Primeiro teste que fiz com a R5 e a lente RF 100-500 em conjunto com o rastreamento Animal Eye AF. Coisa simples, apenas para ir me familiarizando com o sistema. Compartilho aqui um pouco da história por trás da foto de um Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura):
Foto de referência da cena: imagem sem corte, sem tratamento, apenas importada no LRC. O beija-flor estava a aproximadamente uns 10 metros de distância. Queria ver como o sistema iria se comportar em situações de ave pousada perto de um monte de galhos.
Antes de fazer a foto gastei um bom tempo me familiarizando com o MENU e entendendo o que cada coisa faz. Tem bastante coisa. Com certeza vou precisar sintonizar melhor o sistema de AF e tenho que voltar em algumas opções para entender melhor seu funcionamento.
Configurei a câmera de forma que:
- botão AF ON: SERVO AF + Ponto Único;
- botão * : ativa o detecção animal+rastreio;
- botão disparador: pressionado pela metade inicia apenas o sistema de fotometria.
Se, por algum motivo, o sistema de detecção detectar qq coisa que não seja a ave (botão *), rapidamente consigo fazer o foco com o ponto único (botão AF ON) e ativo novamente o sistema de detecção/rastreio (botão *). Fico com os 2 modos sempre disponíveis e com rápido acesso.
Uma função que achei interessante foi no menu Rosa - AF - página 5
A opção padrão é AUTO. Alterei para ponto. Com isso o sistema de detecção face/olho inicia a partir do local onde o ponto de AF está.
Alterei também a sensibilidade do rastreio para evitar que fique pulando de lugar rapidamente. Ao longo do uso vou avaliar melhor estes ajustes.
Servo AF: Case 1
Tracking sensibility: -1
Accel./decel. tracking: -1
Importante ressaltar que fiz esta foto já com as configurações que expliquei acima.
O sistema de detecção/rastreio reconheceu a ave e era possível observar a detecção do olho. Quando a ave ficou de costas e dependendo do ângulo da cabeça, a detecção de olho continuava e hora alternava para as costas. Entretanto, percebi que toda essa “inteligência” as vezes se perde na cena e a configuração da câmera até o momento já se provou funcional.
A imagem a seguir mostra uma parte da tela do software Canon DPP com destaque nos seguintes informações:
- onde ficou o ponto de AF na foto em questão
- algumas informações de EXIF para ilustrar as configurações da câmera.
A câmera está com o FW 1.5.1, que é o mais recente, na data de hoje. A lente está com o FW 1.0.9, que é o penúltimo. O FW 1.0.10 acrescenta apenas compatibilidade com a R3. Depois vou atualizar a lente.
Por fim, na situação de ave pousada em um galho, e, com o AF configurado para contínuo com ponto simples não notei diferença entre o que estou acostumado com a Z6+FTZ+200-500. Lembrando que é uma “percepção inicial” e preciso testar mais para confirmar. Com relação ao sistema de detecção face/eye-af para animais e rastreio não tenho como comparar a Z6, já que, ela não tem essa opção. A Z 6II tem mais opções nesse aspecto, mas, no momento não tenho acesso a uma Z6 II ou Z 7II para comparar.
E a duração da bateria? Bom, câmera nova, sistema de MENU diferente, não avaliei isso ainda. Mas, neste momento de ficar ali no MENU toda hora, ajustando, checando e testando opções o gasto de bateria foi alto. O que já era esperado.
Não testei vídeo ainda. Estou esperando meu cartão Cfexpress tipo B chegar p/ ver o 4K60p e outros modos.