Qual a sua... Abertura favorita?

Já que o companheiro começou a discussão sobre qual a lente favorita… eu gostaria de começar um debate sobre: Qual a sua abertura predileta?

Bom eu vou começar…
Estive olhando meus EXIFs e constatei que uso bastante f8. Acho que por fazer muita fotografia de produto e paisagem, acabo que uso mais essas aberturas mais fechadas para ter mais profundidade de campo. Não que eu não goste de usar outras mais abertas, eventualmente uso, mas confesso que não sei calcular de cabeça com diafragmas mais abertos (tipo menor que f4… não sei se por exemplo vai ficar com o olho em shallow focus e a orelha desfocada).

Pra todos os efeitos as aberturas que mais uso são F4 e F5.6, mesmo que a lente seja 1.4 ou 1.8 kkkkk :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Uffa não estou só neste mundo hahah

Raramente uso F2, geralmente começo em 2.8 mesmo hhehehe

f2.8

Depende… mas do ponto de vista quantitativo diria que é:

f8

Acho que depende da lente e do trabalho, mas no geral f8 vai bem para grande parte delas.

Pra quem quer nitidez máxima sim. No geral as aberturas mais otimizadas estão de 1 a 3 stops mais fechadas. Exemplificando:

Lente com aberturas mais amplas 2.8 ou maiores (1.8, 1.4) ; Nitidez máxima entre F2.8 a F5.6 (em F8 também, mas alguns sensores podem ter difração);

Lentes com aberturas menos amplas (3.5-5.6) - Nitidez máxima entre F8 - F11 (incluindo F9, F10) .

Reforçando que nitidez não é tudo numa objetiva e depende muito dos objetivos .

Nunca pensei nisso :ponder: não tenho abertura favorita pois depende da intenção na captura… :ponder:

Pense como a mais usada… Tipo um jeito de ver isso é se vc trabalha com um catálogo no LR, entrar no filtro e ver o quanto dá de fotos por abertura.

Ou você pode dizer: eu uso sempre na mais aberta (f2.8 ou f1.8) que a lente tenha, só não uso mais aberta pois não tenho lente f1.2, mas se tivesse usaria (por exemplo).

De uma parte de trabalhos que fiz no segundo semestre deste ano, fica evidente…

f2 all the way. Kkkkk Já tirei umas 70 mil fotos desse catálogo, mas a proporção é a mesma.

Eu fico bastante em f/4 e 5.6, lógico isso depende muito do ambiente, mas essas aberturas estão muito presente em minhas fotos.

Adoro tirar fotos em 2.8 na minha objetiva canon 50mm. Eu acho que nessa abertura ela tem a nitidez máxima, as fotos ficam muito perfeitas, com o nível certo de desfoque.

Eu trabalho com bastante limitação de luz… E minha abertura que mais uso é f/4. Que é a mínima das minhas lentes. Nem compro lente 2.8 pra não me tentar a usar.

Meu telescópio mais usado é f/4. Usando um redutor, passa a f/3.

f/1.4
Sou novato.

Extremos?

Acho que eu uso mais f2 e f2.8 por gostar de retrato com o rosto todo focado, o que pode ser um desafio ja em 1.8, e certamente aparece em 1.4 e 1.2

Do outro lado do extremo, f8 é sempre meu ponto de partida para aberturas mais fechadas e um sweet spot de qualidade

Pra ser sincero não vejo muito mais graça em aberturas gigantes que proporcionam aquele bokeh todo. Sei lá, antes me impressionava, mas meio que fui me fartando desse tipo de foto.
Tenho a 50mm f/1.8 e conto nos dedos quantas vezes usei abaixo de f/2.8.

Sei que muita gente ama, mas meio que enjoei desse tipo de look. Com o passar do tempo fui fechando a lente e descobrindo outras texturas que me permitiram explorar outras composições. Hoje em dia nas minhas fotos quero mais coisas em foco, quero mostrar mais.

Não significa que são fotos necessariamente melhores ou piores (sou amador, mal sei fotografar) mas só não me desce muito mais esse tipo de foto em que 99% do quadro está fora do dof.

Essa questão de abertura na minha opinião está subjetivamente ligada a dois pontos. Uma lente Ideal, e o segundo ponto é valor financeiro.
Não vai ter muita discussão se uma lente mais acessível, na casa dos 300 dólares vale. Mas uma lente que chegue nos 600 dólares para cima, vai gerar discussão, porque valor é subjetivo.
Exemplo… Lentes na casa dos dois mil dólares , eu sendo amador saem do meu radar. Se eu fosse profissional talvez estaria. Eu percebo valor? Sim. Mas dentro da minha competência eu conseguiria justificar? Não.
Na minha opinião as lentes fixas mais sofisticadas são mais claras e caras.
Mas… Ainda bem que cada um leva do seu modo.