Olá pessoal, queria saber qual AF funciona melhor com adaptador em um corpo Sony, da Canon ou da Nikon?
Minha dúvida é porque estou pensando em comprar uma lente 300mm f2.8 da Nikon ou da Canon para usar em uma câmera Sony FF, mas não sei qual delas funcionaria melhor.
Aproveitando o tópico, alguém já utilizou lentes Minolta com o adaptador Sony LA-EA4 em um corpo Sony M-Mount? E se sim, o resultado principalmente em relação ao AF foi bom?
Cara o grande problema na minha opinião é que vai depender muito do corpo da câmera FF da Sony e também do adaptador. Existem vários adaptadores, tanto de Canon e Nikon, para o Emount da Sony. O autofoco contínuo, no geral, não funciona na maioria deles. Já o foco single (AF-S) costuma funcionar bem, mas nenhum deles terá um desempenho excepcional em velocidade de autofoco quanto uma lente feita para o próprio Emount da Sony.
Uma dúvida, porque não pega alguma lente genérica para o próprio sistema da Sony? Salvo engano a Tamron lançou uma 100-500 pra Sony. O autofoco de uma lente produzida especificamente para o sistema sempre será melhor , mais rápido, preciso e confiável. Adaptador mesmo em bom estado de funcionalidade, sempre será uma gambiarra e nunca pode se esperar o mesmo resultado. Sobre a Tamron 100-500: https://www.bhphotovideo.com/c/product/1636755-REG/tamron_afa057s_700_150_500mm_f_5_6_7_di_iii.html/reviews
Não posso dizer com relação a Canon, pois testei pouco. Mas com relação a usar lentes Nikon adaptadas em câmeras Sony eu posso afirmar por experiência pessoal: esquece. Não vale a pena.
Não posso dizer de Nikon-Sony, mas as lentes da Canon pra Sony, nenhum adaptador tem um desempenho decente de foco. Só compensaria pra foco manual usando o focus peaking e pelo controle de abertura. Autofoco até funciona, mas geralmente só pra foto e no modo “single”; a maioria dos adaptadores que vi até hoje não funciona o modo de foco contínuo. E há toda uma combinação de lentes de outro sistema, com corpos de câmera variados. Então, não podemos esperar milagres; compensa mais comprar uma lente nativa do sistema da Sony, nem que seja uma lente genérica como Sigma, Tamron, etc.
:ponder:Nikon e Canon não possuem interesse algum que funcione nas sonys pois aínda são empresas de câmeras. Se funcionar bem fique feliz. Desculpe mas acho uma roubada.
Ja fui louco para ter algumas lentes. Entao eles mudaram as cameras. Hoje em dia nao acredito em nenhum sistema que tenha 100% de vantagem. Depende muito da necessidade e situacao. Muito.
Bem, todos os adaptadores Commlite que usei deram algum tipo de problema, ou o foco era lento, ou alguma funcionalidade de AF parava de funcionar, ou transmitia o exif errado… Detestei.
Depois de muito apanhar, resolvi comprar o Sigma MC-11, e funcionou perfeitamente com todas as lentes da Canon que tenho, com foco rápido, preciso e todas as funções de AF funcionando como deveriam.
As lentes Canon que testei: EF24-70L, EF-50 STM, EF-40 STM, EF 24-105 STM, EF-17-40L, EF 70-200L F4, EF 24-85 USM, EF-85 1.8
Quanto aos adapdadores da Sony, tive o LA2 (o com o motor de foco) e funcionou perfeitamente tanto com lentes da Minolta Maxxum quanto com Sony. Todas as lentes que testei com esse adaptador não tinham motor interno.
O adaptador da própria Sony A-Mount/Minolta para Emount é pra funcionar 100% mesmo; não esperaria algo diferente disso. Agora os adaptadores genéricos, na maioria das vezes, deixarão a desejar em algum aspecto. Só uma dúvida, esse adaptador da Sigma funcionava até com o foco contínuo em vídeo?