Pessoal, uma curiosidade que sempre temos é em relação à durabilidade de cliques que uma câmera possui.
Sabemos que as fabricantes geralmente informam que foi testada por 100.000 ou mais… mas o quanto isso é real?
Então gostaria de centralizar aqui neste tópico uma pesquisa rápida.
Quantos Mil Cliques sua câmera possui? Já teve algum problema com o obturador dela? Se já trocou o obturador diga também com quantos Mil Cliques foi feita a troca e com quantos mil cliques está agora.
Informe: Marca / Modelo / Qtd Cliques.
Inclua outras informações que achar interessante.
Fico feliz quando alguém chega a valores altos com rebels.
Isso porque o site mais famoso de contagem de clicks sempre fornecem valores bem abaixos do que esperamos, em torno de 20k a 30k para essas câmeras de entrada. E aí se fosse confiável seria um terrível investimento. Não teria nenhum custo benefício bom. Não sei porque o site mostra valores assim. Mas espero passar dos 100k com minha SL2.
O “problema”/falha desses sites é que quem não teve problema não vai lá pra marcar alguma coisa, geralmente só se procura sites assim quando se teve problema, mesmo o olegkikin.com um dos mais famosos tem poucos registros de muitos modelos populares, e mesmo marcando se o shutter está funcionando quase ninguém volta para marcar novamente.
O que é interessante aqui neste post é registrar como está agora e talvez daqui alguns meses registrar novamente, assim dá pra ter noção real do quanto o shutter aguenta. E tomara que apareçam casos aqui de que o shutter está com mais de 300k cliques…
Eu creio que não seja o problema. Se o objetivo do site for dar uma noção de tempo de vida de um sensor, o correto é a pessoa só colocar dado no site quando o sensor der problema.
Por isso, neste tópico, o autor terá pouca informação. Quando um diz que tem 1000 cliques e o outro 10 mil, ele só saberá que é possível atingir pelo menos 10 mil clicks, e que o outro usuário pouco usou a camera. Se todos dissessem com que contage o sensor foi pro saco, aí sim dava para a gente calcular a média de máximo de fotos um sensor dura.
Além disso, como explicar o “muito abaixo da expectativa” para câmeras de entrada e um “dentro da média” pra câmeras high-end, como o 5D MK3?
Então em 3 anos com a KISS X5 (T3i/600D), obturador se eu não me engano estimado em 50000 cliques, depois de derrubar, cair com o equipamento no gelo, tomar chuva, poeira, neve, maresia, só o flash não levanta automaticamente, tem que apertar e ajudar, mas fazendo isso funciona perfeitamente inclusive a regulagem da potência do flash +2_-2, e a lente mais usado 55-250 tem um ponto de fungo, na verdade peguei com 20000 cliques, então está com mais de 150000 cliques, atualmente está com a dona da 80D (tinha a 70D), usando somente pra filmagem…
Uma dica: use um pouquinho de w40 no local que destrava. Eu nao tive cuidado e usei demais e acabou descendo pro viewfinder e lcd. O viewfinder agora está ok mas o lcd manchou. O flash nunca mais emperrou.
Eu tenho uma T3i há 5 anos com uns quase 30k cliques e usada e abusada pra vídeo. Já caiu do tripé, já levou poeira…e a camerazinha nunca deu um arrego.
O pessoal muitas vezes tem uma exigência com robustez de equipamento que chega a ser desnecessária.
As Rebels não são tão frágeis assim como espalham aos quatro cantos.
Fora que a robustez, o corpo selado, só se perceberá mesmo sua vantagem quando a câmera for utilizada em situações mais extremas. Obviamente você ir para a praia, a rebel que não é selada pode fazer fotos boas e durar bastante. Mas estatisticamente ela durará menos que uma de corpo selado se as fotos forem feitas nas mesmas situações que exigem proteção. Mas talvez não se note diferença pois praia ainda não é uma situação tão extrema, como por exemplo lugares bem frios ou empoeirados, como o deserto, ou um vulcão que solta gases estranhos.
Para uso doméstico então não se notará a vantagem de um corpo selado.