Olá, boa noite.
Preciso renomear uma serie de arquivos, tanto RAW, quanto RAW+JPG que estão em uma série de subpastas. Tipo, dentro da pasta “Evento X” tem as subpastas Fotografo_01, Fotógrafo_02…
Eu queria conseguir renomear serializando todas as fotos das subpastas de uma vez só. Só que eu quero que as fotos fiquem na ordem por fotógrafo. Então o programa teria que organizar primeiro por pasta, depois por nome pra então renomear com a sequencia certa dentro da cada pasta.
O Lightroom não faz isso, se eu renomeio mais de uma pasta junto, a serialização não acontece em cada pasta por vez, então o arquivos ficam com a sequencia de nomes quebrada dentro da cada subpasta.
O Bridge tb não faz isso, ele não trabalha com mais de uma pasta de cada vez, certo?
Há muito tempo eu usava o iview que fazia isso certinho, eu mandava organizar por pasta e então renomeava.
Olá @galeno tudo bem? Se não me engano existem ferramentas que facilitam essa renomeação direto nas pastas… ou você teria que organizar primeiro as pastas e depois renomear os arquivos de uma só vez, já que as pastas estão organizadas (se entendi corretamente).
O @Andre_Sena também conhece bem de Lightroom e poderia dar uma sugestão. Obrigado por compartilhar suas dúvidas aqui!
Boa noite amigo! Bem vindo. Olha, dessa forma com que você precisa exatamente eu não sei de algum programa que faça, mas acho eu que o Fast Stone Image Resizer faça isso de alguma forma. É um app leve e muito dinâmico. Talvez ele consiga fazer essa renomeação tipo convertendo os arquivos, não sei.
O Irfanview também tem algo parecido. Tem um recurso que prevê como vai ficar a renomeação, e tem um tag pra incluir o nome da pasta no nome do arquivo. Imagino que seja isso o que vc quer.
Obrigado pelas dicas, vou testar todos aqui e dou o feedback.
Existe algum plugin pro lightroom q faça ele organizar por pastas? Eu acho uma loucura o lightroom no modo galeria não ter como listar as fotos por local…