Minha esposa trabalha a 8 anos na área de fotografia e está fazendo um upgrade agora, porém ela não quer Mirrorless, quer uma Full Frame, o orçamento é no máximo R$ 6.000,00. Dentre as opções que encontro entre 6D e 6D MARK II a diferença é de 3 Mil reais, compensa pagar esse valor a mais? Se ela pegar a 6D vai conseguir investir a diferença do valor numa 24-105 ou 24-70, se investir na 6D MARK III vai ficar um tempo usando a 50MM e usando a Cropada com as lentes dela. O que vocês acham que é melhor a se fazer?
Ela fotógrafa muito dentro de estúdio, faz eventos e casamento raramente.
Embora lentes sejam sempre um melhor investimento do que câmeras, neste caso eu recomendaria a 6D mk II. É uma câmera já defasada em nome das mirrorless pois a Canon descontinuou sua linha da DSLRs. A 6D é uma câmera muito defasada, eu iria na 6D mk II.
Agora uma observação: Acho que com 6.000 reais você consegue uma Fullframe de entrada que seja mirrorless… Existe a Canon RP que já é Mirrorless, então sua esposa já poderia ir aos poucos comprando lentes RF pro próximo upgrade dentro do mesmo sistema.
Full frame, mirrorless, e aceita as lentes EF-S que por ventura sua esposa possa ter.
Comprar uma DSLR hoje, com opções ML no mercado a preços parecidos, não me parece uma boa ideia.
Se tivesse somente os três mil, aí sim, 6d resolveria a situação. Mas se tem um pouquinho a mais pra inteirar, melhor ir na tecnologia mais nova.
Eu usava DSLR APS-C, e todas minhas lentes eram EF-S.
Comprei RP e fiquei usando um tempo até migrar as lentes para EF. E foi excelente.
Se comprar DSLR, numa emergência não consegue usar lente EF-S. na ML sim.
A propósito, que câmera e quais lentes ela tem além da 50mm?
Ainda tem isso, apareceu umas 24-105 aqui por R$ 2.500,00 mas fiquei com o pé atrás, por não ter tanto conhecimento na área, comprar sem saber desses detalhes é tenso
Cara, quando comprei RP, eu usei minhas lentes EF-S um tempo ainda, até poder comprar as EF.
Tipo, na mirrorless você perde resolução, é fato. RP caía pra 10.4mp com lentes EF-S.
Porém, nas DSLR full frame, não dá. Espelho bate na bundinha da lente na Canon, e dá vinheta na Sigma.
Entreguei muito album de casamento feito em 10mp com RP com 10-18, 17-50 e 50-150.
Foi fator determinante para mim.
24-105 I eu não compro usada nem por mil reais.
Os caras usam, usam, usam, aí cabo flat estraga. Aí o cara arruma no técnico da cidade, que não manja muito. Como é uma lente comprida, monte de elemento, etc, 99% dos casos ela volta zoada, foco cabuloso, enfim. Aí ele manda de volta, o técnico desmonta, monta, diz que calibrou. Aì o cara usa, pega desgosto na lente e anuncia ela, como “Recém revisada”. Para mim, é cilada.
Pois é. Tecnologia mais nova, tendência do mercado.
Eu preferiria também.