Como iniciante na arte fotográfica gostaria de saber o significado do modo BKT.
Esse recurso de exposição automática em série é encontrado nas compactas também?
Como funciona?
Por último, o que vcs querem dizer quando falam que uma lente X é mais clara que a outra Y? Isso serve para as lentes das compactas também?
É verdade que as compactas da Panasonic apresentam as lentes mais claras?
Esse recurso de exposição automática em série é encontrado nas compactas também?
Como funciona?
Por último, o que vcs querem dizer quando falam que uma lente X é mais clara que a outra Y? Isso serve para as lentes das compactas também?
Abraços
Olá André
BKT é “bracketing”. Neste modo você pode regular a câmera para fazer 3 fotografias na sequência mas com exposições diferentes. Por exemplo, você pode configurar para fazer uma foto subexposta a -1.0 EV, uma exposta a 0 EV e outra a +1.0 EV. Ao clicar e segurar o disparador, a câmera faz 3 fotos seguidas com estas exposições. Isso é útil quando você não tem certeza sobre a fotometria ou em situações de muita diferença de luz nas áreas claras e escuras. Posteriormente você pode fazer um HDR (Hyper Dynamic Range) juntando as 3 fotos em uma só através de sobreposição em um programa como Photoshop por exemplo.
Não sei se há compactas com este recurso.
Uma lente é “mais clara” quando a abertura máxima de seu diafragma é grande. Considero abertura grande à partir de f/2.8. Há lentes f/1.8, f/1.4, f1/.2 e até f/1.0.
Quanto menor o número f, maior é a abertura máxima do diafragma da lente deixando mais luz passar em um intervalo menor de tempo. Por isso dizemos que a lente é “clara”.
Não sei dizer se as compactas da Panasonic possuem as lentes mais claras. Precisaria pesquisar…
Como funciona?
Abraços
Se nao estou errado… o que dizem sobre ser uma lente mais clara que a outra, diz respeito a sua abertura e consequentemente a passagem de luz…
uma lente com abertura f/2.8 é mais clara que uma f/4.0 quanto menor o numero, maior a abertura da lente e consequentemente mais luz passa, assim é mais clara…
Qto ao BKT (Bracket) eu ainda to tentando entender como funciona e claro, faze-lo funcionar na minha D50. hhehehhehe
Mas é um lance que voce dispara 3 fotos com valores de exposicao diferentes, por exemplo: a mesma foto com valores de exposicao -1, 0(ideal) e +1. mas isso tb nao sei direito ainda…
A abertura de lente vale para todas as maquinas… qq coisa de f/2.8 para baixo é o lance. lembrando que lentes em f/2.8 tem o custo faraonico…ou babilonico…
Braketing há em diversas câmeras compactas, superzooms ou prosumers. Sei que na série Gx da Canon há, tanto braketing de exposição quanto de foco (aliás acho que isso é para compensar a imensa dificuldade de focar com uma delas -risos- em condições de pouca luz). A Fuji s5000 tinha braketing de exposição, e a s7000 idem. Funcionava inclusive no modo Manual, você determinando o intervalo de exposição em EVs.
Só complementando, há também braketing de White Balance (Balanço de Branco).
Braketing de foco e exposição tem em várias compactas/UZ´s, como s S2 IS que estou usando. Basta definir o intervalo de foco, por exemplo, ao fazer fotos macros, uso o mínimo intervalo.
Só uma curiosidade, para que serviria o bkt de balanço de branco? Eu preferiria o ps mesmo.
Só complementando, há também braketing de White Balance (Balanço de Branco).
Braketing de foco e exposição tem em várias compactas/UZ´s, como s S2 IS que estou usando. Basta definir o intervalo de foco, por exemplo, ao fazer fotos macros, uso o mínimo intervalo.
Só uma curiosidade, para que serviria o bkt de balanço de branco? Eu preferiria o ps mesmo.
Eu também acho melhor ajustar o WB no Photoshop. O fato é que na Digital Rebel tem o braketing de WB. Talvez seja interessante se você fotografar em JPG mas eu fotografo em RAW.
Pessoal, uma curiosidade antiga: o que é esse “f”, que sempre aparece quando falamos da abertura de uma lente (ex: f/2.8)? É a referência do que seria uma captação máxima de luz? E os denominadores seriam o quanto essa luz máxima é dividida, para dar a captação real?
Pessoal, uma curiosidade antiga: o que é esse "f", que sempre aparece quando falamos da abertura de uma lente (ex: f/2.8)? É a referência do que seria uma captação máxima de luz? E os denominadores seriam o quanto essa luz máxima é dividida, para dar a captação real?
[i]f[/i] se refere a distância focal da lente.
Então se temos uma 50mm f/1.8, quer dizer que a abertura real do diafragma é de 50/1.8 que dá aproximadamente 27,8mm. Uma 50mm f/1.4 tem uma abertura real de 35,7mm.
Bracketing de foco eu nunca tinha visto. A minha só tem de exposição. Isso existe nas SLR também? Ou só nas câmeras com dificuldades para fazer foco manual?
Bracketing de foco eu nunca tinha visto. A minha só tem de exposição. Isso existe nas SLR também? Ou só nas câmeras com dificuldades para fazer foco manual?
Ricardo: Isso foi uma ironia minha. Não é no foco manual não, é no autofoco mesmo. Já usei uma G5 e era completamente impossível ela acertar o foco se não houvesse luz em boa quantidade. Aí a brincadeira, pois sendo uma função tão rara e havendo em uma câmera que tem dificuldade de focar... Isso leva a pensar no porquê.
Como funciona?
Abraços
Se nao estou errado… o que dizem sobre ser uma lente mais clara que a outra, diz respeito a sua abertura e consequentemente a passagem de luz…
uma lente com abertura f/2.8 é mais clara que uma f/4.0 quanto menor o numero, maior a abertura da lente e consequentemente mais luz passa, assim é mais clara…
Qto ao BKT (Bracket) eu ainda to tentando entender como funciona e claro, faze-lo funcionar na minha D50. hhehehhehe
Mas é um lance que voce dispara 3 fotos com valores de exposicao diferentes, por exemplo: a mesma foto com valores de exposicao -1, 0(ideal) e +1. mas isso tb nao sei direito ainda…
A abertura de lente vale para todas as maquinas… qq coisa de f/2.8 para baixo é o lance. lembrando que lentes em f/2.8 tem o custo faraonico…ou babilonico…
ABs
Marcinho… na D50 é simples…
Vá em Menu e (não lembro-me onde) escolha “Definir Bkt”.
Lá você poderá escolher em Bkt de Ev ou Bkt de WB.
Em Bkt de EV, você poderá escolher o “passo”, ou seja, quanto de EV super exposta e sub exposta você deseja usar.
Depois é só tirar as fotos… primeiro com a imagem regulada par EV = 0, e as demais serão ajustadas automaticamente conforme a escolha.
Se não me engano, o Bkt para WB você escolherá quais os WBs a usar… o regulado da máquina e o outro… usei o Bkt Wb somente uma vez.
Ricardo: Isso foi uma ironia minha. Não é no foco manual não, é no autofoco mesmo. Já usei uma G5 e era completamente impossível ela acertar o foco se não houvesse luz em boa quantidade. Aí a brincadeira, pois sendo uma função tão rara e havendo em uma câmera que tem dificuldade de focar... Isso leva a pensar no porquê.
Ivan, eu não acho que foi uma ironia, pois o foco manual na minha A60 era puro chute. Além de não aumentar a imagem para focar, o foco era por botões, ou seja, não tinha precisão nenhuma.
É no mínimo curioso um modo desses com foco automático, é como dizer que de cada 3 vezes talvez a câmera acerte uma!
Ivan, eu não acho que foi uma ironia, pois o foco manual na minha A60 era puro chute. Além de não aumentar a imagem para focar, o foco era por botões, ou seja, não tinha precisão nenhuma.
É no mínimo curioso um modo desses com foco automático, é como dizer que de cada 3 vezes talvez a câmera acerte uma!
Minha primeira digital, há três anos e meio, foi uma A30. Era barra pesada focar se a luz diminuisse. Aí um primo endinheirado comprou uma G5 (na época bem carinha) fui na casa dele e fotografei algumas vezes. Caramba, a câmera era ótima se tivesse luz, mas na sala de noite, luzes acesas, ela já relutava em achar foco…
BKT é "bracketing". Neste modo você pode regular a câmera para fazer 3 fotografias na sequência mas com exposições diferentes. Por exemplo, você pode configurar para fazer uma foto subexposta a -1.0 EV, uma exposta a 0 EV e outra a +1.0 EV. Ao clicar e segurar o disparador, a câmera faz 3 fotos seguidas com estas exposições. Isso é útil quando você não tem certeza sobre a fotometria ou em situações de muita diferença de luz nas áreas claras e escuras. Posteriormente você pode fazer um HDR (Hyper Dynamic Range) juntando as 3 fotos em uma só através de sobreposição em um programa como Photoshop por exemplo.
Olá Fábio, aproveitando a sua resposta ao post do Andre Santos, gostaria que vc me clareasse algumas dúvidas. Eu possuo uma D100 e gostaria de saber se é só programar para 3 disparos e automaticamente ela faz a variação de exposição?
BKT é "bracketing". Neste modo você pode regular a câmera para fazer 3 fotografias na sequência mas com exposições diferentes. Por exemplo, você pode configurar para fazer uma foto subexposta a -1.0 EV, uma exposta a 0 EV e outra a +1.0 EV. Ao clicar e segurar o disparador, a câmera faz 3 fotos seguidas com estas exposições. Isso é útil quando você não tem certeza sobre a fotometria ou em situações de muita diferença de luz nas áreas claras e escuras. Posteriormente você pode fazer um HDR (Hyper Dynamic Range) juntando as 3 fotos em uma só através de sobreposição em um programa como Photoshop por exemplo.
Olá Fábio, aproveitando a sua resposta ao post do Andre Santos, gostaria que vc me clareasse algumas dúvidas. Eu possuo uma D100 e gostaria de saber se é só programar para 3 disparos e automaticamente ela faz a variação de exposição?
Então, você precisa apertar o botão BKT e girar o "dial" atrás da câmera para ligar/desligar a função. Para ajustar a exposição, aperte o botão BKT e gire o "dial" da frente da câmera.