Ontem fiz um ensaio externo e fiz algumas fotos com a Canon 50mm f/1.8 ii Plastic Fantastic em f/1.8 e a mesma foto fechando para f/2.8 e as feitas em f/2.8 saíram bem melhores do que ela totalmente aberta. Até ai tudo bem, eu já sabia que fechando melhora a nitidez, porém o ponto que quero chegar é em que momento usar a lente totalmente aberta? Existe um momento em que na opinião de vocês os 1.8 superam a lente mais fechada?
Tlvz a questão não seja só de que mais fechada a nitidez em si da lente seja melhor, mas tbm que mais fechada a profundidade de campo aumente, aumentando um pouco o numero de elementos em foco.
Poste ex para vermos.
“Plastic Fantastic” foi ótima.
Lindoerle, a 50mm F1.8 II da Canon é realmente ruim em F1.8, na minha opnião é praticamente inutilizável, além de soft, errada demais o foco, eu já tive 3, duas delas a versão 1 que tinha baioneta de metal e uma versão 2 (Plastic Fantastic =), e nunca consegui gostar dessa lente justamente por ter que fechar para ela se tornar usável, pra falar a verdade até a 50 F1.4 da Canon nunca me agradou, tirando a F1.2 que nunca peguei uma, tenho a impressão de Canon relaxa na linha 50, totalmente diferente por exemplo da 85 F1.8 que foi minha xodó durante o tempo que fui Canonzeiro, raramente ela saia de F1.8, pois já tinha uma nitidez soberba em máxima abertura.
Então respondendo sua pergunta: Ou senta o dedo para de cada 10 salvar 1, ou não usa em F1.8
Sei que muitos vão rebater meu comentario, mas postarei minha impressão. Seguinte, eu apanhava muito no foco da 50mm, até perceber que focando no ponto alto o foco sai perfeito, ou proximo disso. Se o que deveria ser focado é outro ponto, então eu foco no de cima e mantenho o disparador apertado e movimento a camera onde deveria ser focado. Em 1.8 é dificil, mas em 2.0 saí muito boa.
Alguem no fórum me disse que algo na camera poderia estar desalinhado, mas acho que o fato da lente ser FF muda “a visão” no sensor. Mas pode ser só impressão minha.
Gostaria que outros fizessem essa experiencia e postassem o que acharam.
Resposta: nunca, talvez só quando estiver calibrando o foco (se sua câmera tiver o ajuste).
F/1.8 nessa lente é ruim demais, além de errar o foco praticamente sempre a perda de qualidade é muito grande. Mesmo com pouca luz compensa usar f/2.2 ou 2.5 e compensar com ISO ou no lightroom, vale mais a pena do que a perda de qualidade em 1.8.
Nunca tive problema de foco errado em f/1.8. Ate mesmo porque a camera foca com a lente toda aberta e so fecha ela no momento do clique, entao nao consigo ver como uma abertura mais fechada iria criar mais precisao no foco… :ponder:
E use a lente totalmente aberta quando te convir. Se voce quiser mais luz, ou se quiser uma profundidade de campo ainda menor. A 50mm eh meio soft totalmente aberta, mas da pra fazer sharpening de 2 etapas em pos e curar boa parte dessa falta de nitidez.
Eu boto minha mão no fogo pelo erro de foco da 50mm (ou qualquer outra lente 1.8 canon), o problema é da linha rebel e de algumas xxD.
Eu culpava minha 50mm 1.8 pois testei em 02 T3, 01 T3i e uma 70D e todas tinham front focus.
Quando botei na 5D o front focus sumiu.
Quando usar 1.8? Quando não tiver mais luz e estiver no limite do iso.
Melhor uma foto com qualidade aceitável que ficar sem foto.
O foco continua errado, mas com uma abertura menor o plano de foco aumenta compensando o erro (que na maioria dos casos é de apenas alguns cm pra frente ou pra trás).
Se vc consegue acertar todas as fotos com foco perfeito em f/1.8 com uma 50mm fique muito feliz com sua câmera e sua lente, pois seu caso deve ser 1 em 100. Já tive 2 lentes 50mm 1.8 (a porcaria da II e essa nova STM), e te digo que a STM apesar de acertar bem mais que a antiga ainda costuma errar em 1.8. Em 2.5 ou mais fechada praticamente nunca erra.
Até a 1.4 erra muito em abertura máxima, a Canon é relaxada na sua linha 50mm (tirando a 1.2L), se você pegar a 85mm F1.8 é outra conversa, foco certeiro e nítida em 1.8
Ninguem respondeu minha pergunta: quem usa APS-C e tem problema de foco, tentem focar no ponto mais alto e veja se melhorou alguma coisa, ou só na minha camera que funciona?
Acredito que vc mesmo possa responder essa questão com o tempo e prática. Inclusive, vendo os resultados vc vai aprender e conhecer melhor seu equipamento, o que é muito importante, pois esse mesmo conceito de não usar na maior abertura não necessariamente vale pra outras lentes. Se eu te falar pra só usar a partir de f/X vou te limitar desse aprendizado. Se eu te falar que nunca usei em 1.8 com “bons” resultados vou estar mentindo.
Cara, se você quer uma 50mm f1.8 que ofereça imagens nítidas e com cores vibrantes na sua maior abertura, por que não experimenta as manuais antigas?
Eu tenho várias delas, entre Mamiya, Takumar e Canon. Todas manuais e oferecem um resultado incrível em relação a nitidez, contraste e saturação.
A Takumar tem uma 50mm f1.8 M42 que custa mutio barato (por volta de R$250 no ML) e você vai precisar de um adaptador de M42 para Canon que não custa mais que R$40 também no Mercado Livre. Por menos de R$300 você vai ter resultados incríveis.
A única questão envolvida, óbvia, é que o foco é manual. Embora seja perfeitamente possível através do visor da camera. Eu tenho usado essas lentes antigas com excelentes resultados. Por um preço desses vale a pena tentar…
Eu também tenho a mesma opinião do Fravin. Quando você “pegar o jeito” com as lentes manuais, nunca mais vai querer usar uma lente AF sem nitidez.
Somente um comentário, o colega criador do tópico, pelo que já li aqui no fórum, fotografa de forma profissional e está entrando no mercado de fotografia de casamentos… também adoro manuais… mas para o uso dele, focar manual em uma DSLR, a noite, em uma igreja… acho inviável.
Ops, revendo este tópico inicial, percebi que o colega citou ensaio externo, em que teve problemas com a 50mm em 1.8… realmente para o uso em externas, ensaios, as manuais como citado acima, são uma opção… questão de se acostumar…
Bom dia pessoas, obrigado por ajudarem e desculpem a demora para responder. ![]()
Sei que o tópico que criei gera uma dúvida com relação ao meu conhecimento, pois a pergunta parece bem amadora :assobi:
Mas eu já sabia que em f/1.8 o desempenho dela é sofrível, mas gostaria muito de um book mais suave e maior nitidez em abertura máxima.
No caso da nova 50mm, a STM. Alguém sabe se vale a pena a troca? Não disponho de recursos para a troca por um produto mais elaborado, como a 85mm f/1.8, mas pretendo melhorar minhas fotos na medida do possível.
Outro ponto em questão é que aprendi a ouvir e nossa, quando isso acontece o mundo se abre pra você. Tantas pessoas que sabem de detalhes que você não fazia ideia ![]()
Segue algumas fotos dos meus últimos dois casamentos com a 50mm f/1.8 ii Plastic Fanstastic. Posto em condições nada amigáveis de luz.
![]()
Agora a performance da 50mm em f/1.8 no ensaio que falei pra vocês.
A galera diz que as lentes fixas são inúteis em abertura máxima e eu fico pensando o quão as fotos dessas pessoas são geniais para a perda de qualidade inegável jogue no lixo todo o resultado.
Nunca, jamais, em hipótese alguma, um equipamento em fotografia vai cobrir todas as necessidades. As lentes 1.2 L da canon são top em nitidez e abertura, mas, por exemplo, são trambolhos. Se o sujeito quer leveza vai ser medo na 50tinha.
Croix é um usuário com uma bagagem artística que poucos tem aqui e vez ou outra tá batendo nessa sanha por nitidez do pessoal, que isso é invencionice pós popularidade das fotos publicitárias. Se seu fim não é esse tipo de nicho, usa a 50tinha em 1.8mm sem medo quando quiser profundidade rasa ou mais luz. Se for social, ainda mais, os clientes não ficam vendo imagem em 300% no monitor procurando nitidez nas bordas.
Aí vai do gosto pessoal. Eu gosto de nitidez. Gosto muito das fotos dos usuários: Patagonico (paisagens), Leonbox (retratos) e Rui Pará (macro). São imagens que saltam aos olhos. Pode ser que por ser miope e não usar oculos, cansei de ver as coisas desfocadas.
Na primeira foto não seria problema de foco mesmo? Foco/DOF, porque me parece que algumas partes estão nítidas, mas o rosto, não…
Enfim, eu já usei uma 50mm 1.8 II e não gostei, achei muita diferença da STM, e a STM em 1.8 eu não acho que seja tão ruim assim