Exemplo:
Cheguei com um arquivo de 1 mega pra imprimir no laboratória da FastColor e me disseram que o novo programa que instalaram reduz a foto automaticamente para um tamanho proporcional e aceitável para a impressão. A moça garantiu que nào terá perda de qualidade.
O que seria isso se a gente trabalha a foto no PC para determinado tamanho e qualidade e ala reduz de tamanho e talvez qualidade no LAB?
Isso acontece com todos os LABS digitais?
Provavelemente o que o programa faz é um crop para ajustar a proporção e, relamente, isso não causa perda de qualidade.
Agora, se o programa interpola o arquivo, daí sim pode haver perdas. Se serão perceptíveis ou não só vendo…
Sim, sei que fazem a adaptaÇão aos formatos padrões.
Mas estes programas reduzem a foto por exemplo de 1 mega para 500kb, mas dizem que mantém a qualidade para determinada ampliação.
Se vc levar um arquivo de ótima resolução para ampliação 10x15 e depois resolver usar o mesmo arquivo lá no LAB para ampliar 30x40 não dá, pq o sistema reduziu a foto para ampliar em 10x15. Terá que levar um outro arquivo.
O meu questionamento é este, se este trabalho relizado pelo programa de adaptação ao tamanho proposto, reduz ou não a qualidade final do produto, já que eu quero especificamente certa resolução?!
Obrigado
Eu nao tenho certeza do que eles estao propondo no seu caso. Tem que ver em qual resolucao eles imprimem. Alguns labs imprimem em ate 200dpi.
Recentemente eu levei um arquivo para o meu lab para imprimir uma foto em canvas tamanho 32x32 polegadas. Eu tinha preparado o arquivo em 300dpi para 32x32. Chegando la, a tecnica reduziu para 150dpi, pois segundo ela, essa eh a capacidade maxima de resolucao daquela impressora. Nesse caso, realmente nao importa se vc preparar o arquivo em 150, 300 ou 1200 dpi, ambos sairao com a mesma qualidade (teoricamente nao se perde qualidade quando se faz um downsampling).