Pessoal, peguei essas fotos hoje, feitas com um Velvia 100 rebobinado e com uma nikon FE, e em praticamente todas as fotos apareceu esse risco preto. Usei duas lentes diferentes nas fotos, de forma que ou o problema é no corpo da câmera ou no filme (ou no processo de revelação dele, enfim). O interessante é que ele muda a tonalidade conforme a luz existente naquele ponto do quadro, chegando até a desaparecer quando a área está superexposta, como na foto 4:
Bom, o escaneamento está bem precário, foi feito aqui em casa naquelas “all-in-one”, mas dá para ver o risco.
Nelson, Fabio e Paulo, obrigado pela ajuda! :thmbup:
Uns colegas do Fotografiabrasil.com também acham que é sujeira no corpo, amanhã eu vou abrir a câmera e ver se resolvo isso. Se não for, vai sobrar para o lab, né? Mas deve ser isso mesmo, algum fiapo ou coisa do tipo.
Valeu!
Problema resolvido! Abri ela e realmente havia um fiapo preso entre a cortina e o filme, mas o intruso já foi retirado.
Obrigado aos amigos que me ajudaram a solucionar isso. :thmbup:
Problema resolvido! Abri ela e realmente havia um fiapo preso entre a cortina e o filme, mas o intruso já foi retirado.
Obrigado aos amigos que me ajudaram a solucionar isso. :thmbup:
Parece até um fio de cabelo...
Na parte de cima onde estaria preso está desfocado e melhora quando um pouco afastado.
Edição.
Quase ia esquecendo. As fotos ficaram muito boas.
Valeu, Nelso! Agora, vamos combinar: ter um Velvia inteiro riscado assim é dose, né? :doh:
Bom. Neste caso tanto faz se é o filme inteiro riscado ou fiapo que você encontrou, porque você perdeu quase todo um trabalho. É de se ficar muito chateado, sorte que foi só um fiapo e o problema foi resovido.
Então, fez a ampliação.
Qual foi o processo? Internegativo?
Bah, agora você me pegou... não entendo muito disso. Eu levei o filme para revelar; quando foi revelado, peguei o slide e escolhi as fotos que queria que fossem para o "papel"; escolhi o tamanho (15x21), o tipo de papel (fosco) e eles fizeram.
Então, fez a ampliação.
Qual foi o processo? Internegativo?
Bah, agora você me pegou... não entendo muito disso. Eu levei o filme para revelar; quando foi revelado, peguei o slide e escolhi as fotos que queria que fossem para o "papel"; escolhi o tamanho (15x21), o tipo de papel (fosco) e eles fizeram.
É que para imprimir um cromo voce pode fazer um internegativo, uma foto do cromo com equipamento analógico e depois imprime, IlfoChrome, antigo Cibachrome, muito difícil de achar onde faz e muito caro, ou digitalizar no minilab e aí imprimir.
É que eu achei as cores mais ou menos, o original deve estar muito melhor. A 1a e a 4a estão com as cores boas mas as outras 2 estão com um color cast meio avermelhado-magenta.
Voce já tentou digitalizar com a câmera digital e uma lente macro? Eu já fiz e achei muito melhor do que o scan do Frontier.
Olha a bagunça.