Queda nos serviços em 2025?

Tenho percebido, em 2025, uma queda na procura de serviços relacionados a fotografia de eventos em geral, casamentos, festas e similares. Sou fotógrafo do Rio de Janeiro, quem trabalha com fotografia, tem percebido essa queda? Será que é local ou em outros estados está acontecendo também? Quais seriam as causas? O que acham?

1 curtida

Eu, particularmente acho que a procura pro próximo ano que está bem abaixo do normal. Não sei o que está acontecendo, apesar de acreditar que mesmo que as pessoas neguem, estamos em uma crise financeira sem precedentes. E vai piorar.

Minha impressão é que pessoas não valorizam mais a fotografia como já valorizaram. Apesar de alguns ainda quererem fotos formais de um evento, muitos estão satisfeitos com foto de celular, desde que estejam compartilhadas rápido nas redes sociais. Observo isso tanto no Brasil quanto nos EUA.

O que é uma pena.

3 curtidas

Desde o ano passado percebo essa queda, por aqui tbm.

É o que o Felipe falou, centenas de pessoas fotografando com o celular, postando instantaneamente em redes sociais.

É tbm comum ver vídeos montados com a captura de vários celulares dos convidados.

Esteticamente falando, aquela questão da beleza da foto, da luz, da composição e da técnica para produzir uma foto mais bonita e com qualidade de um profissional, ficou pra trás.

Observo que a orientação de ver a foto vertical em pé no celular já está transformando as fotos na horizontal em coisa estranha.

Álbum impresso pouca gente procura e muitos jovens nem sabem o que é ou não percebem a diferença.

3 curtidas

Questão financeira, como o @lizandrojunior falou…
Desvalorização da fotografia profissional como mencionado pelo @felipemendes
E mudança de mentalidade como o @Lindsay falou…
Se a gente pensar, está bem resumido o momento que a fotografia de eventos está passando, não vou mencionar nem outros nichos porque não sei como andam, por exemplo a fotografia de produtos.
Eu faço fotografia em escola também, é uma coisa que continua firme, mas não sei até quando. Mas para casamentos, festas e outros, mesmo com muito marketing e corpo a corpo, está cada vez mais complicado.

Vou dar um palpite de não-profissional… Apesar disso, sou pai de dois filhos que se casaram e passaram pelo episódio não muito tranqüilo do álbum de fotografias de casamento.

Costumo dizer, que quando eu era garoto, um casamento era algo muito mais simples… Cada noivo tinha em sua retaguarda no altar, além do casal de pais, mais UM CASAL de padrinhos. Quando eu casei, o casal de padrinhos tinha se multiplicado… Tive três casais por muita insistência minha, pois na época quatro ou cinco já era o normal. Hoje tem um batalhão de padrinhos de cada lado…

Voltando pro meu tempo de garoto, tínhamos UM fotógrafo que levava quatro Rolleiflex carregadas, duas para a cerimônia e duas para a festa. 4x12 = 48… Isso se todas as fotos saíssem direitinho…

Quando eu casei, eram dois fotógrafos, cada qual com seu respectivo auxiliar de flash… As cameras eram Mamiya 645 e meu álbum teve 80 (OITENTA) fotos, isso porque não fiz festa, foi só cerimônia…

No casamento dos meus filhos, o álbum teve 180 e 240 fotos… O mais novo não queria reportagem fotográfica, pois preferia gastar mais na festa. Só teve álbum pois o fotógrafo era amigo dele e deu um desconto substancial a título de presente…

Perguntem pra molecada hoje em dia quem eles preferem pagar mais… O fotógrafo ou o DJ da festa…

Eu não trabalho com fotografia, mas entendo que isso tende a piorar, pelo fato de que ainda flata qualidade nas capturas de celulares mas isso é coisa que em alguns anos iguala ou supera o que uma DSLR ou mirrorless bem operada e principalmente, com um posterior tratamento bem feito entregaria.

Talvez o que sobre de trabalho para um fotógrafo, é organizar e dar sentido a um volume enorme de imagens feitas por exemplo por convidados de um evento.

E entendo que video terá um espaço cada vez maior, como já tem.

3a feira eu participei de um evento corporativo enorme, e havia uma tropa de fotógrafos lá (inclusive um aqui do forum), e enfim, pelas condições do evento (iluminação e etc), uma imagem feita por um fotógrafo com ferramenta (e não um brinquedo) faz muita diferença, basta ver as redes sociais da organizadora do evento, inclusive os vídeos feitos por eles.

Daqui a 5 anos, sei lá como será…

1 curtida

Essa parte eu tenho minhas dúvidas. Video curto, pode até ser. Mas estamos em uma época da economia de atenção, em que o tempo do usuário é disputado. Creio que as pessoas têm realmente preferido vídeo feito pelo próprio, “de dentro da cena”.

Já faz uns bons anos que video é mais importante que foto do ponto de vista do usuário/espectador.

Falo vídeo como um todo - desde clips de 15s pra stories e outras coisas, bem como reels (1-2min) e outras durações, até mais longas em alguns casos.

Mas vc observa bem, IMHO, a questão da atenção. Eu mesmo, se o sujeito me manda vi’deo com mais de 10min, eu ignoro. Nem filme eu consigo mais ver (minto: vi um ontem enquanto eu trabalhava - “vi” naquelas né… mas enfim, era talvez o pior filme que eu “vi” na minha vida, esse lixo de “guerra dos mundos” da Amazon, com o Ice Cube - que inclusive tematiza essa coisa de imagens dentro de uma janela, talvez o único possível ponto positivo do filme)

1 curtida

Já tinha percebido que eu tinha que me atualizar, começar com esses vídeos curtos também, hoje em dia tudo é tik tok, instagram, reels, etc. Poucas pessoas estão procurando fotos impressas e álbuns, são sempre fotos digitais para postarem em suas redes sociais. Até quando a gente oferece nos cartórios, para aqueles que vão casar no civil, eles preferem usar o celular e postar logo as fotos.

1 curtida