Review pessoal Canon EF 300mm f/2.8L IS USM

Boa noite, amigos.

Passou pelas minhas mãos curiosas uma lente Canon da categoria “super-tele”, uma 300mm 2.8L IS, juntamente com um Extender 2X. Resolvi fazer esse pequeno review para passar minhas impressões sobre a lente. Espero que seja útil para quem pensa em investir em algo do tipo.

Primeiramente, friso que a minha experiência mais top com teles havia sido com a lente 100-400 L (série I), que por sua vez é similar em nitidez à 400mm f/5.6 L, com a vantagem de ter IS, mas com a abertura máxima limitada a f/5.6.

A primeira impressão é, digamos, impressiva. A 100-400, que já é grandinha, parece um brinquedo do lado dela, ainda mais se colocarmos os para-sóis. O elemento frontal e toda a estrutura próxima a ele surpreendem em tamanho. Parece pouca diferença um bocal de 8 para 12cm, mas a área cresce consideravelmente (na verdade, mais do que dobra). Outra coisa é o peso: embora seja bem menor que outras super-tele de DF maior (metade do da 400mm 2.8L IS, que é da mesma época que ela), é de quase o dobro da 100-400 (e mais que o dobro da 300 f/4). Mas quem quer qualidade acaba tendo que se sujeitar a isso.

Aliás, qualidade é o segundo item impressivo, e o melhor deles. Um IS bem eficiente equipa essa lente, de 2 a 3 f-stops (consegui fazer fotos decentes com 1/100 na mão, para ter uma ideia). Um autofoco rápido e preciso (consegui focar uma ave em pouso de relance). Rápido mesmo. AC quase nula. E a nitidez, essa é a questão principal: a lente é uma navalha! Excelente em 2.8 (eu tinha lido algo como “mais nítida em 2.8 que a 300 f/4 em 4.0”, mas não pensei que fosse tanto. Em F/4, então, é uma lâmina de laser. Os pixel-peepers devem adorá-la.

Bom, quanto ao uso com extenders, pude testá-lo com o 2X e com o 1.4X que consegui por aqui, ambos série II. Com o 1.4X, a deterioração de imagem é mínima, e é possível usar em f/4, com melhora de nitidez significativa em f/4.5. Com o 2X, a qualidade é mais afetada, mas em 6.3 já é muito boa e em 7.1 a 8.0 é ótima. O autofoco perde um pouco de velocidade, mas é igualmente preciso. E o mais legal é que funciona em qualquer câmera da Canon. O IS é ainda bem eficaz. Com os 2 extenders conjugados (na série II isso era possível) tem uma degradação considerável da imagem em 840mm f/8, mas em f/11 as imagens são bem usáveis… Veja bem: 840mm…

Bom, deixo algumas poucas imagens para tentar ilustrar o que falei aqui. Fiz com uma 5D Mark II, dia nublado, ISO 800 (mas nem precisava tanto), tratei no LR com a sharpness padrão (A,R,D,M 40;1.2;25;70), redutor de ruído em 25 (tanto de luminância quanto de crominância).

Foto 1 (300mm f/2.8)

Foto 2 (300mm f/4)

Foto 3 (600mm f/7.1)

Foto 4 (600mm f/7.1)

Foto 5 (Pouso @300mm f/4)

Quem quiser ver em alta, estão no Flickr!
Imgur

É isso. A lente parece ótima para animais (em especial aves, principalmente com algum extensor) e esportes, pois é rápida de foco, clara e muito nítida, permitindo recortes severos sem muita degradação. Mas é possível fazer muita coisa, mesmo como retratos (a uma quadra de distância), porque o desfoque do fundo é incomparável. Perdoem se me limitei ao book do quero-quero, mas tive pouco tempo para fazer algo decente. Abraços.

Bacana pela iniciativa. Tenho visto que as pessoas tem se sentido mais à vontade pra fazer essas coisas aqui no fórum. E é bom.

Como avalia a questão de AC?

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Thales, eu diria inexistente ao olho… Não tem aquele fringing roxo (nas regiões de alto contraste), e eu não consigo ver AC verde/vermelha… Às vezes cismo em ver um pouco de verde, mas é só impressão mesmo. Essas lentes têm elementos menos curvados (li isso em algum lugar, certa vez), o que deve explicar a inexistência de aberrações… O que achei que ela tem é um microdesfoque, como a 28mm 1.8, mas bem mais sutil (menos de 1 pixel), só notado quando se usa o 2X, e só na maior abertura.

Sobre o IS, mesmo com o 2X é muito funcional. Fiz essa foto em 1/250 @600mm, sem borrões (menos da metade da velocidade “recomendada” para esta DF). Quem quiser ver em alta, só entrar no Flickr! Abraços.

Seu review já foi indexado aqui. Pra quem ainda não conhece, sugiro ler. Ótima referência.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108649.0

muito boa essa foto :clap:

Interessante o review! Essa lente é a queridinha dos fotógrafos de aves por causa de sua versatilidade em conjunto com o teleconversores. Dá pra usar ela na forma original na mata fechada que é mais escura e as aves pousam mais perto, aproveitando a abertura de f/2.8, e com o TC2x ela fica perfeita para usar em campo aberto como uma 600mm.

Interessante também o fato de a aberração cromática dela ser quase nula. Na minha 300mm f/4 notei mais do que eu esperava numa lente desse porte.