Primeiro teste com R5 - RF 100-500 e rastreamento Animal Eye AF

Primeiro teste que fiz com a R5 e a lente RF 100-500 em conjunto com o rastreamento Animal Eye AF. Coisa simples, apenas para ir me familiarizando com o sistema. Compartilho aqui um pouco da história por trás da foto de um Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura):

Foto de referência da cena: imagem sem corte, sem tratamento, apenas importada no LRC. O beija-flor estava a aproximadamente uns 10 metros de distância. Queria ver como o sistema iria se comportar em situações de ave pousada perto de um monte de galhos.

Antes de fazer a foto gastei um bom tempo me familiarizando com o MENU e entendendo o que cada coisa faz. Tem bastante coisa. Com certeza vou precisar sintonizar melhor o sistema de AF e tenho que voltar em algumas opções para entender melhor seu funcionamento.

Configurei a câmera de forma que:

• botão AF ON: SERVO AF + Ponto Único;
  • botão * : ativa o detecção animal+rastreio;
  • botão disparador: pressionado pela metade inicia apenas o sistema de fotometria.

Se, por algum motivo, o sistema de detecção detectar qq coisa que não seja a ave (botão *), rapidamente consigo fazer o foco com o ponto único (botão AF ON) e ativo novamente o sistema de detecção/rastreio (botão *). Fico com os 2 modos sempre disponíveis e com rápido acesso.

Uma função que achei interessante foi no menu Rosa - AF - página 5

A opção padrão é AUTO. Alterei para ponto. Com isso o sistema de detecção face/olho inicia a partir do local onde o ponto de AF está.

Alterei também a sensibilidade do rastreio para evitar que fique pulando de lugar rapidamente. Ao longo do uso vou avaliar melhor estes ajustes.
Servo AF: Case 1
Tracking sensibility: -1
Accel./decel. tracking: -1

Importante ressaltar que fiz esta foto já com as configurações que expliquei acima.

O sistema de detecção/rastreio reconheceu a ave e era possível observar a detecção do olho. Quando a ave ficou de costas e dependendo do ângulo da cabeça, a detecção de olho continuava e hora alternava para as costas. Entretanto, percebi que toda essa “inteligência” as vezes se perde na cena e a configuração da câmera até o momento já se provou funcional. :ok:

A imagem a seguir mostra uma parte da tela do software Canon DPP com destaque nos seguintes informações:

• onde ficou o ponto de AF na foto em questão
  • algumas informações de EXIF para ilustrar as configurações da câmera.

A câmera está com o FW 1.5.1, que é o mais recente, na data de hoje. A lente está com o FW 1.0.9, que é o penúltimo. O FW 1.0.10 acrescenta apenas compatibilidade com a R3. Depois vou atualizar a lente.

Por fim, na situação de ave pousada em um galho, e, com o AF configurado para contínuo com ponto simples não notei diferença entre o que estou acostumado com a Z6+FTZ+200-500. Lembrando que é uma “percepção inicial” e preciso testar mais para confirmar. Com relação ao sistema de detecção face/eye-af para animais e rastreio não tenho como comparar a Z6, já que, ela não tem essa opção. A Z 6II tem mais opções nesse aspecto, mas, no momento não tenho acesso a uma Z6 II ou Z 7II para comparar.

E a duração da bateria? Bom, câmera nova, sistema de MENU diferente, não avaliei isso ainda. Mas, neste momento de ficar ali no MENU toda hora, ajustando, checando e testando opções o gasto de bateria foi alto. O que já era esperado.

Não testei vídeo ainda. Estou esperando meu cartão Cfexpress tipo B chegar p/ ver o 4K60p e outros modos.

:ok:

• botão AF ON: SERVO AF + Ponto Único;
  • botão * : ativa o detecção animal+rastreio;
  • botão disparador: pressionado pela metade inicia apenas o sistema de fotometria.
    Com isso o sistema de detecção face/olho inicia a partir do local onde o ponto de AF está.

Acredito ser a melhor configuração possível.

Comprou Sena?
Ou é emprestada?

Bem vindo ao clube!!

A minha R5 deve chegar segunda, sobre o sistema de AF não posso opinar as configurações pois não é o que fotografo, mas vou fazer uma foto do meu pra social na R6.

Comprei.

Valeu! :ok:

Putz, boa idéia de compartilhar o seu esquema de configuração de câmera para fotografia social. :ok:

:o
vamos ver… :ponder: :assobi: :hysterical:

Ainda tenho a Z6. A questão de diferença do ruído eu já esperava. :ok: A prioridade nessa escolha foi resolução.

Eu já tinha decidido migrar 100% para ML, câmera e lentes, e é uma ação que já estou fazendo a um bom tempo. Agora tenho que começar o feirão de mais uma leva de equipamentos para abrir espaço para os próximos. :assobi:

Segundo os YouTubers a R5 tem o mesmo ruído da R6 ao redimensionar para 20MP.

tem de começar de algum lugar, ou, nesse caso, com alguma ave. :assobi: :ok:

Bom, despertou a curiosidade… entrei no google e já aprendi umas coisas.

Numa pesquisa rápida temos 5 espécies de Urubu no Brasil. Não sabia.

No primeiro sábado de setembro, comemora-se o Dia Internacional de Conscientização sobre os Urubus. fonte: https://blog.parquedasaves.com.br/2021/09/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-urubus/

Também não sabia.

:ponder: Vou ter de passar um pente fino no meu arquivo e ver o que tenho de Urubu. Inclusive passar a prestar mais atenção no bicho.

Top! Parabéns :clap:

Pegou ela em vez da Z7 ii por causa do af superior?

Excelente, precisa de bastante resolução usa os 45mp que dispõe.
Vai fazer um social usando C-Raw tem o mesmo ruído da R6.

Pensando assim, ser uma câmera tão versátil ela acaba não sendo tãaao cara… Oh, wait :hysterical:

Desde o lançamento da R5/R6 venho acompanhando o sistema EOS R mais de perto e gradualmente o sistema começou a se tornar interessante para as minhas necessidades, tanto em foto quanto em vídeo.

Tive a oportunidade através de amigos de ver de perto uma R5 e R6 e com isso ver na prática algumas coisas que só tinha visto pela internet. Acho que daí a “pulga atrás da orelha” evoluiu para outra coisa. :hysterical:

Opa, qualquer comentário ou dica sempre ajuda! :ok:

Preciso testar mais a questão do Spot AF e 1-point-AF. No momento a opção de uso está entre Spot AF e detecção de animais.

Provavelmente vou ter uma dos bancos C1-C2-C3 com 1-point-AF para fotografia de natureza e a esquema acima para aves em outro banco.

:hysterical: :hysterical:

C-raw tem os mesmo 45MP, não? Teria que fazer o resize na pós.

Até onde vi mantem os 45MP e muda apenas o tamanho em MB porque usa compressão com perdas.

Sim, o Dual Pixel no momento é o melhor sistema de af.
Foi essa a pulga kkk :hysterical:

Verdade, seria um trabalho a mais.

Na verdade o CRAW vou usar para manter os 25~mb por arquivo no social onde é muito volume. Questão de resolução eu entrego tudo em 4000px na maior mesmo, então não muda nada pra mim. Só mando exportar do LR.

Sinceramente, desde as D750 eu não fico vendo essas coisas de ruído, é tudo a mesma coisa kkkkk. 95% do trabalho só vai ser postado na web, então o ruído some.

@andré

A minha R5 chegou hoje, fiz um ensaio pela manhã já, com o FW 1.3.1, e acredite, ela apareceu o aviso de super aquecimento para video (mesmo sem ter feito nada de video). Estava uns 29C e tomando sol toda manhã… na R6 nunca me aconteceu.
Ela (R5) não parou de fotografar, mas pra video acho que poderia dar algum problema.

Vou atualizar o FW hoje e ver os próximos capitulos.