Renomear em lotes, fotos em pastas e subpastas

Olá, boa noite.
Preciso renomear uma serie de arquivos, tanto RAW, quanto RAW+JPG que estão em uma série de subpastas. Tipo, dentro da pasta “Evento X” tem as subpastas Fotografo_01, Fotógrafo_02…
Eu queria conseguir renomear serializando todas as fotos das subpastas de uma vez só. Só que eu quero que as fotos fiquem na ordem por fotógrafo. Então o programa teria que organizar primeiro por pasta, depois por nome pra então renomear com a sequencia certa dentro da cada pasta.
O Lightroom não faz isso, se eu renomeio mais de uma pasta junto, a serialização não acontece em cada pasta por vez, então o arquivos ficam com a sequencia de nomes quebrada dentro da cada subpasta.
O Bridge tb não faz isso, ele não trabalha com mais de uma pasta de cada vez, certo?

Há muito tempo eu usava o iview que fazia isso certinho, eu mandava organizar por pasta e então renomeava.

Alguém tem alguma sugestão?
Muito obrigado

1 curtida

Olá @galeno tudo bem? Se não me engano existem ferramentas que facilitam essa renomeação direto nas pastas… ou você teria que organizar primeiro as pastas e depois renomear os arquivos de uma só vez, já que as pastas estão organizadas (se entendi corretamente).

O @Andre_Sena também conhece bem de Lightroom e poderia dar uma sugestão. Obrigado por compartilhar suas dúvidas aqui! :tada:

Boa noite amigo! Bem vindo. Olha, dessa forma com que você precisa exatamente eu não sei de algum programa que faça, mas acho eu que o Fast Stone Image Resizer faça isso de alguma forma. É um app leve e muito dinâmico. Talvez ele consiga fazer essa renomeação tipo convertendo os arquivos, não sei.

Talvez o recurso de “batch rename” do XNView MP faça o que você precisa.

O Irfanview também tem algo parecido. Tem um recurso que prevê como vai ficar a renomeação, e tem um tag pra incluir o nome da pasta no nome do arquivo. Imagino que seja isso o que vc quer.

Obrigado pelas dicas, vou testar todos aqui e dou o feedback.

Existe algum plugin pro lightroom q faça ele organizar por pastas? Eu acho uma loucura o lightroom no modo galeria não ter como listar as fotos por local…

O uso de palavras-chaves e coleções inteligentes no LRC não atende as suas necessidades de visualização por local?

Ou somente o uso de palabras-chaves e a busca?