“Normal” é uma forma de dizer. Nossa imagem está com um forte gradiente, que é quando a luz vem gradualmente de um lado específico. Sabemos que, no espaço, a única luz existente é a das estrelas e nebulosas de emissão (de luz). Estas estão tão longe de nós que chegam à Terra de forma bastante uniforme. Todos os gradientes são causados por poluição luminosa, ou até por reflexo da luz da Lua na nossa atmosfera. Pra eliminar estes gradientes, vamos usar o Graxpert, e usar a remoção de ruído por inteligência artificial. Há outras maneiras, mas essa é a mais fácil.
Vamos em Scripts > Python Scripts > Processing > Graxpert-AI.py
Se não aconteceu antes, vai acontecer agora de o Siril baixar o interpretador Python pra executar os scripts usados dentro do programa. Em seguida, vamos baixar os modelos de IA que vamos usar No caso, os mais recentes de remoção de gradiente (background extraction) e redução de ruído. Ao clicar em “Graxpert Model Manager”, pode-se baixar os ditos modelos que vamos usar.
Moleza até agora? Vamos então à remoção de gradiente. Há dois tipos de correção normalmente usados: subtração e divisão. A subtração costuma ser mais eficiente na remoção de gradiente, e a divisão costuma preservar melhor a cor. Neste tutorial, eu preferi usar a divisão. Note que estas duas correções são as mesmas usadas em qualquer programa de edição de imagem que use camadas (layers).
O segundo parâmetro é a suavidade (smoothing). Isso varia de acordo com o nível de poluição luminosa e características do telescópios. Pra quem me acompanha há algum tempo, eu venho batalhando contra reflexos internos, então usei o smoothing=0. Ao apertar Apply, o gradiente será removido após alguns poucos segundos:
Ainda sobrou um pouquinho de gradiente, mas como o Universo não é tão cinzento, este gradiente será removido mais tarde.
Amanhã eu continuo. Lembremos que ainda estamos na fase linear.