Olá galera, ja li em varios lugares dizendo o seguinte;
Camera sem motor de foco com lente com motor de foco é mais rapido que camera com motor de foco e lente sem motor de foco.
Se ficou confuso acima, vou resumir aqui:
É verdade que:
Lente com motor de foco, foca mais rapido que lente sem motor de foco??? (Logicamente a sem motor de foco tem que estar em uma camera com motor).
Isso é verdade ou é mito? ou depende de lente pra lente, e de camera pra camera?
Parceiro, essa questão de motor de foco acontece principalmente em câmeras Nikon, pois para “baratear” os custos de câmeras de entrada (D3xxx, D5xxx) eles removeram o motor de foco do corpo da câmera, então para ter foco automático você tem que comprar as lentes com o motor de foco na lente (se não me engano AF-S).
As câmeras que possuem o motor de foco no corpo (D90, D7xxx e as profissas) podem usar tanto lentes com ou sem o motor de foco (lente sem motor é AF eu acho), mas não vai ter muita diferença em velocidade de foco eu acho.
É mais a questão de ter ou não auto foco com determinada lente, num determinado corpo…uma D5200 não vai fazer auto foco com uma lente AF, somente se usar uma AF-S, entendeu? Já uma D90 faz auto foco tanto com AF-S como com AF, pois o motor está na câmera e não na lente.
Diferente das demais câmeras (Canon, Sony e outras) que possuem o motor de foco nas lentes, não há a preocupação com essa questão.
Já tem muitos tópicos sobre o assunto, mas vamos tentar resumir em poucas frases. Além do que o Pablo disse, funciona assim:
Câmeras com motor (chamemos de AF): Focam em lentes AF pelo motor embutido e
em lentes AF-S pelo sistema eletrônico (AF-S).
Câmeras sem motor (chamemos de AF-S): Focam somente pelo sistema eletrônico (AF-S). Lentes AF só terão foco manual.
Em ambos os casos, a velocidade do foco vai depender da combinação da lente com a câmera. Câmeras mais caras (e melhores) com lentes mais caras (e melhores) vão geralmente focar mais rápido que conjuntos mais baratos.
Fiquei curioso!! Só uma dúvida porquê essas lentes são chamadas sem motor? porque pelo que noto todas as lentes “sem motor” o motor é interno ou seja dentro da lente, já que não existe nenhuma engrenagem no corpo da câmera conectado com outra no corpa da lente “rodando” as lentes sem motor, expliquem porque elas são chamadas sem motor não deveriam ser chamados de outro nome!!!?? :assobi:
Você não usa Nikon né? Na Nikon existe um pino chanfrado no corpo (baioneta), e uma ranhura com chanfro inverso na lente, ambos fazem a conexão do motor do corpo com as engrenagens da lente, esse sistema faz com que o motor que existe no corpo transmita o movimento de foco à lente. As câmeras de entrada da Nikon não possuem esse motor, portanto as lentes da serie D da Nikon não recebem o movimento do motor e não fazem auto foco nessa linha de câmera. Ao contrário da Canon onde todas as lentes possuem motor.
Vou te responder de uma forma bem objetiva, as lentes com motor de foco são mais rápidas e mais silenciosas, porém possuem um movimento de foco menos preciso (afeta quem usa foco manual)
Sim só uso Nikon, tenho uma D-7100 uma D-610 e uma D-750 é que conversando com um amigo eu nunca tinha parado pra pensar essa questão do motor então comecei a me questionar como seria esse motor já que nas lentes “sem motor” pareciam ter motor interno já que eu nunca tinha visto essa engrenagem, agora depois da explicação de vocês e da foto ilustrativa da D-7100 tudo ficou claro,parabéns ao pessoal do fórum sempre afinados.
Sempre usei lentes e câmeras que tinham motor então nunca me preocupei com isso, minha primeira câmera digital em 1995 foi a D-50tinha e ela e a lente já tinham motor de foco, antes eu usava uma Nikon de filme FM3a
So para complementar, a Pentax também tem motor no corpo da câmera, mas também suporta motores nas lentes.
No caso da Pentax não faz diferença pois todos os corpos suportam as lentes com ou sem motor interno.
Todos os outros fabricantes tem motores de foco nas lentes.