Você generalizou tudo agora. Inútil em abertura máxima é a 50tinha da Canon, e para por ai, quando eu era Canonzeiro usava a 85mm da Canon sempre um F1.8 e a nitidez era pra lá de satisfatória, a 17-55 nunca saia de F2.8 e sempre uma qualidade muito boa.
E nem vou falar da Nikon pra não gerar polêmica, mas uso sempre abertura máxima em todas.
Não generalizei, mas é comum muita gente, para muitas lentes, dizer que só são usáveis a partir de tal abertura. Isso na 50 f/1.8, na 50 f/1.4, na 28 f/1.8 para citar as mais comuns.
Já fui (e sou) muito feliz usando as 28mm e 50mm que possuo em f/1.8. Então pra mim elas não são inúteis nessas aberturas. Decretar a inutilidade de um equipamento é que é generalizar.
Pra vc ver o que é um preconceito com uma lente.
A 85mm em 1.8 é mais soft que a 50mm!
O defeito dessas lentes 1.8 da canon mais antigas é falta de nitidez nas bordas, que melhora drasticamente em 2.8.
Mas dizer que não é usável é um exagero.
Bom, eu não gostei do retrato. O elemento a esquerda pesa na composição. O espaço atrás do modelo cria um vácuo oposto ao sentido da foto. Se ela fosse interessante seria pela contemplação do modelo, não do que está atrás dele.
E sim, é um retrato sem nitidez. Embora não seja um lixo.
A 50mm em 1.8 perde nitidez, mas mesmo assim ainda seria aceitável pra 90% das aplicações. No entanto, pra mim o que torna essa abertura impraticável é errar o foco.
Não há tratamento que salve um retrato onde o foco está na orelha. Pode ser a melhor composição do mundo, ainda assim será uma foto imperfeita por conta do foco. E na minha experiência com 5 corpos e 2 versões dessa lente digo com toda convicção que a 50mm 1.8 não é uma lente confiável na abertura máxima.
Esse sim é um bom argumento. Ainda assim, há uma maneira de mitigar esse problema: focar com o zoom do live view ativo. É prático? Não, melhor seria confiar no foco da lente, mas é um recurso válido.
Segue meus dois reviews dessas duas lentes. A única coisa que eu achei decepcionante na 1.8 STM é a velocidade do foco. É uma eternidade. Esse foi o motivador final para voltar para a Nikon.