Pessoal, vcs sabem quais modelos de flash podem ser usados com uma Yashica 35 GX?
Eu sei que ela tem o contato PC na lateral…
Meu medo é só usar um flash mais moderno e fritar a camera…
Pessoal, vcs sabem quais modelos de flash podem ser usados com uma Yashica 35 GX?
Eu sei que ela tem o contato PC na lateral…
Meu medo é só usar um flash mais moderno e fritar a camera…
Olá tudo bem? Talvez o @RenatoRochaMiranda pode ajudar com essa pergunta.
Os flashes mais modernos, em geral têm tensões de trigger menores e em teoria seriam menos perigosos. Outra coisa… Cameras antigas têm muito pouca coisa pra ser fritada… O certo, é encontrar informações técnicas da camera pra saber qual é o máximo de tensão de trigger que ela aguenta.
Depois, procurar na documentação do flash qual é a tensão de trigger dele…
artigo bem interessante…
https://rangefinderforum.com/threads/flash-for-yashica-electro-series.38662/
boa thread. parece que a tensão de trigger na GS afeta o comportamento do obturador, mas não falam de dano…
Ate onde eu pesquisei, o problema de voltagem é maior com as DSLR, que aceitam até 6V, ou seja, acima disso, frita a camera…
Tem um forum de usuários de Yashica com as voltagens e vários flashes são acima de 200v…
Eu to de olho em comprar um Yashica CS-201, CS-220 ou PRO 50DX.
Em tempo: a eletronica da GX é bem diferente das GS, GT, GTN e anteriores, pelo jeito. A GX já é uma das últimas dessa série…
Exatamente! Nas cameras mais antigas, o disparo do flash era um simples interruptor, uma chave, comandada pelo mecanismo do obturador. Numa camera mecanica, essa tensão podia estar no nível pau-de-arara que não tinha problema. Aí começaram a por eletrônica… Na Nikon, por exemplo, a última chave mecânica foi na Nikon F3. Na F4, essa comutação já era feita eletronicamente. Aí é que mora o perigo… Tensão de trigger alta, pode fritar esse estágio de comutação e não é só em DSLR. Cameras analógicas com disparo eletrônico também são fortes candidatas a problemas…