Retrateiras manuais

É bem por ai colega. Ainda mais por aqui que tudo relaciona com o valor do Ebay. Ta complicado achar lentes antigas baratas. No ebay até encontra, mas com o dolar atual é impraticável trazer. O sistema FD tem lentes baratas, mas FD não da pra usar em DSLR, bem como Minolta que tem lentes fantásticas como a 58 1.2 que custa o mesmo que uma 85 eletrônica.
Eu hoje tenho minha lente dos desejos e não busco mais tanto assim uma manual. A única que ainda vou por no kit será a 7Artisans 35 1.2. Mas isso quando ela voltar a custar R$600 pilinha…

Fazem 2 anos que peguei a Helios 44-2, paguei por volta R$180.

Hoje uma decente não baixa de R$500, quando acha :assobi:

De curiosidade, fui olhar quanto custa a 7 artisans 55mm f/1.4, e tá custando uma fábula! A partir de 1200 reais no Brasil… :dizzy_face:

E é uma lente que comprei por 99 dólares só pra experimentar, sem grandes expectativas.

Sim eu comprei uma FL 55mm 1.2 por R$800 hahaha.
A 7 Artisans que quero aqui não acha, mas quando aparece querem R$1300. Inicio do ano estava por 580 em média.

… ou da Libéria, como dizem alguns. [emoji851]

Sent from my motorola one using Tapatalk

Em verdade, como dizem os anarco-capitalistas: imposto é roubo!

Belíndia

O termo é dos 70’s, século passado, mas ainda atual.

Peguei a minha em setembro do ano passado;com um amigo técnico , revisada, meio feia esteticamente (riscada na lataria) mas a ótica perfeita, anéis perfeitos. Eu amo a minha 44-2, é uma lente que pra ensaio é quase que obrigatória rs

No nosso caso vira roubo mesmo, some tudo :assobi:

Eu acho que isso é no mundo todo; a ideia de um estado parasita com o dinheiro dos impostos é muito antiga. Mas não deixa de ser um roubo; só porque é legalizado não quer dizer que não seja um roubo.

O paraíso dos anarco-capitalistas e neoliberais é a Somália, né… Não tem governo, não tem Estado, quase não tem imposto… [emoji851]
[emoji16]
[emoji851]
[emoji16]
[emoji851]
[emoji16]
[emoji383]
[emoji383]
[emoji383]
O Haiti também serve…

Sent from my motorola one using Tapatalk

Rapaz…
Já pensei em pegar uma Helios, pelas fotos que ja ví.
Mas quando soube das complicações inerentes ao uso, desisti.
Nem procurei saber o preço.
Não tenho mais paciência para ficar testando e “aprendendo” a focar com uma lente antiga que precisa disso ou daquilo.
Estou cada dia mais prático.
Quero espetar na câmera algo que funcione bem e não me dê dor de cabeça. :assobi:

Melhor pegar uma 50mm 1.8 mesmo se for APS-C
(não sei qual sua câmera)
Ou uma 85mm se for FF.
Pegue as mais em conta. Funcionam muito bem.
Usada é melhor ainda, desde que bem cuidadas e funcionando.
Nem importa muito se são as mais atuais.
As mais antigas não são tão nítidas como as mais atuais mas funcionam.
Há que procure lentes super nítidas para retratos.
Eu penso diferente.
Já fotografei gente com lente muito nítida e depois vem um trabalho adicional para reduzir a nitidez que revela todas as imperfeições do rosto… rugas, marcas… pintas, sinais.
Dai é melhor usar uma lente com imagem mais suave.
Se tiver uma abertura boa que desfoque o fundo já está ótimo.
As Helios por sinal não são muito nítidas.

Pablo,
olhando seu link vi uma tal Tamron 45mm 1.8. :ok:
Tenho um interesse especial por essa DF.
Acho que deva ser melhor para FF que a 50mm. No uso geral.
O que tem achado dela?

Cara, eu adorava essa lente, achei ela bem decente, e menos apertada que a 50mm, no FF é quase imperceptível a diferença pra 50mm, mas em closes cabiam mais partes da pessoa na imagem hehe. Eu comprei ela pq um amigo viajou e trouxe ela que custava o mesmo que a 50 1.4 e era muito melhor em questão de QI e tinha estabilizador, embora mais pesada, equilibrava super bem na 6DII, melhor que na 5DII devido a ergonomia do corpo mais atual.

Eu acabei vendendo ela tem alguns meses, acabei migrando pra Fuji, vou confessar, vender ela e a 35mm f/2 IS USM me partiram o coração, mas já não tinha nenhuma câmera Canon mais pra manter

Eu acho ela um bom custo benefício em relação a 50mm 1.4, o foco da Tamron é certeiro, mais devagar, mas não caça ele demora a se mexer mas acerta o alvo com precisão, nunca me deixou na mão. A única vantagem ao meu ver da 1.4 da Canon é o tamanho e o desfoque mais suave, pq controles de aberrações, nitidez já em 1.8 e Tamron era animal. Mas eu nunca liguei muito pra isso nas minhas fotos. Ah e ela custa um pouco mais que a Canon se não me engano, até tem algumas no ML
Em ensaios só usava ela praticamente.

É muito dificil eleger uma distância focal para uso geral, esse geral é muito amplo. Eu em rua e passeios prefiro algo em torno de 35/40mm, as vezes gostaria ter uma 28mm, uma 40 2.8 seria melhor pelo tamanho, em eventos 90% do tempo estava com a 35mm, em ensaios eu me virava bem com a 50 1.8 STM, mas a 45mm me agradou bastante, mas não foi somente pelo campo de visão mais amplo.