Acho que nem tem como, porque o RT tem MUITOS parâmetros…
Pena as imagens originais terem sido deletadas, mas teve uma conversa já há um bom tempo, sobre exatamente isso:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,105402
Acho que nem tem como, porque o RT tem MUITOS parâmetros…
Pena as imagens originais terem sido deletadas, mas teve uma conversa já há um bom tempo, sobre exatamente isso:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,105402
A coisa mudou muito, o LR está muito bom pra Xtrans e o Capture One mata a pau.
Eu uso o Iridient e depois escolho onde finalizar minhas fotos, geralmente jogo no LR ou no Nik Collection direto.
Tipo, meu fluxo não muda absolutamente nada, só passo as fotos no Xtransformer e isso porque sou chato, muitas delas nem precisa.
Não duvido. Como no meu caso, edito pouquíssimas fotos por vez, normalmente vou de RT+Corel PaintShop Pro. Tentei usar o Aperture, da própria Corel, mas a versão que comprei é capada, e não estou a fim de pagar mais pra uma empresa que bota pop-ups no meu computador.
Se você edita pouco eu recomendo o Luminar. É um pouco lento, porém bem completo e lê o RAW da Fuji perfeitamente.
Não é que eu edite pouco, mas edito poucas fotos. Mas edito estas poucas bastante!
Pega o Luminar.
Boa noite!
Uma dúvida sobre o RT… É um bom editor para trabalhar com retratos em PB? Se não, que alternativa a ele vcs sugerem ou que programa para trabalhar em conjunto?
Grato pela ajuda.
Abraços.
pelo pouco que estou usando o RT dá pra fazer qualquer coisa nele.
inclusive leves ajustes de pele?
Aí você me pegou, mas tem muita coisa nele, veja se nos FAQ de ajuda não tem algo explicando.
Se o Shalders aparecer por aqui ele vai te responder melhor.
Valeu. ![]()
Como assim? Se vc fala de correção pontual, não faz. Se vc fala de tom de pele, faz que é uma maravilha.
Felipe, boa tarde.
Isso mesmo, correções pontuais: espinha, manchas…
Que outro programa então para trabalhar em conjunto?, gratuito, claro.
Gratuito, só consigo pensar no GIMP. O RT não faz correção pontual. Tudo que se faz nele é aplicado à imagem toda.
Obrigado, Felipe. ![]()
Pessoal,
Retomando esse tópico, só pra constar, essa não exatamente a primeira foto que fiz um tratamento no RawTherapee, mas a primeira que to publicando.
https://c2.staticflickr.com/2/1730/40844180670_c827d4431f_c.jpg
Admito que fiz um tratamento do jeito que o AFShalders falou… pra não fazer, hehe, de sair fuçando no programa. Na vdd até vi uns tutoriais , mas não com a devida atenção.
Essa foto ainda está distante de eu considerar satisfatória, e admito que um dado instante eu “travei” no rawtherapee não sabendo lidar ,pelo menos ainda, com as correções de cor e luminosidade que meio veio em mente que gostaria ao menos experimentar fazer.
Realmente o rawtherapee tem uns ajustes de uma customização que vão muito além do LR e do DxO (tudo bem que esse ultimo só usei no trial de 30 dias, mas deu pra ter uma noção), mas realmente tentar usar sem ter conhecimento do que se trata , 99% de chance de estragar a foto.
Sinceramente, achei pouquinho bugado as vezes o rawtherapee. alguns parametros de ajuste eu fazia uns testes ajustando nos extremos e sem notar diferença e quando reiniciei o programa, aí “resolvia” o problema.
Quanto ao desempenho, ele aparenta ser bem ágil, mas pro futuro quando realmente ter algum domínio dele, farei uns testes tentando fazer tratamento e conversão pra jpeg em massa.
E notei que na pasta de exportação do jpeg ele colocou um arquivo com extensão .out.pp3. Seria o histórico de tudo que configurei? Se alguém quiser, eu posto ele em algum lugar tipo o google drive.
Eu desisti dele, é contraproducente na minha opinião
Exatamente isso. Seu arquivo raw + .out.pp3=seu arquivo de saída. Daí vc pode aplicar a mesma configuração em lote.
Sou iniciante na fotografia e desde sempre usei o RT.
Como usuário (básico) de Linux li muito sobre editores RAW e cheguei no RT e Darktable. Não me acostumei com esse último (acho que nunca tive muita paciência com ele) e de cara fucei a documentação e alguns materiais sobre o RT. Hj estou tão acostumado com ele que processo várias fotos rapidamente e tenho os passos de cabeça.
O que senti muita falta no começo são de tutoriais, videos e cursos que usam não só o RT mas tb outras ferramentas livres, como o Gimp. Sempre que procuro sobre alguma técnica nova parece mais que estou vendo propagandas do LR+Ps do que fotografia em si. Isso me chteia muito, pois as vezes parece que toda arte de fotografia se resume ao LR (ao menos quando o assunto é fotografia de paisagens, onde eu transito). Enfim, como já disseram por aí, isso deve ser pela simplicidade dessas ferramentas. Como não as conheço não posso afirmar que uma ou outra são melhores ou mais fáceis, mas arrisco a dizer que se a pessoa está afim de aprender a processar as imagens para ter belas fotos, a ferramenta é o de menos e o que importa é saber o que e pq está fazendo tal ou tal ajuste na imagem.
Pra quem já tem costume de usar um software específico, migrar sempre é penoso (meu caso com Darktable) pq geralmente buscamos as coisas pelos mesmos nomes e não pelas funções. Mesmo assim tenho divulgado o RT por aí pq muitas pessoas que estão aprendendo edição de fotografia (como eu) se sentem quase que pressionadas a pagar por uma licença do LR (ou testar por 30 dias), talvez pela imensa quantidade de materiais disponíveis à primeira “googleada”. Termino meu relato com a pulga atrás da orelha :ponder: : As ferramentas pagas são de fato tão melhores do que as livres pra terem tanta adesão e divulgação? Existe uma crença geral de que tudo no Linux é por linha de comando? rs
Abs
Faz uns 3 a 4 meses que comecei a fuçar no RT… minhas impressões é de que realmente é muito bom, gosto de mexer nele quando são poucas fotos, fotos pessoais, ou fotos quer realmente quero deixar com aquele nível de perfeição acima dos trabalhos normais e que levaria mais tempo editando no PS.
Do mais para trabalhos com quantidades grandes de fotos e que exijam produtividade o LR+PS ainda ganham.
Como o Sosa disse o RT é contraproducente, no caso penso que para grande quantidade de imagens.