ou ficar usando adaptadores de tamanho.