Caros amigos do grupo, quero relatar um problema que tenho enfrentado com a minha D750 velha de guerra. Eu a utilizo sempre em todos os casamentos que eu fotografo. Deixei ela para fazer somente os making of e alguns retratinhos com a 85 no meio do casamento, algumas vezes entradas.
É uma câmera muito boa, recentemente eu precisei trocar o mecanismo do diafragma e limpeza na Hite Cameras em SP.
De uns tempos para cá, eu notei algo que ela tem apresentado com uma frequência considerável.
Em determinados momentos, eu fotometro a pose, disparo e simplesmente a foto está estourada. Fotografo de novo na mesma configuração, a foto fica normal. Faço outra, ela estoura. Às vezes, emenda uma sequência de fotos estouradas. Vou enviar um exemplo de sequência de fotos totalmente superexpostas.
Algumas vezes, mesmo eu alterando a configuração, ela simplesmente capta a foto estouradíssima. Daqui a pouco, volta ao normal.
Algum membro aqui do grupo já passou por isso e sabe o que poderia estar ocasionando isso?
Sei que o ideal é enviar para manutenção e tal, farei isso mais pra frente, mas queria saber se mais algum nikonzeiro passou por esse problema e o que foi.
Vejam abaixo um exemplo de como ela estava numa regulagem e simplesmente estourou
Minha hipótese é que o obturador pode estar grudando. A câmera comanda exposição X, e o obturador pode estar fazendo X+Y. Imagino que isso daria um erro, mas se vc já trocou uma vez, pode ser que algo não funcione mais como antes. Se isso acontecer algumas vezes e não em todas, pode ser que o Y que eu citei seja variável.
Obrigado pela resposta, Carlos. Sim, ela apresenta o mesmo problema com qualquer objetiva. Uso muito a 24mm nela. De vez em sempre ela está fazendo isso.
Obrigado, Felipe. Creio que seja isso mesmo. Querendo ou não, a câmera vai ficando cansada mesmo, trocando os mecanismos ela dá uma renovada, porém como não trocamos tudo, uma parte pode ser que esteja desgastada e com o tempo vai travando. Sinais de velhice equipamental