Review pessoal da EF 28-135 IS USM

Como muitos sabem, acabei comprando a EF 28-135 em alternativa à 24-105 por custar quase 3x menos. Comprei, inclusive, do forista Sylar (altamente recomendado, a embalagem aguentaria uma guerra atômica).
Vários colegas aqui do MF sabem que sou garoto propaganda de lentes fixas pela melhor relação custo x benefício x ergonomia mas precisava ter uma lente general use/purpose para uso em passeios e viagens.
Decidi usá-la alguns dias e avaliar e tratar as fotos para ver a real qualidade das imagens

Desta vez vou fazer em um fluxograma de resultados e discussões diferente.

OBS.: TODAS AS FOTOS FEITAS EM RAW E CONVERTIDAS NO LR. As que não estiverem com o perfil de correção da lente eu aviso pois o objetivo é avaliar a vinhetagem.

No meu flickr, tem 101 fotos na pasta “REVIEW EF 28-135”. Dá para ver diferentes condições de uso e é possível ampliar as fotos para os pixel peepers.

Preço:
Maior ponto positivo desta lente. Por 600 a 700 reais é possível ter uma, nota 10.

Range focal:
Junto com o preço, são as maiores vantagens. Veja o quanto dá para ter de flexibilidade. Não vou negar que de tanto usar prime, acabo esquecendo que essa lente tem um zoom ótico, nota 10 pois é um range excelente. Deu para perceber que a minha 100 f/2 qdo chegar vai ter muita utilidade.

1/200 ƒ/6.3 ISO 16000 28 mm

por , no Flickr

1/160 ƒ/6.3 ISO 16000 70 mm

por , no Flickr

1/160 ƒ/6.3 ISO 16000 135 mm

por , no Flickr

1/100 ƒ/5.6 ISO 10000 28 mm

por , no Flickr

1/60 ƒ/5.6 ISO 10000 135 mm - [b]

Nesta foto é possível ver a eficácia do IS. Ganho de aproximadamente 1 stop de luz por usar 1/60 ao invés de 1/125.

[/b]

por , no Flickr

1/125 ƒ/7.1 ISO 3200 28 mm

por , no Flickr

1/125 ƒ/7.1 ISO 3200 135 mm

por , no Flickr

Estabilizador de Imagem:
Não cheguei a fazer nenhum teste mais apurado mas, conforme mostrado na foto acima, tem um resultado eficaz, não consigo dar uma nota muito precisa mas, com certeza, é maior ou igual a 7.

Construção e ergonomia:
Essa lente me lembrou muito a Tamron 17-50 2.8 que eu usava na minha D90. Por que? Porquê o tamanho e peso me pareceu bem similar. É uma lente relativamente pesada para os meus padrões de uso de fixas mas ainda sim é mais leve que outras zooms, nota 7 nesse quesito. O anel de foco é muito suave e dá excelente precisão no foco manual, nota 10 nesse quesito. O anel de DF é melhor que as lentes do kit mas, ainda dá pequenos solavancos (principalmente qdo aumenta a DF), apesar de firme, poderia ser mais suave, nota 7 nesse quesito. Os materiais, acabamento e qualidade de construção muuuito bons, comparado à minha 50tinha (parece até brinquedo perto dela) e outras lentes Nikon e Tamron que tive, essa foi a melhor até hoje (claro que ainda não tive uma “L”), nota 10. O diâmetro de 72 mm realmente dá o ar da sua graça e deixa mais elegante.

Foco:
Fica difícil falar de foco dessa lente pois a minha 6D usando ponto central dificilmente erra o foco mas, fiz um teste agora comparativo com a 50tinha e posso dizer que o USM dessa lente deixa ela um carro zero km comparado a um fusquinha em termos de barulho mas, quando comparo velocidade de focagem, praticamente não percebi diferença nenhuma entre ambas (esperava que fosse maior essa diferença). A precisão do foco tem se mostrado a mesma entre as duas, nota 9 para a EF 28-135.

Aberração cromática:
Em ambientes internos, não se percebe mas me incomodou demais em ambientes com bastante luz solar. Nota 5.

1/80 ƒ/11 ISO 800 28 mm

por , no Flickr

1/160 ƒ/6.3 ISO 100 28 mm

por , no Flickr

1/160 ƒ/9 ISO 100 135 mm

por , no Flickr

Qualidade de imagem:
Contraste - eu tenho um gosto puxado para contraste mas, comparado à 50tinha, achei que fica devendo em termos de contraste (claro que boa parte das fotos postadas vocês não percebem pois fiz a correção no LR). Nota 7 nesse quesito.

Nitidez - é o aspecto que, junto com foco preciso/cravado, é o que mais busco nas minhas fotos (alguns já até comentaram isso nas minhas fotos na Galeria, tá faltando agora melhor a veia artística). Nesse quesito minha nota é… vamos algumas fotos primeiro.

Todas as fotos da caixa de suco são sem a correção de lente, portanto, pode-se perceber a vinheta.
ISO 100 - 3.5 - 28 mm

por , no Flickr

ISO 100 - 5.6 - 28 mm

por , no Flickr

ISO 100 - 8.0 - 28 mm

por , no Flickr

ISO 100 - 5.6 - 70 mm

por , no Flickr

ISO 100 - 8.0 - 70 mm

por , no Flickr

ISO 100 - 6.3 - 135 mm

por , no Flickr

ISO 100 - 8.0 - 135 mm

por , no Flickr

1/640 ƒ/5 ISO 100 75 mm

por , no Flickr

1/1000 ƒ/5.6 ISO 100 28 mm

por , no Flickr

1/100 ƒ/9 ISO 400 135 mm

por , no Flickr

1/250 ƒ/6.3 ISO 400 28 mm

por , no Flickr

1/200 ƒ/6.3 ISO 400 135 mm

por , no Flickr

De maneira geral, é uma lente que tem uma nitidez boa no centro mas perde bastante no último terço da periferia da foto. Para ter um resultado melhor e ficar menos discrepante que uma 50tinha, preciso trabalhar com velocidades mais rápidas, ter mão mais firme, e trabalhar uns 2 stops acima da abertura máxima. Nota 6 nesse quesito.

Vinhetas - Normal para as DF utilizadas. Nota 8 nesse quesito.

Ufa… acho que tá bom. 40 minutos escrevendo este post. Espero que não tenha sido chato e massante mas gosto de detalhar bastante.
Resumo da ópera: a 50tinha continuará sendo minha lente principal mas dá para encarar 28-135 quando se tem o objetivo de ter uma única lente para viagens, registros familiares e outros uso mais lights. O foco é bom, assim como a construção, usabilidade e preço. Peca um pouco pela nitidez e ser uma lente escura (nesse ponto a 6D consegue segurar a onda em ISOs elevados) e peca muito na aberração cromática.
Nota final: 7,0. Recomendado para quem quer ter uma lente de uso geral e não principal. Vou vender a minha futuramente, provavelmente não. Apesar de nunca ter usado a 24-105, acho esses 30 mm a mais e custar 3x a menos mais vantajoso.

Quem quiser ver mais fotos, é só entrar na seção do meu flickr sobre essa lente (Review Canon EF 28-135 f/3.5-5.6 IS USM | Flickr). Depois posto um comparativo entre ela e a 50tinha.

Como sempre, ótimo review !!!

Comprei uma há uma semana e a utilizei em um ensaio que pode ser visto aqui: Isabela Del Secchi | Flickr

Porem, tenho uma pergunta:

Quanto mais wide, mais foco preciso eu perco… Ela perto dos 135mm o foco fica extremamente bom… Perto dos 28, eu perco muuuuuita nitidez.

Uso uma Canon T3 e o que eu fiquei surpreso foi que com a 50mm, o foco ficou MUITO cravado, ja na 28-135 fica muito ruim :no:

Sabe de alguma coisa?? Alguma abertura mais nítida ou coisa do genero??

abraços e parabens pelo review!

:clap: custo x benefício excelente pra hobby essa lente atende muito bem agora se fosse algo mais profissional a 24-105mm f4L seria uma melhor pedida provavelmente compre essa lente pelo mesmo motivo que o seu, usar em viagens e passeios com a família. :ok:

Não sou Canone, mas este Review está excelente Thales :clap:

Parabéns Thales!!! Gostei bastante da sua metodologia, por tópicos técnicos… vou “copiar” algumas ideias suas (você é adepto do “plágio pedagógico”??..rsss); mas se tiver qualquer tipo de “zica”, não se incomode em falar…

Realmente, pelo preço desta objetiva, é um ótimo investimento; um range muito versátil e ótima nitidez!!

Um abraço!!

Em primeiro lugar, parabéns para o Thales pela disposição em fazer um review tão detalhado e tão rico de detalhes :clap: :clap:

Eu tenho a 28-135mm também a vários anos, e embora praticamente não a utilize muito - acho que todo mundo sabe que dentro do meu amadorismo gosto de usar fixas ou a 17-50/18-55 - minhas impressões desta lente quando usada em cropadas são essencialmente as mesmas. Acho que a única coisa que poderia acrescentar é que ela não é uma lente muito nítida - pelo menos as duas cópias que tive - em GA e grandes aberturas. Talvez seja este o problema que o Vinícius esteja enfrentando. Mas melhora muito quando utilizada mais fechada.

De qualquer forma, uma zoom walkaround para FF por R$600 em média é um ótimo negócio. Uma zoom walkaround para APS-C (18-135mm) custa mais do que isso, e embora seja um pouco melhor no que tange à AC e no IS, que é mais moderno, perde em todo o resto.

Eu estava até pensando em vender minha cópia para inteirar uma 85mm f/1.8. Depois do review, fiquei pensando que seu eu um dia migrar para FF, será uma boa alternativa para walkaround já que minhas zoom atuais são para APS-C. Acho que ela vai ficar guardadinha esperando :smiley:

Vlw Thales :ok:

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Foi a melhor embalagem que eu já fiz na minha V-I-D-A … kkkkkkkkkkkkkk

Eu não sei daonde veio inspiração para lenço + Plástico bolha + Caixa de madeirite + Bolinhas de isopor e muuuuiiittaaaa fita
Genial! Valeu pelo comentários Thales! kkkkk

Fernando, pode plagiar 200%. :ok:

Alexandre esse é o aspecto que mais me faz ainda deixá-la só para passeios onde ter de GA à Tele seja necessário. Por isso que sou fã das primes.

Ótimo review, parece ser uma ótima lente mesmo, deu para ver pelas fotos!
Marquei la no Flickr para acompanhar suas fotos. Obrigado pela contribuição!

Abs!

Algumas outras fotos.

Segue o vídeo para quem tem preguiça de ler: http://youtu.be/_CZtpPtaIy0

Algumas fotos usando mais a parte GA dessa lente

Parabéns tsouto :worship:…

Vi muitos comentários a respeito da lente e muitos são favoráveis a ter uma destas… pelas imagens também concordo.

Gostei também sobre a opinião de se ter uma walkaround para viagens e fotos em família. Mas se tratando de qualidade, será que a lente
28-135 IS USM perde tanto para uma 24-105 f/4L?

Pelo que tenho visto e lido, não é tanto assim certo tsouto?

Mais uma vez muito obrigado e já está salvo o link com o review…

Natã, fica difícil falar sobre a 24-105 pois nunca a usei mas acho que a aberração cromática deve ser bem melhor e a nitidez um pouco melhor mas acho que não vale a pena pagar 3 vezes, ainda mais se for para usar em uma FF que tem ótima performance em low light pois compensa essa diferença de 1 a 2 stops.

Sempre achei essa lente honesta.
Falam mau dela no geral, mas eu discordo. Acho ela excelente pelo que custa.
Belo review.
Ab.

tsouto, em todas essas fotos foram feitas com a 6D?? Ficaram ótimas, mas uso em um 7D!

100% na 6D.

Comprei uma 40d pra deixar como reserva, e veio com essa lente. Eu tinha pensado em vender, e talz, pra juntar um $$, mas o preço dela é muito baixo, e ela é muito bacana. Quando migrar pra FF, com certeza a manterei, peno menos como backup.

Review muito bom, parabéns Tsouto. :ok:

Obrigado.