Riscos de vender pelo Mercado Livre.

Fala pessoal, como está o processo de vendas pelo Mercado Livre hj em dia? Faz tempo que não vendo nada lá, estou com receio de anunciar alguns equipamentos e ter dor de cabeça.

vendi bastante coisas no começo deste ano…

o risco sempre tem mas o que conta muito também é sua reputação como vendedor, se já teve problemas atualmente o ML tem um sistema interno de BI igual muitas companhias de seguro, elas avaliam várias variáveis não somente do comprador mas do vendedor também.

a recomendação é gravar o boxing desde o começo, e pedir para o comprador gravar o unboxing também.

caso o comprador abra reclamação informando qualquer inconformidade você pode solicitar mediação do ML e caso comprove que foi má fé do comprador a coisa cai sobre ele.

Eu não vendo mais, o sistema sempre protege o comprador, o cara compra sua lente, usa por 7 dias, pede devolução, sem precisar alegar nada, ainda tem mais quase uma semana para postar de volta, e você sai no prejuízo.

Ultimamente só entrego em mãos, ou envio pelos Correios para quem já me conhece ou vai confiar em mim. Meu último item vendido foi a Tokina 11-20 f/2.8, vendi para um fotógrafo próximo de SP, enviei por SEDEX e ele confiou em mim.

Nesta horas eu deixo a pessoa mais à vontade, faço chamada de vídeo ou gravo um vídeo do equipamento, mostro minhas qualificações e perfis públicos, acaba ajudando. Mas pelas plataformas, eu não arrisco mais.

Uma dica: se for vender pelo ML, coloque na declaração de conteúdo o serial dos equipamentos, tire foto etc, pois tem o golpe do comprador que alega que o item não está funcionando e te devolve outro equipamento defeituoso no lugar.

É verdade tem que se proteger de alguma maneira… mas dito isso até hoje tive dois incidentes: um sumiu no correios e o ML devolveu o $ do comprador… outro vendi um item zerado e a pessoa devolveu… mas veio certinho de volta

Vendo bastante coisa lá, mas de baixo valor, digo abaixo de 1000 - 1500 reais, e pra mim é tranquilo. Obviamente que sempre observando quem é o comprador, de onde é a cidade, etc…

Se tiver que vender coisas de alto valor, ai só faço a venda com retirada no local, e neste caso o cara vem buscar e tem que liberar, ou melhor, confirmar que recebeu o produto antes de levar.

A dica de gravar é boa. :ok:

Grande Armando. Eu tb tenho a sensação que o ML protege muito mais o comprador. Sempre prefiro negociar pessoalmente. Mas o ML têm um alcance muito maior né.

Boa dica tb. :ok:

Mas têm como saber sobre o comprador antes dele finalizar? Meu receio é o cara de má fé comprar e eu ter q enviar para não me desqualificar.

Eu tb não tive problemas sérios ainda.

Também não vendo mais do que 2mil por lá.
Unboxing e boxing eu faço mas não é garantia de nada.
Tiro foto dos seriais ou foco bem neles nos vídeos.

Quem está em cidade grande é “tranquilo” conseguir vender de outras formas.
Já quem está no fim mundo que nem eu é quase impossível achar alguém por perto querendo equipamento fotográfico.

Então acabo tendo que arriscar e anunciar no ML sempre, independente do valor.

Sim, para quem mora longe o risco faz parte da venda, não dá para estar sempre 100% coberto ou não correr nenhum tipo de risco! Neste caso tem que se resguardar bem e torcer pelo melhor!

Eu lembro quando comprei a D7200 e a Sigma 70-200 f/2.8 de um rapaz do interior do RS, o equipamento estava impecável e novo, ele tentou vender por 6 meses e não conseguiu, cidade pequena.

Tive que arriscar e confiei, neste caso a venda não foi pelo ML, ou seja, às vezes dá certo vender para longe de forma particular, neste caso o risco fica apenas com o comprador.

Os grupos do Facebook tem sido uma alternativa pra mim, pois eu tento juntar primeiro as informações do comprador, converso pelo telefone, pego os contatos de trabalho e acerto o valor do item, depois faço o anúncio no ML com um pouco mais de certeza que não dar merda no final, mas sempre me resguardando o máximo possível.

um relato pessoal que ocorreu comigo, estava vendendo alguns itens fuji no começo do ano, e um dos últimos foi uma lente 18-135, lente zerada praticamente sem uso impecável, um comprador comprou na semana anterior do carnaval, usou no carnaval (ao que me parece) e alegou que a lente estava com fungo, abriu reclamação no mercado livre, eu em contrapartida sabendo que a lente estava impecável solicitei mediação da reclamação e já enviei para o atendente do mercado livre fotos em alta resolução da lente bem como do boxing.

o atendente muito atencioso disse pra ficar tranquilo mas que pelo direito de devolução de compra de 7 dias o comprador teria o direito de devolver mas que se o produto chegasse com qualquer problema era pra voltar no chamado com fotos e número de série da lente, o produto chegou em ordem e voltei o chamado dizendo que estava ok mas que a minha reputação ainda estava constando uma reclamação, o atendente por sua vez me direcionou para um outro setor que fui prontamente atendido (no mesmo dia) e a resposta do outro atendente foi mais ou menos assim, considerando seu histórico de vendas bem como o histórico de compras do comprador decidimos cancelar a reclamação do comprador (que tinha aberto dizendo que eu vendi um produto com defeito).

ao que tudo indica eles analisam o histórico do comprador também e caso este seja do tipo que compra e cancela isso também vai pesar na conta dele, eu sugeri para o mediador do ML cancelar a conta do comprador a resposta padrão do ML foi que eles estariam analisando o caso no setor responsável.

após umas duas semanas vendi a lente novamente e desta vez sem qualquer problema, perguntei depois da venda concretizada no chat do ml para o comprador se estava tudo ok e ele confirmou que estava tudo em perfeitas condições.

particularmente falando me senti bem seguro com a situação e durante ela, apesar que não sei como ocorreria caso o comprador quisesse dar o golpe ao invés de apenas usar o equipamento no feriado.

o risco sempre tem, por isso que é importante vender o essencial no nosso caso que somos vendedores ocasionais.

post edit: o mais curioso que puxei a capivada do comprador e vi que ele é classe alta e que tem comércio na cidade dele (vende cosméticos e roupas) ou seja é um fdp de um playboy que quer se aproveitar das brechas das leis.

para mim o maior problema é que o comprador pode simplesmente alegar arrependimento de compra, usar o equipamento por 7 dias, ainda ganha mais uns 5 dias de prazo para postagem de devolução e temos que torcer para chegar tudo em ordem. Não estou dizendo que não tenha seu lado positivo, mas o que ilustrei acima acontece até com frequência e é o principal motivo de eu não anunciar por lá.

Hoje em dia eu colo uma etiqueta holografica dessas com código em absolutamente tudo que vendo e sou bem claro de que se remover não haverá devolução. O produto anunciado tem sempre uma foto mostrando a etiqueta.

Andei vendendo componentes que retirei de um iMac que estava com problema na tela, uma fonte e uma placa de vídeo. Dois fdp compraram simplesmente para ver se o problema era esse mesmo e devolveram. Agora esse tipo de material além do selo, eu embalo a vácuo com um plástico importado que não vão conseguir outro igual nem a pau e aviso que se a embalagem for violada não haverá devolução.

ML é ótimo para comprar e péssimo para vender. Não há mais como avaliar o comprador nem ver a reputação.

Exatamente, eu ia comentar sobre reputação.

Virou uma piada.
Primeiro que eles mudaram de sistema umas 02 ou 03 vezes e não migrou a reputação de ninguém.

E agora só tem reputação quem é vendedor profissional porque precisa de quantidade mínima de vendas nos últimos meses.

Relato interessante, realmente é complicado essa possibilidade da pessoa usar e depois devolver.

Esse sistema de devolução desanima mesmo. :doh: