Que diabos é isso??

Pessoal, peguei essas fotos hoje, feitas com um Velvia 100 rebobinado e com uma nikon FE, e em praticamente todas as fotos apareceu esse risco preto. Usei duas lentes diferentes nas fotos, de forma que ou o problema é no corpo da câmera ou no filme (ou no processo de revelação dele, enfim). O interessante é que ele muda a tonalidade conforme a luz existente naquele ponto do quadro, chegando até a desaparecer quando a área está superexposta, como na foto 4:
Bom, o escaneamento está bem precário, foi feito aqui em casa naquelas “all-in-one”, mas dá para ver o risco.

Alguém sabe o que pode ser isso?

Desde já agradeço pela ajuda dos colegas.

Parece até um fio de cabelo…
Na parte de cima onde estaria preso está desfocado e melhora quando um pouco afastado.

Edição.

Quase ia esquecendo. As fotos ficaram muito boas.

Algum fiapo dentro da câmera, entre o filme e o obturador :denken: ?

Sujeira no corpo.

Nelson, Fabio e Paulo, obrigado pela ajuda! :thmbup:
Uns colegas do Fotografiabrasil.com também acham que é sujeira no corpo, amanhã eu vou abrir a câmera e ver se resolvo isso. Se não for, vai sobrar para o lab, né? Mas deve ser isso mesmo, algum fiapo ou coisa do tipo.
Valeu!

Parece até um fio de cabelo... Na parte de cima onde estaria preso está desfocado e melhora quando um pouco afastado.

Edição.

Valeu, Nelso! Agora, vamos combinar: ter um Velvia inteiro riscado assim é dose, né? :doh:

É a prova do crime! :denken:
Só resta fazer o teste de DNA neste fio de cabelo. :laughing:

Problema resolvido! Abri ela e realmente havia um fiapo preso entre a cortina e o filme, mas o intruso já foi retirado.
Obrigado aos amigos que me ajudaram a solucionar isso. :thmbup:

É a prova do crime! :denken: Só resta fazer o teste de DNA neste fio de cabelo. :laughing:
:laughing: :laughing:

Voce imprimiu as foto, Bruno?

Voce imprimiu as foto, Bruno?
Como assim? Eu revelei, fiz a ampliação e escaneei para colocar aqui.

Então, fez a ampliação.
Qual foi o processo? Internegativo?

Problema resolvido! Abri ela e realmente havia um fiapo preso entre a cortina e o filme, mas o intruso já foi retirado. Obrigado aos amigos que me ajudaram a solucionar isso. :thmbup:
Ahá! Já posso ser detetive! :mf_w00t2:
Parece até um fio de cabelo... Na parte de cima onde estaria preso está desfocado e melhora quando um pouco afastado.

Edição.

Valeu, Nelso! Agora, vamos combinar: ter um Velvia inteiro riscado assim é dose, né? :doh:

Bom. Neste caso tanto faz se é o filme inteiro riscado ou fiapo que você encontrou, porque você perdeu quase todo um trabalho. É de se ficar muito chateado, sorte que foi só um fiapo e o problema foi resovido.

Então, fez a ampliação. Qual foi o processo? Internegativo?
Bah, agora você me pegou... não entendo muito disso. Eu levei o filme para revelar; quando foi revelado, peguei o slide e escolhi as fotos que queria que fossem para o "papel"; escolhi o tamanho (15x21), o tipo de papel (fosco) e eles fizeram.

Que pena isso acontecer justo quando vc queimou o Velvia! Mas Bruno, tira esse fiapo no Photoshop e qualquer coisa manda imprimir as melhores!

abraço

Tive um problema assim e era um fio de cabelo no espelho

Então, fez a ampliação. Qual foi o processo? Internegativo?
Bah, agora você me pegou... não entendo muito disso. Eu levei o filme para revelar; quando foi revelado, peguei o slide e escolhi as fotos que queria que fossem para o "papel"; escolhi o tamanho (15x21), o tipo de papel (fosco) e eles fizeram.
É que para imprimir um cromo voce pode fazer um internegativo, uma foto do cromo com equipamento analógico e depois imprime, IlfoChrome, antigo Cibachrome, muito difícil de achar onde faz e muito caro, ou digitalizar no minilab e aí imprimir. É que eu achei as cores mais ou menos, o original deve estar muito melhor. A 1a e a 4a estão com as cores boas mas as outras 2 estão com um color cast meio avermelhado-magenta. Voce já tentou digitalizar com a câmera digital e uma lente macro? Eu já fiz e achei muito melhor do que o scan do Frontier. Olha a bagunça.

http://img86.imageshack.us/img86/6567/convar1wi8.jpg