Queda nos serviços em 2025?

Tenho percebido, em 2025, uma queda na procura de serviços relacionados a fotografia de eventos em geral, casamentos, festas e similares. Sou fotógrafo do Rio de Janeiro, quem trabalha com fotografia, tem percebido essa queda? Será que é local ou em outros estados está acontecendo também? Quais seriam as causas? O que acham?

1 curtida

Eu, particularmente acho que a procura pro próximo ano que está bem abaixo do normal. Não sei o que está acontecendo, apesar de acreditar que mesmo que as pessoas neguem, estamos em uma crise financeira sem precedentes. E vai piorar.

Minha impressão é que pessoas não valorizam mais a fotografia como já valorizaram. Apesar de alguns ainda quererem fotos formais de um evento, muitos estão satisfeitos com foto de celular, desde que estejam compartilhadas rápido nas redes sociais. Observo isso tanto no Brasil quanto nos EUA.

O que é uma pena.

3 curtidas

Desde o ano passado percebo essa queda, por aqui tbm.

É o que o Felipe falou, centenas de pessoas fotografando com o celular, postando instantaneamente em redes sociais.

É tbm comum ver vídeos montados com a captura de vários celulares dos convidados.

Esteticamente falando, aquela questão da beleza da foto, da luz, da composição e da técnica para produzir uma foto mais bonita e com qualidade de um profissional, ficou pra trás.

Observo que a orientação de ver a foto vertical em pé no celular já está transformando as fotos na horizontal em coisa estranha.

Álbum impresso pouca gente procura e muitos jovens nem sabem o que é ou não percebem a diferença.

3 curtidas

Questão financeira, como o @lizandrojunior falou…
Desvalorização da fotografia profissional como mencionado pelo @felipemendes
E mudança de mentalidade como o @Lindsay falou…
Se a gente pensar, está bem resumido o momento que a fotografia de eventos está passando, não vou mencionar nem outros nichos porque não sei como andam, por exemplo a fotografia de produtos.