Fiz uma sessão de fotos anteontem em Stella Maris, praia aqui de Salvador, e algumas fotos ficaram com a qualidade não tão aceitáveis para mim em alguns momentos, mais em fotos de movimento. A velocidade do obturador está sempre acima de 1600, flash em ettl e estou no modo AV. Meu equipamento: Canon T7i + Sigma 18-300mm + Speedlite Yongnuo Yn685 II.
Não posso publicar as fotos aqui, obviamente… mas para ter uma noção:
Dá para ver que o flash iluminou mais, devido à claridade na bochecha. Quanto mais luz, mais qualidade, obviamente…E sei que dá para extrair o máximo de nitidez com essa lente. Se tiver no tripé, com a técnica apurada e o fotógrafo for o mais competente possível…kkkk
Diel, não sou muito fã das lentes Sigma zoom. As minhas fotos nunca ficavam boas enquanto eu utilizei as lentes sigma zoom, principalmente as mais antigas. Não posso afirmar que seja ela a culpada, mas particularmente a minha experiência com as lentes 24-70 e 70-200 da sigma não foram boas. Algumas fotos eu gostava, mas a maioria ficava com uma qualidade ruim, sem contraste e nitidez. Você tem outra lente para testar? Porque não vejo outra coisa a ser o problema nesse caso.
Não sei se vi essa diferença toda de qualidade. Sim, na foto 1 faltou um pouquinho de luz, por isso ela ficou mais escura que o fundo. Mas isso se corrige fácil. Mas me parece que o foco ficou um tantinho fora. Talvez valha a pena diminuir a abertura um pouquinho (o que vai baixar a velocidade), mas vc ganha em profundidade e nitidez.
Ah, e vc está vendo o arquivo raw direto no Windows? Tem uma chance grande de a imagem não estar sendo visualizada na melhor qualidade. Abra no sofware de edição pra ter uma ideia melhor.
Tenho a mesma opinião do Felipe. Essa fotometria me parece bem estranha. Dá para ver que nâo está sol mas a foto está subexposta.
Sugiro baixar o ISO para 100 ou 200, por no modo P (sim, P) e fazer um teste com medida spot, na pela da modelo, usando aberturas menores em torno de f8. Acredito que o mar e o ceu estejam enganando o fotometro.
Por isso minha recomendação de não ver no visualizador do Windows, pois ele vai sempre aplicar um ajuste ao raw. Qual ajuste? Não faço a menor ideia, e por isso mesmo a visualização por ele não serve pra muita coisa.
Bom dia! Desculpe a demora em responder. Sim. Possuo a Canon 18-200mm e a Canon 50mm. Além da 25-105mm que fica com vinheta na t7i, pois é lente da 5D MK 2. Vou fazer o teste nas mesmas condições de disparo aqui para ver.
Não deveria, porque é o cntrário: lentes pra APS-C deixam vinheta em câmeras full frame. O contrário deveria funcionar perfeitamente bem.
Você visualizou as imagens no programa de edição ao invés do visualizador do Windows? O mesmo problema continua? Eu pediria um raw ruim pra dar uma olhada, mas provavelmente vc não pode compartilhar.
Acho que compensa você fazer outro teste utilizando outras lentes nela. Para que você possa ter um comparativo ideal. E se puder postar os raws desse segundo ensaio, seria excelente para podermos realizar uma avaliação mais precisa do que pode ser o problema.
Enquanto não faço o teste, queria saber de vocês: para este tipo de foto que tem uma pessoa pulando, o foco dual pixel CMOS do sensor é mais vantajoso que fazer com AI SERVO pelo viewfinder?
Não testei isso ainda, pois a maioria das minhas fotografias é com o olho na câmera.
AI SERVO com foco no rosto é mais complicado de acertar o foco, imagino eu.
Nunca operei uma mirrorless, mas acredito que ela tem essa vantagem na questão da focagem automática de motivos em movimento…
Acredito que AI servo seja melhor. Dual Pixel é rápido, mas não tanto. Porem, dadas as condições esperadas (diafragma fechado em f/10-f/11), até foco manual pode ser uma boa, especialmente por você estar usando uma câmera de entrada.
Showbusiness. Digamos que é um conjunto de fatores… lente boa (carinha) e uma daqueles corpos 1DX… que fotografa natação e esportes rápidos! kkkkk
Ou estar bem treinado e perito com o que se já tem…
Em analogia: com uma faca de legumes com técnica e perícia, se pode derrubar uma árvore mais rápido que com um facão..que é apropriado…( comparação braba essa..kkk)
Claro. A prova cabal disto que vc está dizendo é fotografia de esportes antes de existir foco automático. O cara focava no olho. Diafragma fechado ajudava. Mas o impprtante era conhecer o equipamento. Também ajudava bastante que o equipamento era feito pra ser conhecido (lentes manuais com marcações de distância e abertura, discos de velocidade, etc.).
Oma coisa que vc pode fazer com facilidade é verificar qual é a abertura ótima das suas lentes. Isso se pode fazer com calma, em casa e no tripé. E já elimina a possibilidade de falta de nitidez.