Qual Maior Desafio do Fotógrafo Hoje 👇🏼

NA SUA OPINIÃO O que é mais desafiador para fotógrafos hoje em dia?

• Captar Clientes de Forma Consistente
  • Conhecer e Usar Ferramentas
  • Gestão de Tempo e Finanças
  • Achar Conteúdo Sem Firulas
  • Saber Mais Técnicas
  • Acesso a Equipamentos e Acessórios
  • Fazer Network Sem Reservas
  • Posicionamento Digital
  • Confiar em “Gurus” de Mercado
  • Conhecer Novas Técnicas Criativas
  • Dizer Não às Novidades
0 votante

Depois que votar, poderia comentar a sua opinião, pensamento ou alguma experiência sobre seu posicionamento? :backhand_index_pointing_down:t3:

1 curtida

Bom, na minha opinião…

Acredito que ainda hoje a maior dificuldade de fotógrafos é de conseguir novos clientes na fotografia, seja em qualquer nicho. O mercado muda muito rápido…

Talvez outros amigos aqui no fórum podem compartilhar o que pensam…

O que acha:
@Lindsay @Lu_Valiatti @Lucas2 @LeandroR @aviasom @AFShalders @Adaildo @Eduardo_Lourenco_Pin @Roberto_Dellano @Tiago_C @iMarco @Edineia @Vinicius_Lima @vangelismm @HALABIBI @Pedreira @pablo.ebani @Jose_Getulio_Oliveir @jesusmier @Jardim @azeredocarol @Ryu @Roberto_Dellano @Rezak_Fotografia @Wesley_Rodrigues @Willianrezende @Guto_Marc @GRAUBY @nandoespinosa @Bruna.WR

É um assunto bacana para discussão.

1 curtida

Votei em “Acesso a Equipamentos e Acessórios”. Lembrando que não sou um fotógrafo profissional E TAMBÉM tenho foco em fotografia analógica, o que de plano já descarta a grande maioria das opções em votação.

3 curtidas

Pra mim, fotógrafo amador, o maior desafio é a gestão de tempo/finanças: primeiro, porque é fácil se perder no dia-a-dia e esquecer da fotografia. A gente deixa passar um dia, dois, e quando percebe, está sem fotografar há meses (ou anos).

Então, as finanças: pro amador, a questão é somente o quanto se quer gastar no equipamento. O retorno vem somente pelo prazer que o hobby proporciona, o que vem acoplado ao aspecto do tempo: se eu não tenho tempo pra fotografar, comprar mais equipamento vai resolver isso? A resposta demende de cada um.

3 curtidas

O eixo “Tempo - Finanças” é interessante porque pode valer tanto pra fotografia, quanto pra qualquer outra coisa. Eu estou quase me recusando a votar pois é uma baita indecisão.
A respeito de “Achar conteúdo sem firulas”, bem, o fórum me salva :slight_smile:
Lembrando que, como o @Eduardo_Lourenco_Pin , não sou fotógrafa profissional, e estou caminhando bem devagarinho no amadorismo por falta de tempo.

2 curtidas

Aqui vamos nós. Principalmente quando se é uma pessoa que ama a estabilidade e prefere encontrar caminhos racionais para obter dinheiro e estabilidade, mas completamente irracionais pra alma…

3 curtidas

“Abandonei” a fotografia exatamente por isso que você falou… Os meses viraram anos… Aí, quando resolvi voltar, me condicionei a SEMPRE carregar a tralha comigo pra não ter a desculpa de que não tinha uma camera na hora.

E comprar equipamento funcionou, pois agora me obriguei a utilizá-lo…

4 curtidas

Aí eu levo uma vantagem sobre você… Sou um velho que já não precisa mais batalhar muito pra viver. Isso me dá mais tempo e me permite algumas extravagâncias…

5 curtidas

Sou jornalista por profissão e nos últimos anos a minha vida profissional foi sendo empurrada aos poucos pra área de relações públicas, paulatinamente me afastando do fotojornalismo. Estou longe do mercado profissional, fazendo poucos freela. Então meu voto foi na dificuldade de encontrar conteúdo sem firulas, já que sempre há algo novo para aprender quando falamos em fotografia. E que também tenha alguma profundidade, não seja focado apenas no que tal câmera faz, na nitidez de tal lente…

Ultimamente tenho buscado conhecimento nos livros impressos, confesso que não tenho mais paciência para ficar garimpando bom conteúdo na internet.

4 curtidas

Sou muito amador.
Votei Acesso a Equipamentos a Acessórios.

3 curtidas

Oi!! Eu me sinto escrava do Instagram, fiz alguns cards para divulgação, estou postando há 15 dias e simplesmente não recebi nenhum retorno. Tem que pagar, fazer vídeo, stories e etc., e no meu dia não sobra tempo e nem dinheiro para pagar um social media sem a menor garantia de retorno. :pensive_face::woozy_face:

2 curtidas

Já pensou em contratar um social media em freela? Muitos fazem bico pra garantir uma renda adicional. SUGESTÃO: Procure uma MULHER social media. Elas têm mais sensibilidade em relação ao tema newborn…

1 curtida

Oi @CatarinaAndrade o que nos ajuda muito é seguir uma variação de algumas dicas abaixo:

1) Publicar trabalho que naturalmente provoca reações nas pessoas: Sorriso, Choro, Momento Inusitado, História (Carrossel), Video bastidores, marcando pessoas relevantes para participar do que você está publicando.

2) Agenda a publicação para o dia seguinte / semana: No dia você não preocupa em publicar em Feed… só em stories com bastidores. Bastidores, dia a dia, perrengue, vitorias, conquistas, “como fiz isso”, “estou passando por aquilo”…

3) Não precisa de um “Social Media” se abraçamos como estilo de vida o que precisamos mostrar… videos, conteúdo tudo isso pode ser você mesmo, e como parte da jornada como fotógrafa… e não uma “grande tarefa”… publica sem esperar “retorno”… e as pessoas que TE seguem virão. Funciona muito!

4) Promova OUTRAS pessoas no seu mercado, faça entrevistas, LIVES uma vez por mês para começar… e “unir” públicos parecidos. Você e Alguém de Maquiagem, Você e Alguém de Estética e cria conteúdo bacana trazendo o INTERESSE de pessoas para você e seu trabalho.

5) Cria um evento LOCAL no fim do ano de você com 3 outras profissionais, dividam custos e APRESENTA sua fotografia para pessoas “convidadas” para o evento, CRIA SEU MERCADO e avança.

6) Evite olhar para o mercado quem faz A ou B.

7) Ninguém valoriza você mais do que você mesmo - faça POR VOCÊ mesmo!

Precisando de ajuda, chama no privado ou publica suas dúvidas por aqui que nossa missão é equipar todo fotógrafo. (Participe do nosso encontro semanal Convite para grupo do WhatsApp)