Pessoal, esse é meu primeiro post aqui, então, gostaria de dar os parabéns a todos pelo excelente conteúdo do fórum. Nota 1000!
Bom, gostaria da ajuda de vocês, se possível. Até ontem, minhas experiências com fotografia se resumiam a uma velha câmera Yashica “de filme”, ainda…rs
Bom, comprei ontem, então, uma Olympus X-760, não sei se fiz um bom negócio ou não, mas estou gostando da câmera. Reparei que se utilizar a resolução de 640x480 pixels, consigo tirar 60 fotos utilizando somente a memória interna da máquina.
Porém, se subir um pouco a resolução dela, para a próxima opção, isso me deixa tirar somente 8 fotos. :bye2:
Como não gostaria de investir ainda em um cartão de memória (só se não tiver jeito mesmo), gostaria de saber se há algum problema em utilizar essa resolução de 640x480 pixels.
Tirando fotos nessa resolução, consigo uma boa qualidade para visualização no PC? E para mandar imprimir as fotos, em uma loja da Kodak, por exemplo?
Sua maquina, se não me engano, utiliza o Xd card. Se você for de SP, compra-se baratinho nas lojas do centro (tem o mercado livre tb). Eu Utilizo um Xd de 512 na minha fuji S5100 e em 1MP vc vê legaw no monitor em tela cheia e pra revelar (Eu utilizo o WalMart a R$ 0,48 em 10x15) tb fica show!
Pra se ter uma idéia, fotografo quase sempre em 2MP, que pra mim é mais que suficiente, e nesta resolução (16001200) cabem +/- 700 fotos. Acho suficiente!
Espero ter ajudado!
Agradeço bastante a vocês por todas as dicas e sugestões. Na verdade, acabei não resistindo, e voltei à loja pra comprar um cartão de memória, e realmente não foi caro não. Comprei um Xd de 512 Mb, acho que está suficiente por agora.
Lendo os posts de vocês, acabaram me surgindo algumas dúvidas. Vi vocês falarem que “fotografam” em 1 MP, 2 MP, etc. Bom, mas as câmeras de vocês não possuem essa resolução como máxima, correto? Como vocês fazem, então? Como ajusto isso na minha câmera?
Aliás, vi que a mesma, cuja resolução máxima é de 6 MP, possui disponíveis as seguintes resoluções:
SQ2 640x480 (esta já abandonei, depois de ver o que vocês escreveram…rs :thmbup: )
SQ1 2048x1536
HQ 2816x2112
SHQ 2816x2112
Quais das resoluções acima são as mais indicadas?
A HQ e a SHQ possuem os mesmos valores mesmo?
Olha, obrigado mais uma vez, e me desculpem pela grande quantidade de perguntas. Ainda estou apanhando, mas chego lá… :thmbup:
ewsq, eu tenho uma camera de 6mp, e só fotografo em 6mp, quando preciso da imagem menor eu redimensiono pro tamanho que eu quero no PhotoShop (por ex. pra postar na net ou mandar a foto pra algum amigo)
Agradeço bastante a vocês por todas as dicas e sugestões. Na verdade, acabei não resistindo, e voltei à loja pra comprar um cartão de memória, e realmente não foi caro não. Comprei um Xd de 512 Mb, acho que está suficiente por agora.
Lendo os posts de vocês, acabaram me surgindo algumas dúvidas. Vi vocês falarem que “fotografam” em 1 MP, 2 MP, etc. Bom, mas as câmeras de vocês não possuem essa resolução como máxima, correto? Como vocês fazem, então? Como ajusto isso na minha câmera?
Aliás, vi que a mesma, cuja resolução máxima é de 6 MP, possui disponíveis as seguintes resoluções:
SQ2 640x480 (esta já abandonei, depois de ver o que vocês escreveram…rs :thmbup: )
SQ1 2048x1536
HQ 2816x2112
SHQ 2816x2112
Olha, obrigado mais uma vez, e me desculpem pela grande quantidade de perguntas. Ainda estou apanhando, mas chego lá… :thmbup:
Abraços!
Cara, tb tenho uma x76, para esses valores eu acho que dá para saber a quantidade de mpixels multiplicando os dois números.
Em qualquer aspecto amigo, eu sempre aconselho a utilizar a definição máxima de tua máquina.É mais fácil vc “diminuir” o tamanho da foto a ser impressa do que “aumentar” a área, neste último quase sempre os resultados não são os melhores.
Quanto ao espaço disponível parta logo pra um cartão de 1Gb, a diferença de $ não é tão acentuada assim, e vc não se incomoda tão cedo.
Acompanho há muito tempo o Mundo Fotográfico e alguns outros fóruns. Resolvi me registrar dia desses, e esse é meu primeiro post! (algum lugar específico onde eu deva me apresentar?)
Ewsg, eu também sou usuária de filmes, mas de vez em quando brinco com as digitais. Tenho uma Canon e uma Olympus - não são nenhuma Brastemp, mas quebram o galho! Seguinte: as siglas SQ, HQ e SHQ significam Super Quality, High Quality e Super High Quality. Isso corresponde no nosso mundo aos níveis de compressão Jpg que a câmera realiza na foto. O SHQ é o que deve dar os melhores resultados, pois é o que menos comprime a tua foto. Eu iria sempre nesse SHQ 2816x2112 ou nesse HQ 2816x2112. 640x480 eu nunca usei pra fotografar. Como os colegas acima, eu também prefiro redimensionar depois no computador.
Agradeço bastante pelas dicas, pela sugestão de tópicos explicativos, e também pela atenção de vocês.
Vou seguir os conselhos de vocês, e sempre utilizar a máquina nas resoluções máximas, ou seja, a HQ ou SHQ. Verifiquei que com meu cartão de 512 Mb, na resolução SQH, a máxima, dá pra tirar 109 fotos, acho que está de bom tamanho pra mim…rs Caramba, 109 fotos é mais de 3 vezes o que tiro com minha velha Yashica com um filme de 36 poses…rs
Mas, é claro, acho que logo mais vou ter de comprar um de 1 Gb, pois estou começando a me empolgar pela coisa…rs O pior de tudo foi ter comprado o de 512 ontem à noite, na loja, e ver nas americanas.com ao chegar em casa, o de 1 Gb pelo mesmo preço.
Agora, gostaria da opinião de vocês no seguinte: fiz um bom negócio comprando uma X-760 da Olympus? Sei que esse negócio é mais ou menos igual a um PC: vai de gosto e das necessidades de cada um. Mas qual a opinião de vocês a respeito dessa máquina?
SQ1 2048x1536
HQ 2816x2112
SHQ 2816x2112
Abraços!
Já dizia o mestre Yoda: “Ler instruções manual, fácil fácil suas respostas terá”.
Por acaso, no site que indiquei anteriormente também tem uma tabela com os valores em pixels e o correspondente em Mp.
Eu faço coro com todo mundo que disse pra fotografar na resolução máxima. O cartão de memória hoje é uma das coisas mais em conta e que pode fazer uma diferença enorme na qualidade das suas fotos caso você deseje ampliá-las. Qdo compramos a camera, sempre achamos “agora não gastarei mais com revelação”, e com o passar do tempo você percebe que a mídia digital não é memória, e mais, acaba facilmente esquecida lá junto com milhares de outras fotos legais. No papel a fotografia é muito mais vista, muito mais apreciada e muito mais valorizada. Por isso, fotografe no máximo da resolução, e, numa eventual necessidade de imprimir, você terá a qualidade máxima que seu equipamento poderia oferecer!
as siglas SQ, HQ e SHQ significam Super Quality, High Quality e Super High Quality. Isso corresponde no nosso mundo aos níveis de compressão Jpg que a câmera realiza na foto. O SHQ é o que deve dar os melhores resultados, pois é o que menos comprime a tua foto. Eu iria sempre nesse SHQ 2816x2112 ou nesse HQ 2816x2112. 640x480 eu nunca usei pra fotografar. Como os colegas acima, eu também prefiro redimensionar depois no computador.
:laughing: Maira, Valeu pela corrigida!!! :laughing:
Só vou utilizar a câmera na resolução máxima mesmo, então.
Agora, fiquei com uma dúvida: as resoluções HQ e SHQ possuem os mesmos valores (2816x2112). Qual a diferença entre estas duas resoluções, então? Qual seria melhor utilizar?
Pergunto pois com meu cartão de 512 Mb, a quantidade de fotos que posso tirar a mais com a HQ ao invés da SHQ dobra.
Agora, quanto à Olympus X-760, fiz um bom negócio ao comprar essa máquina, lembrando que é minha primeira digital?
Sei que isso é mais ou menos igual a um PC: vai de gosto e das necessidades de cada um. Mas qual a opinião de vocês a respeito dessa máquina?
Só vou utilizar a câmera na resolução máxima mesmo, então.
Agora, fiquei com uma dúvida: as resoluções HQ e SHQ possuem os mesmos valores (2816x2112). Qual a diferença entre estas duas resoluções, então? Qual seria melhor utilizar?
Pergunto pois com meu cartão de 512 Mb, a diferença de fotos que posso tirar a mais com a HQ ao invés da SHQ é mais ou menos o dobro.
Agora, quanto à Olympus X-760, fiz um bom negócio ao comprar essa máquina, lembrando que é minha primeira digital?
Sei que isso é mais ou menos igual a um PC: vai de gosto e das necessidades de cada um. Mas qual a opinião de vocês a respeito dessa máquina?
Essa diferença seria ao nível de compactação do JPEG.
O ideal seria você usar a que cabe menos fotos no cartão, pois com certeza… a qualidade é melhor.
Agora dependendo da situação… caso memória for problema e vc precise de espaço (enquanto não compra mais memória pra fotografar sempre na mais alta sem problemas de espaço), recomendo fazer um teste nas duas configurações… e mandar imprimir num tamanho que você pode usar em impressões pra se ver o resultado.
Com certeza, a imagem com mais compreensão do JPEG, é pior… resta ver se esta “deficiencia na qualidade” é visivel aos seus olhos.
Olha, definir o que é bom e o que é ruim é dificil… Uns aqui vão dizer que bom é o equipamento que custa US$ 5.000 que eles estão namorando. Outro vai dizer que a sua está ótima.
Acredito que seja uma camera do tipo básica e que, à medida que vc for conhecendo mais dela, vai querer trocá-la por uma melhor!